terça-feira, 23 de julho de 2013

CABELOS - americanas pelo resgate dos fios naturais

http://www.revistaafro.com.br/beleza-negra/o-movimento-das-americanas-pelo-resgate-dos-fios-naturais/

O movimento das americanas pelo resgate dos fios naturais

11/09/2012 | 3 Comentários
A britânica Zina Saro-Wiwa acaba de produzir um documentário sobre mulheres negras americanas que, como ela, estão “transitando” do cabelo alisado quimicamente para penteados mais naturais. É uma mudança e tanto no comportamento das mulheres do país, e que Zina fez questão de registrar.
Segundo uma pesquisa realizada pela cineasta, o cabelo liso predomina entre as estrelas negras do mundo pop americano, entre elas Jada Pinkett-Smith, Naomi Campbell, Tyra Banks, Vanessa Williams, e muitas outras.
Em texto publicado pelo new York Times, Zina conta que não pretendia ser personagem de seu próprio filme.
- Mas, ao incluir minha história, eu me vi obrigada a pensar sobre como eu me sentia sobre meu cabelo com uma honestidade que jamais tive -, explicou ela.
Segundo Zina, há muitas mulheres negras trocando o liso pelo cacheado sem fazer alarde.
- Não é um movimento movido pela raiva. As mulheres não estão dizendo que sua motivação é combater os ideais eurocêntricos de beleza. Em vez disso, é um movimento caracterizado pela autodescoberta e pela saúde.
A britânica deu ainda declarações sobre como viu o cabelo afro no seu convívio pessoal:
- Eu lembro de chegar às sete da manhã na faculdade e ver as meninas com os cabelos cuidadosamente penteados. Como isso é possível? Por que não podemos nos aceitar do jeito que somos – questiona.
Zina reconhece a dimensão política do fenômeno, principalmente nos Estadou Unidos, porque a figura do negro no país é historicamente vinculada a lutas sociais.
- Demonstrar esse nível de auto-aceitação representa uma poderosa evolução na expressão política negra – , diz Zina. – Dizer em voz alta ‘eu sou negra e me orgulho disso’ é uma coisa; acreditar nisso silenciosamente é outra.

Compartilhe


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário