ANVISA diz que uso de ácido glioxílico, cisteína, lisina e aminoácidos como princípio ativo alisante é possivelmente irregular

anvisa
Perguntei para ANVISA se é seguro utilizar produtos que alisam a base do ácido glioxílico, e se ele esta em avaliação, porque existem produtos aprovados na ANVISA que utilizam essas substâncias.
Abaixo a resposta deles:
Prezado(a) Senhor(a),
Em atenção a sua solicitação, informamos que os produtos indicados para alisamento capilar são os ALISANTES. Informamos que são substâncias permitidas para alisamento capilar somente: Tioglicolato de amônio, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio e carbonato de Guanidina/ Hidróxido de Guanidina. Linhas ou produtos capilares indicando outras substâncias (formol, lisina, cisteína, parabenos, glutaral, Glyoxylic Acid, Aminoácidos, entre outros) como “princípio ativo alisante” ou que não contenham uma das substâncias permitidas descritas acima estão possivelmente irregulares ou com suspeita de irregularidade. A promessa de cabelos lisos por tempo superior ao da próxima lavagem só pode ser alcançada utilizando alisantes que devem ser formulados utilizando uma das substâncias permitidas para alisamento mencionadas acima.
Entretanto, para alisar os cabelos de forma segura, não basta que esta substância seja permitida para o uso, sendo imprescindível verificar na embalagem do produto a ser utilizado se o mesmo está registrado na Anvisa. Os produtos alisantes devem ser registrados na ANVISA. Produtos que foram notificados possuem a inscrição “343/05” na embalagem não podem ser indicados para alisamento capilar.
Os produtos cosméticos registrados devem obrigatoriamente estampar, na sua embalagem externa, o número de registro, que sempre começa pelo número 2 e terá de 9 a 13 dígitos. Esse número de registro é geralmente precedido pelas siglas “Reg. MS” ou “Reg. Anvisa”, o que significa a mesma coisa.
Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.
É possível consultar os produtos cosméticos registrados acessando o link http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/banco.htm (preencha o campo “nome produto” ou “número de registro”, de preferência).
Empresas têm notificado produtos como se fossem simples máscaras hidratantes e comercializado os mesmos com proposta alisante, o que é irregular. Portanto, a aquisição e uso desses produtos não são aconselháveis.
Esclarecemos ainda que o formol, quando utilizado em produtos capilares, tem a ÚNICA função de conservar o produto, evitando a proliferação de microorganismos, podendo estar presente até a concentração máxima de 0,2% (http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=265). Nessa concentração, esta substância somente apresenta ação conservante, não podendo de maneira alguma exercer ação alisante, que seria ilegal, pois não está prevista na legislação. Esta ação alisante deve ser exercida por outra substância presente na formulação.
A Anvisa não registra produtos capilares contendo formol fora do permitido pela legislação: usar formol com a intenção de alisar os cabelos NÃO é permitido, por ser um procedimento que pode acarretar danos sérios à saúde. Para saber mais sobre formol e alisantes acesse http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/escova_progressiva.htm.
Em caso de denúncia, para que seja realizada fiscalização em salões ou uma análise fiscal do produto, sugerimos que entre em contato com a Vigilância Sanitária Local mais próxima. O endereço pode ser encontrado acessando o link http://www.anvisa.gov.br/institucional/enderecos/index.htm.
Está também disponível no site vasto material sobre alisante capilar que pode ser visualizado fazendo busca com a expressão “alisante” no campo “Buscar” localizado no canto superior direito da tela do monitor no endereço http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home . São vários informativos que estão disponíveis para maiores informações.
Atenciosamente,
Anvisa Atende
Central de Atendimento
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
0800 642 9782
http://www.anvisa.gov.br<;http://www.anvisa.gov.br/>
Siga a Anvisa: http://www.twitter.com/anvisa_oficial
Este endereço eletrônico está habilitado apenas para enviar e-mails.Caso deseje entrar em contato com a central, favor ligar no 0800 642 9782 ou acessar o “Fale Conosco”, disponível no portal da ANVISA (link: http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp<;https://webmail.anvisa.gov.br/exchange/atendimento.uniap/Rascunhos/www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp>). As ligações podem ser feitas de segunda a sexta – feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados.

22 comentários sobre “ANVISA diz que uso de ácido glioxílico, cisteína, lisina e aminoácidos como princípio ativo alisante é possivelmente irregular”

    • Obrigada Vanessa realmente o Nando está se dedicando e muito neste blog viu? Tudo para que os nossos leitores tenham as melhores informações possiveis
      bjus querida e obrigada pela visita
  1. Olá Fernando! Coloquei essa minha dúvida no Facebook e colocarei aqui também pra facilitar… hahah…
    Eu faço progressiva já faz anos com a mesma profissional e antes de mim minha amiga já fazia tbm. Fora um monte de gente que vai lá e ninguém nunca teve o cabelo prejudicado. Pode-se dizer que ela é uma profissional de confiança. Ela nunca fez “caca” no meu cabelo nem nada, mas sempre que vou fazer a progressiva, que ela chama de Escova Italiana, meu olhos lacrimejam, porém não sinto um cheiro absurdamente forte, apenas um cheiro químico totalmente suportável, só os olhos mesmo que sofrem. Nesse caso, não sei como proceder, pq ela diz que não tem formol e sempre é muito vaga quando pergunto sobre qual ativo essa escova utiliza. Você saberia me informar se outro ativo pode provocar lacrimejar nos olhos? Pq creio que se ela batiza, apesar de toda a confiança que ela inspira, não adiantaria nada ler o rótulo dos produtos que ela utiliza… Obrigada pela atenção!
    • Oi Joyce, tudo bem?
      Vamos lá….
      O Ácido Glioxilíco, o Glutaraldeído e o Formaldeído costumam lacrimejar os olhos. O Glutaraldeído e o Formaldeído já é proibido pela ANVISA, e o ácido glioxilíco está em avaliação. Se os seus olhos lacrimejam tanto, sugiro que pare o tratamento, pois o Glutaraldeído e o Formaldeído já são comprovados como substâncias prejudiciais a saúde.
      Obrigado por visitar o blog!
      Beijos,
      Fernando.
  2. Muito bom o post, já estou pesquisando sobre os produtos nos links que eles indicaram! Só tenho uma dúvida… Uso a Liss Intensy da Amend, que é uma progressiva de carbocisteina (ou seja, ácido glioxilico é o ativo alisante, certo?). Na hora da aplicação, não sinto cheiro forte, não lacrimeja os olhos, acontece nada disso. E tambem o efeito que ele tem no cabelo é redutor de volume SUPER fraco, nem chega a alisar. E a duração tambem é pouco, cerca de um mês… Você acha que mesmo assim pode ser prejudicial a saúde? Porque eu sempre desconfio mais de produtos mais “milagrosos”, com super alisamento e etc etc…
    Enfim, muito bom o blog, estou adorando!
    Beijos!
  3. Olá, estou pensando em passar este mesmo produto da Amend Liss Intensy, pois já fiz selante com formol uma vez e não quero nunca mais colocar minha saúde em risco, então estou procurando outras alternativas para reduzir o volume do meu cabelo sem prejudicar minha saúde, mas estou preocupada pois na embalagem o produto diz conter Cisteína, Proteína Orgânica de Amaranto e Aminoácidos Essenciais, ao ler o texto acima a um trecho que fala sobre o uso da Cisteína como alisante ser irregular pela anvisa!
    • Oi Jessica, tudo bem?
      A Cisteína é um dos aminoácidos presentes na queratina.
      Olha, a AMEND é uma marca muito séria e de qualidade, que gera confiança, e acredito que não faria um produto que pudesse ser prejudicial a saúde das pessoas, já que eles nem entraram na onda do formol quando estava em alta.
      Obrigado por visitar o blog!
      Beijos,
      Fernando.
  4. Fiz uma tal de escova inglesa antes de fazer perguntei a pessoa uqe ia aplicar se o produto não continha forol ela me afirmou que não , que continha o Acido Glioxilico, perguntei se esse ativo não fazia ml para quem tem bronquite como eu e ela afirmou que não pois era permitido pela Anvisa…Mas quando ela iniciou a aplicação do produto nos meus cabelos senti quase que imediatamente meu couro cabeludo arder, e muto enjoo uma vontade vomitar terrível, reclamei com ela e ela secou aonde ardia mais com secador no jao frio, em seguida começou a escovar e sinceramente fiquei com vontade de mandar ela parar o procedimento, pois meus olhos começaram a arder insuportavelmente e lacrimejando sem parar, nunca senti tamanho desconforto,quando eu respirava eu sentia minha garganta travando super estranho, senti certo medo por ter bronquite, pensei que ia ter uma crise ali mesmo sentada pois senti certa dificuldade em respirar, então pedi uma toalha molhada para colocar na frente do meu nariz e boca e fiquei controlando minha respiração mantendo-a o mais lenta possível e prendendo ao maximo , em seguida meu nariz ardia muito por dentro e começou a escorrer igual meus olhos , nunca tinha feito nehuma progressiva por saber que não posso usar formol e fui fazer essa tal escova porque a cabeleirriera me garantiu que não tinha formol, fiz essa escova ontem e hoje aida não estou me sentindo bem estou com dor de cabeça , mal estar e garganta ardendo tipo ressecada, notei tbm que minha pele do rosto mais ressecados..Ela não lavou meus cabelos após o processo e disse antes de fazer a escova que os cabelos eram lavados depois do processo, achei estranho mais vim pra casa assim mesmo, tive vontade de ir pro banheiro e lavaqr mais eu estava muito cansada e me sentido mal, fui deitar e não consegui descansar emquanto não peguei um lenço e amarrei na cabeça tipo os ciganos e hipes fazem assim consegui dormir um pouco pois me lvrei de certa forma do cheiro que estava me incomodando quando o vento do ventilador soprava sobre meus cabelos e assim jogava eles sobre meu rosto. Sofri tudo isso e ainda por cima não gostei do resultado pois achei que meus cabelos ficaram opacos , sem nemhum brilho, cheguei em casa tive até que passar um pouco de silicone e seiva de mutamba neles pra ver se melhoram um pouco no quesito brilho.Que ficou a dever. E olha que meu cabelo natural nem precisa escovar e pranchar quando quero que ele fica bacana basta eu lavar deixar secar naturalmente passar um creme de pentear misturado com óleo de coco fazer com uma touca que ele já fica bonito , brilhoso , parecendo que escovei e pranchei. Me arrependi de ter feito pelo que eu senti, não faço nunca mais pois ninguém merece pagar caro pra passar por um é sofrimento deste que ao meu ponto de vista não vale nada á pena. Issom me serviu de lição, e não aconselho ninguém á fazer isso , eu morria de curiosidade e tinha vontade de fazer uma escova dessas, até que fiz e agora estou aqui contado pra vcs como que me arrependo .Não façam tidpo de escova nehuma que contenham esses tipos de ativos como: CISTEÍNA, ACIDO GLIOXÍLICO , FORMOLDEÍDO,GLUTAROLDEÍDO OU QUALQUER PESTICIDA DESSAS, É TUDO VENENO PARA O NOSSO ORGANISMO , VEJAM O RISCO QUE CORRI DE TER TIDO UMA PARÁDA RESPIRATÓRIA…. ME DIZ O QUE ADIANTARIA EU ESTAR COM O CABELO BONITNHO…. SE ESTIVESSE AGORA NA CIDADE PÉ JUNTO. ENTÃO PENSEM NISSO ANTES DE FAZEREM ESTES TIPOS DE PROCEDIMENTO CAPILARES.
  5. abril 3, 2013 às 4:50 pm
    Oi boa tarde! Ontem Fiz uma tal de escova inglesa, antes de fazer perguntei a pessoa que ia aplicar, se o produto não continha formo,l ela me afirmou que não , mas me disse que continha o Acido Glioxilico. Então perguntei se esse ativo não fazia mal para quem tem bronquite como eu , ela me disse que não, pois essa escova é permitida pela Anvisa…
    Mas quando ela iniciou a aplicação do produto nos meus cabelos, senti quase que imediatamente meu couro cabeludo arder e muto, em seguida senti enjoo, reclamei com ela da ardencia ela secou aonde ardia com secador no jato frio. Depois em seguida… começou a escovar meus cabelos e sinceramente fiquei com vontade de pedir pra ela parar o procedimento, pois meus olhos começaram a arder insuportavelmente, parecia que eu tinha recebido um jato de splay de pimenta na cara, lacrimejando sem parar, nunca senti tamanho desconforto! Em seguida passei a sentir que quando eu respirava aquele fumacê terrível que tava em torno de toda sala eu sentia minha garganta travando, mas não falei nada pra ela, achei muito estranho, cheguei a senti certo medo… por ter bronquite, pensei que ia ter uma crise ali mesmo sentada ,pois eu estava sentindo certa dificuldade pra respirar, então pedi uma toalha molhada para colocar na frente do meu nariz e boca e fiquei controlando minha respiração mantendo-a o mais lenta possível e prendendo a rspiração ao máximo evitando inalar aquela fumaça ao maximo , meu nariz tbm começou a arder muito por dentro e danou á escorrer sem parar tive até que pedir papel para ela para que eu poder assoar. Eu nunca tinha feito nenhuma progressiva por saber que não posso usar formol, mas por curiosidade e pela pessoa ter me afirmado que não continha formol resolvi fazer essa tal escova. Hoje ainda amanheci sentindo bem dor de cabeça , mal estar e garganta ardendo tipo ressecada, notei tbm que minha pele do rosto, , maãos e olhos estão parecendo mais ressecados ..Ela não lavou meus cabelos após o processo mas tinha me falado antes de fazer a escova em mim que os cabelos eram lavados depois do processo, por isso achei estranho ela não ter lavado depois de todo procedimento… Mais vim pra casa assim mesmo, ao chegar o cheiro me incomodando aí tive vontade de ir pro banheiro e lavar, mais como estava tarde e eu não estava me sentido bem, fui deitar um pouco, só que : não consegui descansar enquanto não peguei um lenço e amarrei na cabeça tipo os ciganos e hipes fazem…Rsss, pois é gente, só assim consegui dormir um pouco pois me livrei de certa forma do cheiro que estava me incomodando quando o vento do ventilador soprava sobre meus cabelos jogando-os sobre meu rosto. Então gente vejam só; que decepção a minha … depois de sofrer tudo isso , ainda não gostei do resultado , achei que meus cabelos ficaram opacos , sem nenhum brilho,e por isso ao chegar em casa passei um pouco de silicone e seiva de mutamba neles pra ver se melhorava o cheiro e dava o brilho .
    Háaa tem uma coisa que me chateou tbm é ter pago caro pra sofrer e ainda acabaar comcluindo que meu cabelo natural nem precisa escovar e pranchar, quando quero que ele fique mais bonito e prontinho pra sair basta eu lavar, hidratar, deixar secar naturalmente passar um creme de pentear misturado com óleo de coco fazer uma touca que ele do jeitinho que gosto, bonito , brilhoso , parecendo que escovei e pranchei.
    Me arrependi de ter feito , pretendo não fazer nunca mais ,não faço nunca mais, pois nem eu nem meus cabelos merecem passar por um sofrimento deste que ao meu ponto de vista não vale nada á pena.
    Issom me serviu de lição e não aconselho ninguém á fazer … e
    Eu morria de curiosidade e tinha vontade de fazer uma escova dessas, até que fiz e agora estou aqui contado pra vcs o resultado disso. .. E com certesa agora lhes digo
    Não façam tipo de escova nenhuma que contenham esses tipos de ativos como: CISTEÍNA, ACIDO GLIOXÍLICO , FORMOLDEÍDO,GLUTAROLDEÍDO OU QUALQUER PESTICIDA DESSAS…
    É TUDO VENENO PARA O NOSSO ORGANISMO , VEJAM O RISCO QUE CORRI DE TER TIDO UMA PARÁDA RESPIRATÓRIA…. ME DIZ O QUE ADIANTARIA EU ESTAR COM O CABELO BONITNHO….
    SE ESTIVESSE AGORA NA CIDADE PÉ JUNTO. ..
    ENTÃO PENSEM NISSO….
    ANTES DE FAZEREM ESTES TIPOS DE PROCEDIMENTO CAPILARES.
  6. ácido glioxílico e formol gente tem que parar de ser enganadas os rotulos falan uma coisa e dentro da embalagen tem outra
  7. Muito bom o post, mas devemos esclarecer alguns fatores.
    O ácido glioxílico não é formol, as moléculas são completamente diferentes. Os dois são da família dos aldeídos, como o vinagre também é, mas, até o presente momento, a ANVISA não comprovou qualquer dano a saúde pelo uso do ácido glioxílico.
    Segundo, o que arde os olhos, queima as narinas, irrita o couro cabeludo é o formol ou glutaral. Os produtos REALMENTE a base de ácido glioxílico NÃO tem cheiro, NÃO ardem os olhos, NEM causam qualquer irritação. Os produtos REALMENTE a base de ácido glioxílicos podem, inclusive, serem aplicados sem luvas, o que seria desastroso para as mãos do profissional que usasse formol ou glutaral.
    O grande problema que existe é que a maioria dos profissionais não sabe o que consta na formulação do produto, não sabe identificar a existência do formol ou glutaral, é enganado pelo vendedor ou representante da marca com que trabalha com a alegação que o produto possui só os 0,2% permitidos pela ANVISA, ou, na maioria das vezes, alega que o produto não tem formol para a cliente para que ela não deixe de fazer o trabalho, e, logicamente, ter mais lucro, já que os produtos com formol são bem mais baratos que os de ácido glioxílico.
    Assim, não se deixem enganar, irritou a mucosa, irritou a pele, ardeu os olhos, não se consegue aplicar sem luvas, É FORMOL ou GLUTARAL. NÃO ACEITE, PORTANTO, QUALQUER ARGUMENTO CONTRÁRIO.
  8. INFORMAÇÃO ÓTIMA.. O QUE VC ACHA DO Kit Escova Disciplinante Progressiva Alta Moda Semi Di Lino, VENDO A COMPOSIÇÃO DESSA ESCOVA VI QUE TEM O GLYOXYLIC ACID, OU SEJA O ÁCIDO GLIOXILICO, FIQUEI UM TANTO DECEPCIONADA, POIS ESTOU FUGINDO DE PRODUTOS QUE CONTENHAM FORMOL OU QUE VENHA DELE.. USEI ESSA ESCOVA, GOSTEI DO RESULTADO, OFERECE A PROMESSA DE SELAGEM, BLINDAGEM E CAUTERIZAÇÃO, E NA EMBALAGEM DIZ QUE É 0% DE FORMOL, AMÔNIA, PARABENO E SAL.. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ELA? OBRIGADA!
  9. No último mes de março, fiz uma ESCOVA DE MUTAMBA, passado 1 semana meu cabelo começou a cair, desde então não parou, tem partes que tenho 3 dedos de cabelo, andei pesquisando e soube que o principio ativo dessa escova é o GLUTAROL,(que esta proibido pela ANVISA) gostaria de saber se vc tem como me confirmar se realmente esse é o principio ativo?
  10. uso a Amend Liss intensy. Nao arde os olhos’ mas produz muita fumaca. Acredito que deva fazer mal ao profissional a longo prazo. Para mim nao fez mal. Porem ao aplicar com intervalo de apenas 30 dias meu cabelo teve queda da raiz, com bulbo e tudo. Melhor respeitar o prazo de tres meses.
  11. Amigo, parabens! Seu post expoe o que todo mundo sabe mas parece nao querer acreditar. Mas como profissional, a etica me diz que devo repudiar o uso de tais ativos e esclarecer minhas clientes sobre o que e seguro pra mim e pra elas.
  12. Olá Fernando muito importante a sua preocupação. Eu também procuro ter estas informações. Lendo um texto do prof. Celso Martins Júnior, para o guia do salões, tive informações do perigo do ácido glioxílico. Onde ele chama a atenção da ANVISA, para que tenha um posicionamento drástico e urgente sobre este produto químico. Disse que o perigo é ao utilizar a prancha, chapinha, o calor da mesma provoca a liberação de moléculas de formoldeído. Hoje aparece vários nomes: ácido orgânico, cisteína, etc.

Deixe uma resposta