segunda-feira, 30 de julho de 2012

BELEZA - TEMPO SECO E CABELOS


Tempo seco potencializa frizz; saiba como combatê-lo

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI6017250-EI19954,00-Tempo+seco+potencializa+frizz+saiba+como+combatelo.html

25 de julho de 2012 09h14

O tempo frio e seco pode agredir o cabelo deixando-o mais ressecado e com frizz
Foto: Shutterstock
Com a chegada do tempo frio e seco é comum o cabelo sentir a mudança de temperatura e ficar mais ressecado e com frizz. Mas é importante saber que esse processo é natural e pode ser minimizado. O tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica como as madeixas reagem no inverno e o que deve ser feito para que fiquem bonitas e saudáveis. Confira. Terra: O tempo frio e seco interfere na saúde dos cabelos?
Valcinir Bedin: A baixa umidade do ar leva o cabelo a ficar mais ressecado. No frio, como não suamos muito, não produzimos a quantidade de manto hidrolipídico (mistura de suor e sebo) que protege os fios. Portanto, o cabelo fica mais sujeito à quebra e ao ressecamento, o que leva a uma maior eletricidade estática, deixando-o com frizz.
Terra: O que fazer para manter os fios saudáveis e bonitos?
Valcinir Bedin: Os cabelos secos precisam de maior hidratação, especialmente com óleos (argan, por exemplo) uma vez por semana. Se esfriar muito, isso pode ser necessário até duas vezes por semana. Os cabelos mistos e oleosos podem precisar de um pouco menos de hidratação (uma vez a cada 15 dias), com máscaras hidratantes compostas por ativos como ureia e óleos essenciais vegetais.
Terra: O que deve ser evitado quando o tempo é seco e frio?
Valcinir Bedin: Os xampus antirresíduos, pois têm até o dobro de detergência do que um xampu normal, o que pode levar o cabelo ao ressecamento. E mais: não lave o cabelo com água muito quente e com muita frequência; dia sim, dia não é ideal.
Terra: É verdade que os cabelos caem mais no outono e voltam a crescer no inverno?
Valcinir Bedin: O que ocorre é que, durante o verão, por conta da grande luminosidade, pontos de estímulo na pele são acionados, levando a uma maior permanência dos fios na cabeça. Assim que entramos no outono, devido à diminuição da luminosidade, os fios caem mais, para equilibrar. No inverno, eles voltam a nascer normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário