terça-feira, 31 de julho de 2012

Diário Preto episódio 11 - Seu Cabelo

BELEZA - SOBRANCELHAS



BELEZA - CABELO BLACK


MODA - ECHARPES E LENÇOS


TRANÇAS II


TRANÇAS


SAÚDE - ERROS NA DIETA




Veja os 8 erros mais comuns cometidos por quem faz dieta

Costumes e alimentos errados podem prejudicar o regime

Por Minha Vida
http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12197-veja-os-8-erros-mais-comuns-cometidos-por-quem-faz-dieta

Por serem unanimidade entre quem vive tentando emagrecer, alguns comportamentos e alimentos adotados sem medo podem acabar prejudicando a sua dieta. Certas posturas exigentes ou permissivas demais devem ser avaliadas com cuidado. A nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Beatriz Botequio montou um guia com os erros mais comuns cometidos por quem quer perder peso e as orientações que podem fazê-la não cair nessas armadilhas. 
de 8
queijo branco - Getty Images
Erro 1: achar que queijo branco é excelente para controlar o peso e substituir o queijo amarelo.
Dica: uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46. Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores, ou seja, não é a melhor opção sempre. Além disso, não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando. Ou ainda, por peito de peru misturado com uma colher de sopa rasa de requeijão light (40 calorias) ou de maionese light (29 calorias). 
ver texto completo

SAÚDE - CONSUMIR MAIS ALIMENTOS


Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas

Por Fernando Menezes
http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12441-onze-superalimentos-que-voce-deveria-consumir-mais

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, o Minha Vida foi à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 
de 11
Lentilha - foto: Getty Images
Lentilhas

A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 
ver texto completo

SAÚDE - INCHAÇO

Elimine o inchaço com oito mudanças na alimentação

Evitar o sal e comer proteínas ajuda a acabar com o desconforto

Por Carolina Gonçalves
http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15408-elimine-o-inchaco-com-oito-mudancas-na-alimentacao

O inchaço pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de muitas doenças. Mas uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina de maus hábitos alimentares. A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. "Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada", diz a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. Mas com os ajustes certos no cardápio é possível eliminar o desconforto. Veja logo abaixo quais sãos mudanças simples na alimentação para eliminar o inchaço. 
de 8
copos de refrigerante - Foto Getty Images

Evite bebidas gaseificadas

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. "Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. "No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada", diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.  
ver texto completo

segunda-feira, 30 de julho de 2012

BELEZA - CABELOS CRESPOS


23 de maio de 2012 09h25


Esse tipo de cabelo exige uma atenção especial, que requer bons produtos para o dia a dia, tratamentos modernos e, ainda, a escolha criteriosa do cabeleireiro
Foto: Shutterstock
  •  A atriz Taís Araújo, na novela da Globo Cheias de Charme: cachos controlados. Foto: Divulgação
  •  
Quem vê de longe aquela cabeleira vasta, cheia de volume e personalidade nem desconfia que o cabelo afro é muito mais sensível que os demais. "Ele é diferente em sua estrutura. Os fios são mais delicados, porosos, finos e secos", explica o hairstylist Fernando Fernandes, especializado em cabelos crespos e dono do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo.

Portanto, esse tipo de madeixa exige uma atenção especial, que requer bons produtos para o dia a dia, tratamentos modernos e, ainda,a escolha criteriosa do cabeleireiro. "O segredo é ter o hábito de hidratá-lo constantemente. Para isso, você precisa ter um profissional de confiança, que saiba indicar o melhor produto para você", orienta Fernandes, que destaca as principais possibilidades e estilos para conquistar um cabelo afro lindo. Veja:

Black power
Se você é fã do estilo blackpower, o recomendado é investir na hidratação para manter as madeixas sempre bonitas e saudáveis. Em casa, duas vezes por semana, você deve usar uma boa máscara de hidratação. Já, uma vez ao mês, o ideal é fazer em um salão de sua confiança.
Manutenção: ao acordar, você deve umedecer os fios e aplicar um bom leave-in para dar o acabamento perfeito e manter os fios controlados durante o dia todo.
Novas apostas: cremes de hidratação noturna - produto aplicado nos fios antes de deitar para agir durante toda a noite. "Sou fã das toucas americanas de hidratação noturnaà base de óleo de oliva e vitamina E. Elas hidratam muito bem os fios e ainda garantem um cabelo mais ajeitado e com menor volume ao acordar", explica Fernandes.Gostou da ideia? Essa touca está disponível no Studio Fernando Fernandes.

Menos volume
Se você curte os fios crespos, mas não consegue domar o volume excessivo, a melhor solução é recorrer ao permanente afro. O tratamento feito no salão ajuda a dar forma à madeixa que está indefinida e volumosa.
Duração: quatro meses.
Manutenção: lavar os cabelos com produtos específicos, aplicar o leave-in, seguido do gel modelador e de quatro ou cinco gotas de óleo de Argan somente nas pontas.

Madeixas lisas
Para quem realmente não gosta do cabelo crespo e com volume demais, a solução é o alisamento. Não estamos falando de escova progressiva ou qualquer outro processo que utilize formol, mas do alisamento à base de guanidina, que resulta em fios hidratados e cheios de vida.
Duração: 60 dias.
Manutenção: é importante dizer que a mulher que possui o cabelo muito crespo, mesmo depois de fazer o alisamento precisa usar o secador e a chapinha se quiser manter os fios bem lisos. O ritual de beleza inclui lavar as madeixas com produtos específicos, aplicar o leave-in, fazer escova, chapinha para dar acabamento e finalizar com o óleo de Argan.

Controle total
Uma novidade do Studio Fernando Fernandes é indicada para quem tem fios ondulados, cacheados ou crespos (como os fios da atriz Taís Araújo), não gosta do excesso de volume, mas também não quer alisar os fios. Chamado de redução de volume, o tratamento não envolve química alguma e ajuda a soltar a ondulação dos fios sem esticá-los. O profissional utiliza produtos específicos para hidratar o cabelo, diminuindo assim o volume e devolvendo a vida e o brilho.
Duração: três meses, em média.
Manutenção: lavar com produtos específicos, aplicar leave-in, gel modelador e óleo de Argan nas pontas.

BELEZA - CABELOS ENVELHECEM

Cabelo também envelhece; saiba como mantê-lo jovem

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI5778963-EI19954,00-Cabelo+tambem+envelhece+saiba+como+mantelo+jovem.html

18 de maio de 2012 08h48

Com o passar do tempo, os fios sofrem alterações e precisam de cuidados especiais para cada fase da vida. Foto: Shutterstock Com o passar do tempo, os fios sofrem alterações e precisam de cuidados especiais para cada fase da vida
Foto: Shutterstock
O cabelo não é imune à ação do tempo e também se transforma com o passar dos anos. Os fios tendem a ficar mais finos e secos com o avanço da idade. Isso, sem mencionar os fios brancos que aparecem sutilmente e vão se multiplicando. "O processo de envelhecimento capilar envolve questões internas que modificam a estrutura dos fios como o estresse oxidativo que está relacionado à genética da pessoa, além de agentes externos, como exposição ao sol, vento e qualidade de vida", explica Leila Bloch, dermatologista especializada em cabelos e membro da ISHRS (Sociedade Internacional de Cirurgia da Restauração Capilar).
Portanto, para cada fase da vida, as madeixas se modificam e precisam de atenção diferenciada. Confira os cuidados, pois os danos causados ao cabelo - anos e anos sofrendo a ação do secador, chapinha, progressiva, tintura - são acumulativos. Ou seja, quanto mais você cuidar, mais bonito e saudável estará seu cabelo ao longo da vida.
Dos 12 aos 18 anos
A puberdade é um período de ebulição hormonal. Isso se reflete nos fios, que normalmente ficam mais oleosos. O ideal é lavar o cabelo diariamente com xampu de controle da oleosidade, e uma ou duas vezes por semana, utilizar um xampu sem sal para remover os resíduos. Nesta fase, também podem ocorrer algumas alterações estruturais como, por exemplo, o cabelo liso ficar mais encaracolado ou vice-versa.
Dos 18 até 30 anos
Neste período, os fios são mais grossos e atingem seu maior diâmetro e volume. É uma fase em que as madeixas geralmente são mais viçosas, fortes e brilhantes. Salvo algumas exceções em que a genética vai determinar o surgimento de fios brancos ou o início de queda capilar, para esta fase as pessoas devem usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e se preocupar em adotar um estilo de vida saudável.
Dos 30 aos 49 anos
Normalmente, é neste período que os fios brancos começam a aparecer e a mulher passa a usar coloração para escondê-los - o que costuma piorar a saúde desse cabelo que já é mais frágil por natureza. "Tintura em excesso pode danificar os fios, fazer com que as pontes de queratina sejam quebradas e até causar a queda capilar", explica a dermatologista. A especialista recomenda o uso de produtos específicos para cabelos tingidos além de um leave-in à base de queratina para hidratação e nutrição.
Dos 50 aos 60 anos
A menopausa surge trazendo mudanças hormonais, que irá afetar diretamente as madeixas. O cabelo tende a ficar mais fino e com episódios intensos de queda. O recomendado é investir em hidratação - tanto em máscaras caseiras quanto naquelas feitas no salão - além de uma dieta adequada. Isso porque durante a menopausa a mulher pode ter dificuldades para absorver nutrientes como o selênio, cobre e zinco, essenciais para a saúde dos fios.
A partir dos 60 anos
Nesta fase, os fios tentem a ficar cada vez mais brancos, resultando em cabelos ressecados, finos e sensíveis. O aspecto aqui é de um cabelo mais ralo. Por isso, o ideal é usar produtos específicos para cabelos brancos e investir em hidratação sempre.

BELEZA - PONTAS DUPLAS NOS CABELOS


Tricologista indica formas de eliminar as pontas duplas

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI5815429-EI19954,00-Tricologista+indica+formas+de+eliminar+as+pontas+duplas.html

06 de junho de 2012 09h05

Pontas duplas exigem atenção, pois indicam que a saúde do cabelo (ou do corpo) está comprometida
Foto: Shutterstock
Ao passar a mão em seu cabelo, os fios se revelam frágeis, quebradiços e as pontas se abrem em duas extremidades, prontas para ser descoladas? Se você respondeu sim, suas madeixas têm as famosas e indesejáveis pontas duplas, sinal de que a saúde do cabelo (ou do corpo) está comprometida e exige atenção. As pontas duplas são comuns e causadas por vários fatores. Muitas vezes, o problema está em um agressor externo, como o excesso de sol, água do mar ou cloro da piscina. Ou, então, é possível que haja a carência de algum nutriente no organismo.
O tricologista Adriano Almeida, um dos diretores da Sociedade Brasileira do Cabelo, com sede em São Paulo, explica: "Assim como a pele, o cabelo é composto por camadas: há a cutícula, superfície do cabelo; o córtex, parte interna; e a medula, camada mais profunda. Quanto mais intensa for a agressão aos fios, piores serão as pontas duplas".
Como resolver o problema
Para combatê-las, o especialista recomenda a queratinização (realizada por profissionais) e o uso frequente, em casa, de dois produtos: reparador de pontas, com silicone, e óleo de argan, pois ambos têm ativos que minimizam a quebra dos fios. Outro importante hábito é fazer hidratações frequentes, em casa ou no salão. A máscara hidratante deve ser compatível com seu tipo de cabelo para que você tenha o melhor resultado.
Se você for aplicar a máscara em casa, espalhe-a pelos fios, coloque uma touca térmica e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave os cabelos da maneira como faz normalmente.
Alimentação
É fundamental manter uma alimentação equilibrada para garantir a saúde dos fios. "Se a pessoa está com deficiência nutricional, seu cabelo terá maior tendência a formar pontas duplas", diz Almeida.
Alguns nutrientes são muito importantes para a beleza das madeixas: as proteínas e o ferro, da carne vermelha, o zinco e o selênio, encontrados nas castanhas, e o cobre, presente nos frutos do mar. Se mesmo com os cuidados mencionados o problema persistir, vale tomar a decisão de cortar as pontas.

BELEZA - A VOLTA DOS CACHOS


É possível recuperar cachos após a progressiva; saiba como

 http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2713756882510029112#editor/target=post;postID=239521798804735795

29 de junho de 2012 09h14

Para ter os cachos de volta após ter passado por uma escova progressiva, o melhor é esperar o cabelo ir crescendo e cortá-lo mensalmente para eliminar, aos poucos, a parte alisada
Foto: Shutterstock
Você fez escova progressiva para alisar os fios, mas agora quer seus cachos de volta. A situação pode ser revertida, porém, segundo o expert em cabelo cacheado, Fernando Fernandes, do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo, além dos cuidados regulares, é preciso muita paciência e disciplina para reconquistar a cabeleira cacheada. "O processo de escova progressiva modifica a estrutura original do fio e se trata de uma alteração sem volta. Não adianta fazer permanente porque, além de o resultado não ser bom, acaba danificando a fibra capilar", explica o profissional. Não existe uma solução imediata. O melhor é esperar o cabelo ir crescendo e cortá-lo mensalmente - a única forma de retirar a parte que sofreu a ação da progressiva. "A recuperação pode levar de seis meses a dois anos, pois depende do comprimento de fio que a pessoa deseja atingir", calcula Fernandes.
Hidratação constante
Em meio à espera, é fundamental também caprichar na hidratação para manter as madeixas saudáveis. O expert recomenda um rodízio de tratamentos: hidratação reconstrutora (feita uma vez por mês, no salão), intercalada com uma hidratação um pouco mais suave (realizada a cada 20 dias, também no salão) e com as máscaras de uso caseiro, que devem ser aplicadas semanalmente.
Importante: não adianta apelar para produtos que prometem o milagre do crescimento rápido dos fios. A saída é cuidar muito bem do cabelo e adotar uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas para promover a boa saúde capilar. E quando for à praia ou piscina, deve-se passar um filtro solar específico para o cabelo e não esquecer de usar um chapéu para proteger os fios.
"Até atingir o resultado esperado, a mulher vai precisar arrumar as madeixas lançando mão da escova e chapinha. Por isso, é importante aplicar um bom protetor térmico e um leave-in", afirma Fernando. "Reverter o processo de escova progressiva exige paciência, porque somente com o crescimento dos fios os cachos voltam e com a aparência bonita e saudável. E mais: procure a ajuda de um profissional qualificado e confie no planejamento que ele fizer a você."

BELEZA - TEMPO SECO E CABELOS


Tempo seco potencializa frizz; saiba como combatê-lo

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI6017250-EI19954,00-Tempo+seco+potencializa+frizz+saiba+como+combatelo.html

25 de julho de 2012 09h14

O tempo frio e seco pode agredir o cabelo deixando-o mais ressecado e com frizz
Foto: Shutterstock
Com a chegada do tempo frio e seco é comum o cabelo sentir a mudança de temperatura e ficar mais ressecado e com frizz. Mas é importante saber que esse processo é natural e pode ser minimizado. O tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica como as madeixas reagem no inverno e o que deve ser feito para que fiquem bonitas e saudáveis. Confira. Terra: O tempo frio e seco interfere na saúde dos cabelos?
Valcinir Bedin: A baixa umidade do ar leva o cabelo a ficar mais ressecado. No frio, como não suamos muito, não produzimos a quantidade de manto hidrolipídico (mistura de suor e sebo) que protege os fios. Portanto, o cabelo fica mais sujeito à quebra e ao ressecamento, o que leva a uma maior eletricidade estática, deixando-o com frizz.
Terra: O que fazer para manter os fios saudáveis e bonitos?
Valcinir Bedin: Os cabelos secos precisam de maior hidratação, especialmente com óleos (argan, por exemplo) uma vez por semana. Se esfriar muito, isso pode ser necessário até duas vezes por semana. Os cabelos mistos e oleosos podem precisar de um pouco menos de hidratação (uma vez a cada 15 dias), com máscaras hidratantes compostas por ativos como ureia e óleos essenciais vegetais.
Terra: O que deve ser evitado quando o tempo é seco e frio?
Valcinir Bedin: Os xampus antirresíduos, pois têm até o dobro de detergência do que um xampu normal, o que pode levar o cabelo ao ressecamento. E mais: não lave o cabelo com água muito quente e com muita frequência; dia sim, dia não é ideal.
Terra: É verdade que os cabelos caem mais no outono e voltam a crescer no inverno?
Valcinir Bedin: O que ocorre é que, durante o verão, por conta da grande luminosidade, pontos de estímulo na pele são acionados, levando a uma maior permanência dos fios na cabeça. Assim que entramos no outono, devido à diminuição da luminosidade, os fios caem mais, para equilibrar. No inverno, eles voltam a nascer normalmente.

BELEZA - CABELOS RESSECADOS



Experts mostram 5 soluções infalíveis para fios ressecados

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI6017300-EI19954,00-Experts+mostram+solucoes+infaliveis+para+fios+ressecados.html

26 de julho de 2012 09h10

Vários fatores como alisamento, coloração e secador ressecam o cabelo e, muitas vezes, é preciso fazer um tratamento de choque para recuperar os fios. Foto: Shutterstock  Vários fatores como alisamento, coloração e secador ressecam o cabelo e, muitas vezes, é preciso fazer um tratamento de choque para recuperar os fios
Foto: Shutterstock
Alisamento, coloração, secador, chapinha, sol demais, entre outros fatores, são os responsáveis por roubar o brilho e a maciez dos fios, deixando-os frágeis, quebradiços e com frizz. Às vezes, por mais que você use uma linha de produtos específica para o seu tipo de cabelo e faça hidratações em casa, é preciso um tratamento de choque para recuperar, de vez, as madeixas. Confira cinco dicas infalíveis e diga adeus aos cabelos ressecados. Corte
Cabelos maltratados apresentam pontas duplas. E não há como fugir delas sem pensar na tesoura. Você não precisa ser radical, mas um bom corte, que elimine as pontinhas, vai fazer uma tremenda diferença. "O corte fortalece os fios e faz com que eles absorvam melhor os componentes da hidratação", comenta Markos Chileno, do salão JJ Cabeleireiros, em São Paulo.
Hidrate no salão
Aquelas realizadas em casa funcionam, mas as hidratações dos salões apresentam compostos que são de uso profissional e só podem ser manipulados por cabeleireiros. Entre os tratamentos existentes que conferem resultado imediato, você vai encontrar cremes que, quando aplicados com massagem, liberam e ativam as substâncias para restaurar as madeixas.
"Outra opção é o óleo de argan, um forte condutor de nutrientes, devido ao grande poder de atingir as camadas mais profundas dos fios. Além da hidratação, o produto pode ser utilizado antes da coloração, para proteger as madeixas, do secador e como reparador de pontas", explica Danilo Donadelli, hairstylist da TV Globo. O ideal é ter uma boa conversa com seu cabeleireiro para ver qual é a melhor hidratação para seu cabelo e, de quanto em quanto tempo ela deve ser realizada.
Penteie corretamente
Esqueça a água quente, que tira a oleosidade natural dos fios. Tente lavar o cabelo com água morna e fazer o último enxágue com água fria (para fechar as cutículas). Ao pentear os fios de maneira inadequada, você também pode danificá-los. Por isso, use um pente de dentes largos nos cabelos úmidos.
Na hora de pentear, separe uma mecha, segure com uma das mãos na metade do comprimento, e passe nas pontas. Só depois de desembaraçadas penteie no sentido da raiz para o comprimento. Isso faz toda a diferença e evita que os fios quebrem.
Use secador, chapinha e babyliss com moderação
Se você não dispensa os itens acima, sem problemas. Mas antes de utilizá-los, proteja as madeixas. "Aplique produtos termo ativados. Eles protegem os fios do ressecamento provocado pelo calor dos aparelhos", explica Markos Chileno.
Lembre-se de deixar o secador a 15 cm de distância dos fios e de secá-los completamente antes de fazer a escova, para evitar a quebra. No caso da chapinha, passe o aparelho de duas a três vezes, no máximo, em cada mecha. E não deixe o babyliss mais do que 10 segundos em contato com as madeixas.
Aposte em um leave-in poderoso
Quando as madeixas estão ressecadas, a tendência é armar e ficar com frizz. Por isso, escolha um leave-in de acordo com seu tipo de cabelo (ondulado, liso, com coloração) e aplique nos fios ainda úmidos.

BELEZA - CRESCIMENTO DE CABELOS



Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI1620476-EI17189,00-Dicas+para+fazer+seu+cabelo+crescer+mais+rapido.html

Comentar 132
Se o seu cabelo parou de crescer ou está devagar quase parando, alguma coisa pode estar acontecendo com ele. Para você fazer parte da turma da Rapunzel, confira algumas dicas.

Veja também:
» Veja 25 truques para deixar seu cabelo maravilhoso
» 10 erros imperdoáveis na hora de tingir os cabelos

O cabelão batendo na cintura nunca sai de moda, por mais que os curtinhos fiquem um arraso. E tem mais: a maioria dos homens também curte uma cabeleira. Mas nem todo mundo consegue ter cabelos longos. Segundo Geová Gouveia, diretor do Phortal do Cabelo (SP) inúmeros fatores podem contribuir para que a média normal de crescimento dos fios, um centímetro por mês, estacione.

"O problema está ligado normalmente a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea", explica o especialista. A terapeuta capilar Sheilla Bellotti, do Centro Capilar Sheilla Bellotti (RJ) vai mais além: "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, chamado de couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento".

1 - Visite já um especialista
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios. "Fazemos uma análise do couro cabeludo; verificamos hábitos cotidianos, além da genética, hereditariedade e histórico de saúde", explica o especialista do Phortal do Cabelo. Muitas vezes a questão transcende o terapeuta. "O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais. Neste caso, fazemos o tratamento em conjunto com um médico", explica.

Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.

2 - Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.BR>
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.

3 - Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.

- Pare de fumar - a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.

- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.

- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.

4 - Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo", explica Geová Gouveia.

Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos - por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. "Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo", alerta Sheilla Bellotti.

5 - Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o.

BELEZA - PÉS


Aprenda cinco passos fáceis para ter pés perfeitos

30 de Julho de 2012 14h17 atualizado às 14h21

Embora existam alguns tratamentos que você prefere deixar para os profissionais, como depilação com cera, uma boa pedicure feita em casa pode durar até três semanas, se feita direito. "Passar 30 minutos em um bom 'faça você mesmo' é um dos tratamentos de beleza mais transformadores que você pode fazer", disse a especialista em saúde do pé, Margaret Dabbs, ao Daily Mail. Além de deixar seus pés bonitos, uma boa pedicure pode ser até mesmo um impulsionador de confiança", acrescentou Foto: Getty Images
Embora existam alguns tratamentos que você prefere deixar para os profissionais, como depilação com cera, uma boa pedicure feita em casa pode durar até três semanas, se feita direito. "Passar 30 minutos em um bom 'faça você mesmo' é um dos tratamentos de beleza mais transformadores que você pode fazer", disse a especialista em saúde do pé, Margaret Dabbs, ao Daily Mail. Além de deixar seus pés bonitos, uma boa pedicure pode ser até mesmo um impulsionador de confiança", acrescentou
Foto: Getty Images
 

sábado, 28 de julho de 2012

AFRO NZINGA na FEIRA PRETA em Brasília



Prezados
Hoje (28.07.2012), às 14:00h  começa a FEIRA PRETA em Brasilia.
Será na esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional,
que fica perto da rodoviária.
E o AFRO NZINGA estará presente no stand 15
Aguardamos a presença de todas e todos.

Graça Santos

Brasília recebe a Feira Preta durante o Festival Latinidades

jul 11, 2012 Sem comentários por feirapreta
Nos dias 28 e 29 de julho o Instituto Feira Preta estará em Brasília junto com o Cena Contemporânea para a realização da I Feira Preta fora do Estado de São Paulo. A Feira de afro-negócios está dentro da programação do Festival da Mulher Afro-latino americana e caribenha. Saiba mais sobre a parceria
O Festival acontece entre 25 e 29 de julho com apresentações artísticas, palestras, performances e shows de Ellen Oléria, Paula Lima, GOG, Ilê Ayiê, Gaby Amarantos, Yusa e outros.  A Feira Preta será realizada nos dias 28 e 29, a partir das 14h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. A entrada é franca.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"BROTHER MORREU"


Quarta-feira, 25 de julho de 2012 07:11 pm

crônica da cidade

Blog da Conceição - CB
Brother morreu

Brother era meu brother sem que fôssemos amigos. Nossas conversas ficaram geograficamente delimitadas pelo Pacotão dos anos 1980. Cruzamos nossas felicidades nos melhores carnavais de minha vida. Não sei nada sobre a vida do Brother, onde nasceu, se foi casado, se teve filhos, onde trabalhava mais recentemente, onde morava. Naquele tempo não havia Facebook — esse desfile compulsivo de intimidades.

Mesmo sem ter convivido com o Brother, ele exercia sobre mim o efeito de um anjo. O sorriso eterno transmitia confiança e afeto. Brother parecia não ter obscuridades nem amarguras. E se as tivesse, não deixava que a escuridão contagiasse o sorriso. Brother não procurava, não esperava, não se afligia, não contestava… Brother brotheava.

Os muitos amigos que com ele conviveram e que estiverem lendo essa crônica podem dizer que não era nada disso. Perdoem-me, mas não importa. Brother passou desse modo pela minha avenida. Quando eu via o Brother num ambiente público, eu me dizia, calidamente: estou perto de antigamente. Era um menino-Brother transbordante. E a bebida talvez fizesse dele o Brother que ele era.

A morte do Brother chegou em má-hora — como se houvesse boa hora para morrer. A implacável senhora anda rondando a minha geografia afetiva. E de modo penoso: ela tem chegado vagarosa e mansamente. Como se quisesse que eu a conhecesse mais de perto, de um modo quase palpável.

Não tenho nada contra a morte. Acho-a bela, acreditem, acredite. Morrer é se reincorporar ao universo e, portanto, ao que conhecemos como eternidade. Morrer é voltar ao absoluto, é se reintegrar à natureza. É existir de outro modo, sem a consciência a que os humanos foram agraciados e condenados. Morrer é voltar a ser poeira cósmica. Esse é meu modo de dar sentido à morte.

A morte existe nos vivos. Somos nós, os perduradores, que sentimos a facada inclemente da terrível senhora. Somos nós quem morremos em vida quando morre um de nossos queridos. A morte de um amado reduz a amplitude de nosso viver. Quem quererá viver sozinho no deserto tenebroso da Terra? A morte vai nos matando na morte dos nossos amores.

A paisagem urbana de Brasília morreu um pouco ontem. Perdeu em doçura, em alegria, perdeu cor e perdeu malemolência. Brother é um personagem da cidade. Como o indefectível, inenarrável e insuperável Charles Preto, ele, e os demais membros da Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, trouxeram bom-humor, malícia, inteligência e atrevimento à capital de concreto armado. Brother ajudou a dar graça e vida ao Plano Piloto dos anos de chumbo. Sorte dos anjos — vai ter samba no céu.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DICAS - LIMPEZA ROUPAS - O QUE FAZER: MEIAS SUJAS


Colunistas / Sueli Rutkowski

Manchas difíceis

O que fazer para desencardir meias sujas

Quarta-feira, 18 de Julho de 2012
Criançada de férias é sinônimo de peças cheias de manchas
A A A
O que fazer para desencardir meias sujas Stock.xchng
Você tem crianças ou adolescentes que adoram andar de meias pela casa? Andar descalço não é má ideia, porém incentive os filhos a usarem a meias com pequenos pontos de silicone na sola. Elas sujam menos!
Para desencardir as que eles já usaram o dia todo, aqui vai uma dica:
- Deixe as meias de molho com água bem quente e suco de 1 limão, por mais ou menos 2 horas
- Depois, lave-as normalmente
Além de limpas, elas ficaram perfumadas!

Dica retirada do livro “Dicas Incríveis”. Para saber onde comprá-lo, clique aqui.
Já conhece o meu site? Clique aqui
Dicas e sugestões, escreva para colunistas@daquidali.com.br
Sueli Rutkowski

terça-feira, 17 de julho de 2012

80 ANOS - MARIA DO CARMO VALÉRIO - MUENE




Parabéns, Parabéns Maria do Carmo.
Militante e empresária do setor da beleza.
Cuja Marca MUENE, está marcada em todas nós.
O carro chefe da empresa, o pancake, que tem 9 tonalidades
única no Brasil, atende as peles negras nos mais variados tons.
Uso a sua linha há 18 anos. Não encontrei, até hoje, no Brasil,
nada igual ou parecido. Os outros deixam a nossa pele acinzentada.
O cake da MUENE deixa perfeito.
80 anos de exemplos, de garra, de força, de energia.
80 anos de alegria de viver.
Parabéns Maria do Carmo, a Dra. Maria do Carmo Valério.
querida amiga.

Abraços, e beijos
Graça Santos

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DICAS - TIRAR MANCHAS AMARELADAS DE DESODORANTE




Sueli Rutkowski

http://www.daquidali.com.br/sueli-rutkowski/como-eliminar-manchas-amareladas-de-desodorante-de-camisas-brancas/ 

Como eliminar manchas amareladas de desodorante de camisas brancas

Quarta-feira, 11 de Julho de 2012
Solução leva água, suco de limão e bicarbonato de sódio

Como eliminar manchas amareladas de desodorante de camisas brancas Stock.xchng
Com o tempo, algumas peças de roupa branca vão ganhando uma mancha amarelada, as vezes até dura, por conta do uso do desodorante, não é verdade? As camisas dos homens, principalmente. Mas existe uma receitinha prática e barata que pode te ajudar em casa. Tome nota!
Prepare uma mistura de:

1 litro de água
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de suco de limão
Deixe a roupa, principalmente a área com a mancha, nesta mistura por aproximadamente uma hora. Enxágue bem e lave normalmente.
Se ainda assim a mancha não sair, prepare uma nova mistura:
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre branco
Aplique apenas na mancha deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça
Obs.: Se a mancha for muito antiga e a camisa já foi lavada e passada muitas vezes, há o risco da mancha estar fixada ao tecido. Substitua a marca do desodorante, isto está ocorrendo porque este desodorante não é compatível ao seu organismo.

Dica retirada do livro “Dicas Incríveis”. Para saber onde comprá-lo, clique aqui.
Já conhece o meu site? Clique aqui
Dicas e sugestões, escreva para colunistas@daquidali.com.br
Sueli Rutkowski

sábado, 7 de julho de 2012

BELEZA - DÁ PARA SE LIVRAR DE OLHEIRAS?

DÁ PARA SE LIVRAR DE OLHEIRAS!

Veja ótimas dicas para se livrar das olheiras. (Foto: Thinkstock)Cuidados básicos, tratamentos poderosos e truques caseiros: especialistas ensinam como amenizar as incômodas manchas escuras

Mais do que reflexo do cansaço e de noites mal dormidas, as manchas escuras ao redor dos olhos podem ser desencadeadas por diversos motivos. "A alta concentração de melanina e a congestão dos vasos da região aliados a alergias, excesso de sol e fumo agravam o problema bem como a hereditariedade", explica a dermatologista Márcia Salhani. A boa notícia é que muito pode ser feito para driblar todos esses fatores e devolver à pele o frescor e a vitalidade.

Leia também:
Lipoaspiração: tudo o que você precisa saber
Adeus, celulite!
Maquiagem instantânea promete economizar tempo
Tire suas dúvidas sobre saúde dos cabelos

Filtro solar
As manchas escuras ao redor dos olhos por vezes são fruto do excesso de pigmentação da pele. A dermatologista explica que "Os raios UVA e UVB estimulam a produção da melanina, por isso o uso do filtro solar também é fundamental nessa região". Vale lembrar que ele precisa ser reaplicado ao longo dia - essa regra vale para inclusive para quem trabalha em ambientes internos.
Compressas
"Ajudam na medida em que refrescam e descongestionam", indica Márcia Salhani, que ensina como preparar a compressa de camomila: faça um chá concentrado, espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer. Aplique sobre os olhos e deixe agir por 10 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada - esta posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço. Quer algo ainda mais prático? Mantenha na geladeira água boricada ou soro fisiológico. Sempre que desejar, basta umedecer pedaços de algodão e deixar um pouquinho na região dos olhos.
Make-up
Disfarça o tom da pele escurecida. "Os pincéis fazem diferença no acabamento. Aplicando o corretivo com o dedo, por exemplo, a mão absorve parte da água do produto. A pele do rosto também vai cumprir seu papel nesse sentido e o resultado é o efeito craquelado que toda mulher detesta. A água some, restando apenas a pigmentação, comprometendo a camuflagem", ensina o maquiador e beauty stylist Douglas Guerra.
Corretivo
Antes de qualquer coisa é preciso hidratar-se. Há cremes específicos de resposta rápida que energizam a região dos olhos - uma ótima pedida para quem está com pressa. Na hora de escolher o corretivo, fique de olho na textura e na coloração. Manchinhas no queixo, maçãs e testa geralmente exigem tons diferentes dos usados nas olheiras. "A dica valiosa parte do princípio deque a maioria das brasileiras possui olheiras que seriam anuladas com corretivos de base rosada. E não amarelada", entrega Douglas Guerra.


A drenagem melhora a circulação sanguínea. (Foto: Thinkstock)Drenagem linfáticaAtua na melhora da circulação sanguínea, ampliando a vascularização onde é aplicada. "Dessa maneira ameniza bolsas e marcas de expressão na região dos olhos e contribui para o clareamento da pigmentação escura", explica Vanessa Nagy, fisioterapeuta, especializada em drenagem linfática corporal e facial há 10 anos. Ela ainda ressalta: "Os efeitos não são definitivos, duram por certo tempo, que varia de pessoa a pessoa, por isso a manutenção do tratamento é fundamental".

M
assagem
Durante a aplicação dos cremes estimule a circulação das pálpebras superior e inferior. "Como a região dos olhos possui um tecido mais frágil e delicado, é preciso tomar cuidado para não puxar muito a pele - o que estimula a flacidez. Feito com cuidado, duas vezes por dia, de manhã e à noite, esse ritual é capaz de diminuir o inchaço", orienta Márcia Salhani.
Cosméticos
Olheiras desencadeadas por pigmento depositado nas camadas mais profundas da pele pedem ativos clareadores como hidroquinona, vitamina C, arbutim e mequinol. Para reduzir o edema, cremes tópicos com ginkgo biloba, cafeína, rutina e vitamina K prometem resultados eficientes. Retinol e peptídeos ajudam a fortalecer e estimular a produção de colágeno. Formulações com cafeína, chá verde e aloe vera colaboram para a contração dos vasos sanguíneos, pois têm ação anti-inflamatória.
Quinoa
Quando as olheiras são resultado do mau funcionamento dos rins a quinoa pode ser mais uma aliada. Apontado como o alimento perfeito e o melhor de origem vegetal pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação, o cereal de origem boliviana tem alto valor nutritivo. "Rico em proteínas, é fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins. Consumir 100 gramas diariamente ajuda a manter os níveis de hormônios equilibrados", salienta a nutricionista Ana Paula Cedra.
Peeling
Desencadeia um processo de esfoliação que produz descamação da pele, com posterior regeneração do tecido, melhorando a textura. Além de clarear as manchas, atenua rugas finas e estimula a renovação do colágeno que dá mais firmeza à pele.

Tratamentos estéticos
A medicina oferece terapias potentes. A dermatologista Márcia Salhani destaca alguns deles: "O laser destrói o pigmento escuro provocado pelo acúmulo de melanina. Outro procedimento muito eficaz é a carboxiterapia, que consiste na aplicação de gás carbônico na pálpebra inferior para melhorar a oxigenação da área. Isso ajuda a eliminar toxinas, além de estimular a produção de colágeno para suavizar marcas de expressão. É o mais indicado para quem tem olheiras associadas à flacidez e linhas finas ao redor dos olhos".

Pagination

  1. 1
  2. 2
  •