segunda-feira, 30 de julho de 2012

BELEZA - PONTAS DUPLAS NOS CABELOS


Tricologista indica formas de eliminar as pontas duplas

http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI5815429-EI19954,00-Tricologista+indica+formas+de+eliminar+as+pontas+duplas.html

06 de junho de 2012 09h05

Pontas duplas exigem atenção, pois indicam que a saúde do cabelo (ou do corpo) está comprometida
Foto: Shutterstock
Ao passar a mão em seu cabelo, os fios se revelam frágeis, quebradiços e as pontas se abrem em duas extremidades, prontas para ser descoladas? Se você respondeu sim, suas madeixas têm as famosas e indesejáveis pontas duplas, sinal de que a saúde do cabelo (ou do corpo) está comprometida e exige atenção. As pontas duplas são comuns e causadas por vários fatores. Muitas vezes, o problema está em um agressor externo, como o excesso de sol, água do mar ou cloro da piscina. Ou, então, é possível que haja a carência de algum nutriente no organismo.
O tricologista Adriano Almeida, um dos diretores da Sociedade Brasileira do Cabelo, com sede em São Paulo, explica: "Assim como a pele, o cabelo é composto por camadas: há a cutícula, superfície do cabelo; o córtex, parte interna; e a medula, camada mais profunda. Quanto mais intensa for a agressão aos fios, piores serão as pontas duplas".
Como resolver o problema
Para combatê-las, o especialista recomenda a queratinização (realizada por profissionais) e o uso frequente, em casa, de dois produtos: reparador de pontas, com silicone, e óleo de argan, pois ambos têm ativos que minimizam a quebra dos fios. Outro importante hábito é fazer hidratações frequentes, em casa ou no salão. A máscara hidratante deve ser compatível com seu tipo de cabelo para que você tenha o melhor resultado.
Se você for aplicar a máscara em casa, espalhe-a pelos fios, coloque uma touca térmica e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave os cabelos da maneira como faz normalmente.
Alimentação
É fundamental manter uma alimentação equilibrada para garantir a saúde dos fios. "Se a pessoa está com deficiência nutricional, seu cabelo terá maior tendência a formar pontas duplas", diz Almeida.
Alguns nutrientes são muito importantes para a beleza das madeixas: as proteínas e o ferro, da carne vermelha, o zinco e o selênio, encontrados nas castanhas, e o cobre, presente nos frutos do mar. Se mesmo com os cuidados mencionados o problema persistir, vale tomar a decisão de cortar as pontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário