sábado, 7 de julho de 2012

BELEZA - DÁ PARA SE LIVRAR DE OLHEIRAS?

DÁ PARA SE LIVRAR DE OLHEIRAS!

Veja ótimas dicas para se livrar das olheiras. (Foto: Thinkstock)Cuidados básicos, tratamentos poderosos e truques caseiros: especialistas ensinam como amenizar as incômodas manchas escuras

Mais do que reflexo do cansaço e de noites mal dormidas, as manchas escuras ao redor dos olhos podem ser desencadeadas por diversos motivos. "A alta concentração de melanina e a congestão dos vasos da região aliados a alergias, excesso de sol e fumo agravam o problema bem como a hereditariedade", explica a dermatologista Márcia Salhani. A boa notícia é que muito pode ser feito para driblar todos esses fatores e devolver à pele o frescor e a vitalidade.

Leia também:
Lipoaspiração: tudo o que você precisa saber
Adeus, celulite!
Maquiagem instantânea promete economizar tempo
Tire suas dúvidas sobre saúde dos cabelos

Filtro solar
As manchas escuras ao redor dos olhos por vezes são fruto do excesso de pigmentação da pele. A dermatologista explica que "Os raios UVA e UVB estimulam a produção da melanina, por isso o uso do filtro solar também é fundamental nessa região". Vale lembrar que ele precisa ser reaplicado ao longo dia - essa regra vale para inclusive para quem trabalha em ambientes internos.
Compressas
"Ajudam na medida em que refrescam e descongestionam", indica Márcia Salhani, que ensina como preparar a compressa de camomila: faça um chá concentrado, espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer. Aplique sobre os olhos e deixe agir por 10 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada - esta posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço. Quer algo ainda mais prático? Mantenha na geladeira água boricada ou soro fisiológico. Sempre que desejar, basta umedecer pedaços de algodão e deixar um pouquinho na região dos olhos.
Make-up
Disfarça o tom da pele escurecida. "Os pincéis fazem diferença no acabamento. Aplicando o corretivo com o dedo, por exemplo, a mão absorve parte da água do produto. A pele do rosto também vai cumprir seu papel nesse sentido e o resultado é o efeito craquelado que toda mulher detesta. A água some, restando apenas a pigmentação, comprometendo a camuflagem", ensina o maquiador e beauty stylist Douglas Guerra.
Corretivo
Antes de qualquer coisa é preciso hidratar-se. Há cremes específicos de resposta rápida que energizam a região dos olhos - uma ótima pedida para quem está com pressa. Na hora de escolher o corretivo, fique de olho na textura e na coloração. Manchinhas no queixo, maçãs e testa geralmente exigem tons diferentes dos usados nas olheiras. "A dica valiosa parte do princípio deque a maioria das brasileiras possui olheiras que seriam anuladas com corretivos de base rosada. E não amarelada", entrega Douglas Guerra.


A drenagem melhora a circulação sanguínea. (Foto: Thinkstock)Drenagem linfáticaAtua na melhora da circulação sanguínea, ampliando a vascularização onde é aplicada. "Dessa maneira ameniza bolsas e marcas de expressão na região dos olhos e contribui para o clareamento da pigmentação escura", explica Vanessa Nagy, fisioterapeuta, especializada em drenagem linfática corporal e facial há 10 anos. Ela ainda ressalta: "Os efeitos não são definitivos, duram por certo tempo, que varia de pessoa a pessoa, por isso a manutenção do tratamento é fundamental".

M
assagem
Durante a aplicação dos cremes estimule a circulação das pálpebras superior e inferior. "Como a região dos olhos possui um tecido mais frágil e delicado, é preciso tomar cuidado para não puxar muito a pele - o que estimula a flacidez. Feito com cuidado, duas vezes por dia, de manhã e à noite, esse ritual é capaz de diminuir o inchaço", orienta Márcia Salhani.
Cosméticos
Olheiras desencadeadas por pigmento depositado nas camadas mais profundas da pele pedem ativos clareadores como hidroquinona, vitamina C, arbutim e mequinol. Para reduzir o edema, cremes tópicos com ginkgo biloba, cafeína, rutina e vitamina K prometem resultados eficientes. Retinol e peptídeos ajudam a fortalecer e estimular a produção de colágeno. Formulações com cafeína, chá verde e aloe vera colaboram para a contração dos vasos sanguíneos, pois têm ação anti-inflamatória.
Quinoa
Quando as olheiras são resultado do mau funcionamento dos rins a quinoa pode ser mais uma aliada. Apontado como o alimento perfeito e o melhor de origem vegetal pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação, o cereal de origem boliviana tem alto valor nutritivo. "Rico em proteínas, é fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins. Consumir 100 gramas diariamente ajuda a manter os níveis de hormônios equilibrados", salienta a nutricionista Ana Paula Cedra.
Peeling
Desencadeia um processo de esfoliação que produz descamação da pele, com posterior regeneração do tecido, melhorando a textura. Além de clarear as manchas, atenua rugas finas e estimula a renovação do colágeno que dá mais firmeza à pele.

Tratamentos estéticos
A medicina oferece terapias potentes. A dermatologista Márcia Salhani destaca alguns deles: "O laser destrói o pigmento escuro provocado pelo acúmulo de melanina. Outro procedimento muito eficaz é a carboxiterapia, que consiste na aplicação de gás carbônico na pálpebra inferior para melhorar a oxigenação da área. Isso ajuda a eliminar toxinas, além de estimular a produção de colágeno para suavizar marcas de expressão. É o mais indicado para quem tem olheiras associadas à flacidez e linhas finas ao redor dos olhos".

Pagination

  1. 1
  2. 2
  •                        

     
     
     
     
     
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário