quinta-feira, 26 de maio de 2011

SAÚDE - HPV

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra o HPV para pessoas do sexo masculino com idade entre 9 e 26 anos. A decisão foi baseada em estudos apresentados pela empresa Merck Sharp&Dohme e publicados no New England Journal of Medicine; foi formalizada no dia 5 de maio e publicada no Diário Oficial da União de 23 de maio deste ano.

A vacina quadrivalente, a mesma utilizada para mulheres, atua contra os tipos 6, 11, 16 e 18 da doença e terá efeito na prevenção de verrugas genitais externas. O estudo não demonstrou, porém, a eficácia da vacina para outros desfechos clínicos como a prevenção de lesões pré-cancerosas genitais, câncer peniano, perineal e perianal ou câncer anal.

HPV e câncer
Um levantamento do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, mostrou que o número de casos de câncer de boca associados ao HPV aumentou de 3% para 32% nos pacientes de até 40 anos nos últimos 15 anos.

No caso dos tumores de orofaringe - sistema que abrange as amígdalas, a língua e o palato - a porcentagem de pacientes que apresentam infecção por HPV aumentou de 23% para 80% no mesmo período.

BELEZA - CABELOS

Mantenha a saúde dos cabelos




1 - Tente evitar o uso de produtos anticaspa industrializados. Não só por serem caros, mas porque seu uso em excesso pode piorar o problema. Eles podem desencadear um estado conhecido como seborréia reativa, no qual o couro cabeludo produz mais óleo e a pele descama com mais rapidez.

2 - Ferva 4 colheres de sopa de tomilho desidratado, que contém suaves propriedades anti-sépticas, em 2 xícaras de água por 10 minutos. Coe, esfrie e despeje sobre o cabelo limpo e úmido. Não enxágue.

3 - Massageie o couro cabeludo com suco de maçã – seus ácidos naturais ajudam a eliminar a caspa. Depois de massagear, lave o cabelo com xampu e enxágue com vinagre de maçã, que age como esfoliante e adstringente.

4 - Adicione 10 gotas de óleo de melaleuca a 1 xícara de chá preto coado.Aplique no couro cabeludo. Se possível, deixe-a no cabelo de um dia para o outro antes do enxágue.

5 - Devolva o brilho ao cabelo e alivie uma coceira ou um ressecamento excessivo do couro cabeludo com um tratamento à base de vitamina E. Basta perfurar 1 ou 2 cápsulas da vitamina. Esprema o óleo sobre as pontas dos dedos, esfregue o conteúdo diretamente nas raízes e massageie o couro cabeludo.

6 - Para disfarçar a falta de volume, quebre um ovo e espalhe-o sobre os cabelos, massageando bem, e depois capriche no enxágue. Como o ovo é basicamente proteína, ele reveste os cabelos e ajuda a dar mais vitalidade e volume aos fios.

7 - Para evitar que os cabelos fiquem ralos, beba chá de urtiga e use-o também para um último enxágue dos fios. Um tônico capilar tradicional, as folhas de urtiga desidratadas podem ser encontradas na maioria das lojas de produtos naturais.

(Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BELEZA - CABELOS

Como lavar o cabelo com perfeição

De tão cotidiana, lavar o cabelo é uma daquelas tarefas que todo mundo acredita executar com perfeição. Mas não é bem assim. A lavagem perfeita – aquela que complementa de fato os cuidados com os fios, deixando-os limpos e hidratados – é muito mais que passar o xampu e o condicionador. Confira as dicas da professora de visagismo da Universidade Cruzeiro do Sul, Letícia Chaves, e acabe com alguns mitos.

Espuma não é sinônimo de xampu bom
Segundo a especialista, não é a espuma que limpa os fios e sim outros ativos do produto. Portanto, a quantidade de espuma que ele faz não tem relação com sua qualidade.

Use o xampu certo para o seu cabelo

“Tem que usar o xampu destinado para o seu tipo de cabelo. O ideal é seguir mesmo o que está no rótulo e não inventar. Se o seu cabelo é quimicamente tratado, use produtos específicos, pois o que não for adequado – como os de limpeza profunda, por exemplo – são mais agressivos e vão tirar a resistência do cabelo. Parece uma dica boba, mas tem muita gente que erra nisso”, diz a professora.

Quantidade não é qualidade
Letícia diz que não é preciso colocar muito xampu na hora da lavagem e ensina a quantidade ideal: “O equivalente a uma moeda de um real, no geral, basta. Mas o ideal é passar o xampu duas vezes por lavagem”, fala. Essa recomendação vale principalmente para quem mora em grandes centros urbanos. “Tem muita poluição, que suja bastante o cabelo. Sem contar que as mulheres também estão sempre passando a mão nos fios”.

Enxágue com abundância
Depois de enxaguar bem, pressione os dedos em uma mecha de cabelo e deslize-os sobre ela. Quando você sentir os dedos deslizando e ouvir um barulhinho agudo, isso significa que o cabelo está 100% limpo e pronto para prosseguir a lavagem.

Condicionamento na medida certa
Assim como o xampu, o condicionador deve ser totalmente retirado no enxágue. Do contrário, ele pode causar doenças no couro cabeludo, como a seborreia.

Periodicidade
Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas o condicionador deve passar bem longe da raiz. No caso dos fios secos, lavar três vezes por semana é o suficiente e o condicionador deve ser aplicado também no comprimento. Já os cabelos normais podem ser lavados dia sim, dia não e os mistos – aqueles que têm raiz oleosa e pontas secas – devem seguir os passos dos oleosos.

Hora de secar
O ideal é tirar a maior quantidade de umidade que conseguir com as mãos. Depois, passe a toalha suavemente nos fios, sem colocar força nem agressividade nos movimentos.


Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

SAÚDE - DIABETES

DIABETES E PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL
http://saudebucal.terra.com.br/condicoes_diabetes.html

Existe uma ligação entre as doenças gengivais e diabetes?

Dos 21 milhões de americanos que têm diabetes, muitos podem ficar surpresos com uma inesperada complicação associada com esta condição. 1A, 2 Pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles com diabetes, somando as doenças gengivais a uma lista de outras complicações associadas com diabetes, tais como doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (derrame cerebral) e doenças renais.3

Existe uma via de mão dupla?

Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla.4A Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.4A,4B

Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas)5,6

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.6

O Surgeon General´s Report on Oral Health afirma que uma boa saúde bucal é parte integrante da saúde geral.7 Por isso, escove os dentes, use fio dental e consulte o dentista regularmente.8A

Por ser diabético corro um risco maior de ter problemas com os dentes?

Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, você tem maior chance de desenvolver gengivite e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabete. Como todas as infecções, a gengivite pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e torna a diabete mais difícil de ser controlada.

Outros problemas bucais relacionados com a diabete são: candidíase (sapinho- uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.

Como evitar problemas dentários associados com a diabete?

Em primeiro lugar, o mais importante é você controlar o nível de glicose no sangue. Em seguida, cuide bem dos seus dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses.9B,8A

Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente.9B,8A

O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.10B

Que posso esperar das minhas consultas com o dentista? Devo contar a ele que tenho diabete?

As pessoas que têm diabetes necessitam cuidados especiais e seu dentista está preparado para ajudá-lo.9C

Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando.9C

Exceto em caso de emergência, não se submeta a qualquer procedimento dentário se o açúcar no sangue não estiver bem controlado.9C

Referências

1 American Diabetes Association. Total Prevalence of Diabetes and Pre-Diabetes. Available at http://www.diabetes.org/diabetes-statistics/prevalence.jsp. Accessed February 29, 2008.

2 American Diabetes Association. Complications of Diabetes in the United States.Available at http://www.diabetes.org/diabetes-statistics/complications.jsp. Accessed February 20, 2008.

3 American Diabetes Association. Type 2 Diabetes Complications. Available at http:www.diabetes.org/type-2-diabetes/complications.jsp. Accessed August 29, 2007.

4 Mealey, BL. Periodontal disease and diabetes: A two-way street. Journal of the American Dental Association. October 2006.

5 American Academy of Periodontology: Periodontal (Gum) Diseases Available at http://www.perio.org/consumer/2a.html. Accessed January 10, 2008.

6 Garcia RI, Henshaw MM, and Krall EA. Relationship between periodontal disease and systemic health. Periodontology 2000. 2001;25:21-36.

7 National Institutes of Health. Oral Health in America: A Report of the Surgeon General. Available at: http://www2.nidcr.nih.gov/sgr/sgrohweb/welcome.htm. Accessed March 12, 2008.

8 American Dental Association. Cleaning Your Teeth and Gums. Available at http://ada.org/public/topics/cleaning.asp. Accessed December 12, 2007.

9 National Institutes of Health. Prevent Diabetes Problems - Keep your teeth and gums healthy. Available at: http://diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/complications_teeth/index.htm. Accessed March 18, 2008.

10 National Institutes of Health. Diabetes: Dental Tips. Available at: http://www.nidcr.nih.gov/HealthInformation/DiseasesAndConditions/DiabetesAndOralHealth/DiabetesDentalTips.htm. Accessed March 18, 2008.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MODA - PULSEIRAS

http://divadiz.com/2011/05/05/pulseiras-e-mix-de-pulseiras-na-moda-inverno-2011/
DIVA DIZ

Pulseiras e Mix de Pulseiras na Moda Inverno 2011

05mai 13:08

MIX DE PULSEIRAS MODA INVERNO 2011 thumb Pulseiras e Mix de  Pulseiras na Moda Inverno 2011

Já faz um tempinho que as pulseiras, maxi pulseiras e braceletes caíram no gosto feminino, viraram tendência e têm passado de uma estação para outra, sempre como hit. O mais legal dessa nova fashiomania é que ela tem gerado composições cada vez mais interessantes. Confira!

Leighton Meester

Leighton Meester thumb Pulseiras e Mix de Pulseiras na Moda  Inverno 2011

Uma das últimas tendências lá fora é o uso de pulseiras ou braceletes por cima das mangas de uma roupa (pode ser por cima de uma manga só também).

Na foto acima temos Leighton Meester fazendo uso da tendência em um look de festa, mas ela também pode ser usada em looks básicos. Imagine as mangas de um look básico e neutro pontuadas com uma sobreposição de pulseiras coloridas. Um “como usar” bem interessante, né?

Blake Lively

Blake Lively thumb Pulseiras e Mix de Pulseiras na Moda Inverno  2011

Na foto acima temos um mix de pulseiras, tendência que já está bastante em alta aqui no Brasil. A mistura de materiais, cores, épocas e estilos é o grande tchan da composição.

A dica é ser criativa e não ter medo de misturar dourado com prateado, moderno com vintage, enfim, as diferenças podem criar belos mix. O mix de pulseiras da imagem é de Blake Lively.

Como Usar Pulseiras e Mix de Pulseiras:

  • As pulseiras são perfeitas para mulheres com formato de corpo triangulo invertido, já que desviam atenção para a parte inferior do look;
  • Mulheres com formato de corpo triangular devem apostar na tendência com moderação, ou seja, não é uma boa ideia o uso de maxi pulseiras;
  • As baixinhas devem optar por pulseiras mais finas na hora de compor um mix. As maxi pulseiras não são uma boa opção, pois encurtam a silhueta.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011

14 de fevereiro de 2011 · Destaque


Ano  Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011; clique aqui para acessar a  página oficial do AnoUm ano dedicado aos afrodescendentes

“Este Ano Internacional oferece uma oportunidade única para redobrar nossos esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana em toda parte.”
(Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos)

Estima-se que 150 milhões de pessoas que se identificam como sendo de ascendência africana vivem na América Latina e no Caribe. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano. Ao proclamar o Ano Internacional, a comunidade internacional está reconhecendo que as pessoas de ascendência africana representam um setor específico da sociedade, cujos direitos humanos devem ser promovidos e protegidos.

As pessoas de ascendência africana são reconhecidas na Declaração e no Programa de Ação de Durban1 como um grupo de vítimas específicas que continuam sofrendo discriminação, como legado histórico do comércio transatlântico de escravos. Mesmo afrodescendentes que não são descendentes diretos dos escravos enfrentam o racismo e a discriminação que ainda hoje persistem, gerações depois do comércio de escravos.

Para corrigir os erros do passado

“Este é o ano para reconhecer o papel das pessoas de ascendência africana no desenvolvimento global e para discutir a justiça para atos discriminatórios correntes e passados que levaram à situação de hoje”
(Mirjana Najcevska, Presidente do Grupo de Trabalho das Nações Unidas de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana)

O racismo obsceno que foi a base do comércio de escravos e da colonização ainda ressoa hoje. Ele se manifesta de diversas maneiras, às vezes sutilmente, às vezes inconscientemente, como preconceito contra as pessoas com pele mais escura.

Para encontrar formas de combater o racismo, a ex-Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos criou o Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana, encarregado de recomendar medidas para promover a igualdade de direitos e oportunidades. Foi criado em 2001 para analisar a situação e as condições de africanos e pessoas de ascendência africana, a fim de enfrentar a discriminação que elas sofrem.

O Grupo de Trabalho concluiu que alguns dos mais importantes desafios que enfrentam as pessoas de ascendência africana dizem respeito à administração da justiça e seu acesso à educação, emprego, saúde e habitação.

Em alguns países, embora possam ser uma minoria, as pessoas de ascendência africana constituem uma parte da população carcerária desproporcionalmente alta percentagem e recebem sentenças mais duras do que os da etnia predominante. O enquadramento racial2 – que resulta na sistemática segmentação de pessoas de ascendência africana por policiais – criou e perpetuou grave estigmatização e estereótipos dos afrodescendentes como dotados de uma propensão à criminalidade.

Em muitos países com grande população de afrodescendentes, este setor da sociedade tem menos acesso e níveis mais baixos de educação. As evidências mostram que, quando as pessoas de ascendência africana têm maior acesso à educação, participam de forma mais igualitária em todos os aspectos políticos, econômicos e culturais da sociedade, bem como no avanço e no desenvolvimento econômico de seus países. Da mesma forma, elas encontram-se em melhores condições para defender seus próprios interesses.

Povos  Afrodescendentes no Chile. Foto: ACNUDH.

Povos Afrodescendentes no Chile. Foto: ACNUDH.

O Grupo de Trabalho também constatou que os afrodescendentes sofrem de desemprego em um nível mais elevado do que outros setores das sociedades em que vivem e de acesso restrito à saúde e à habitação, muitas vezes devido à discriminação estrutural que está incorporada dentro de suas sociedades.

O Grupo de Trabalho salienta que a coleta de dados desagregados sobre a base da etnia é um aspecto importante de abordagem dos direitos humanos de afrodescendentes. As políticas de governo para combater o racismo e a discriminação não podem ser corretamente formuladas, muito menos aplicadas, se essa informação não estiver disponível.

A Campanha Global

Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos“O Ano Internacional deve se tornar um marco na campanha em curso para promover os direitos das pessoas de ascendência africana. Merece ser acompanhada de atividades que estimulem a imaginação, aprimorem nossa compreensão da situação das pessoas de ascendência africana e seja um catalisador para uma mudança real e positiva na vida diária de milhões de pessoas ao redor do mundo.”
(Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos)

A Assembleia Geral da ONU proclamou 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes3, citando a necessidade de fortalecer as ações nacionais e a cooperação internacional e regional para assegurar que as pessoas de ascendência africana gozem plenamente de direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos. O Ano visa ainda promover a integração de pessoas de ascendência africana em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da sociedade, e promover maior conhecimento e respeito pela sua herança e cultura diversificadas. O Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes foi lançado no Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O principal objetivo do Ano é aumentar a consciência dos desafios que as pessoas de ascendência africana enfrentam. Espera-se que o Ano promova discussões com vários parceiros, e que estes proponham soluções para a questão.

Durante 2011, diversos eventos internacionais serão realizados. Em 2 de março, em Genebra (Suíça), um painel de discussão com a participação dos Estados-Membros e da sociedade civil abordará as questões de direitos humanos das pessoas de ascendência africana durante a Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Nesta mesma semana, em 7 de março, uma rodada de discussões será realizada pelo Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial, também em Genebra. Essas discussões servirão para aumentar a conscientização sobre as causas e consequências da discriminação contra as pessoas de ascendência africana e promover a visibilidade de seus diversificados patrimônio e cultura.

Também em março, o Grupo de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana vai discutir formas de contextualizar o Ano Internacional, ilustrando o porquê de sua necessidade. Esta reunião será realizada em Genebra de 28 de março a 1º de abril. O Ano Internacional será encerrado com a convocação de um debate de alto nível sobre as conquistas das metas e dos objetivos do Ano, realizado em Nova York em setembro, durante a sessão ordinária da Assembleia Geral da ONU.

Uma coalizão de organizações da sociedade civil criada para promover o Ano realizará memoriais, seminários, eventos culturais e outras atividades ao redor do mundo para sensibilizar a opinião pública sobre a contribuição dos descendentes de africanos ao patrimônio mundial, identificando os obstáculos que ainda precisam ser superados. Todos, e em particular as próprias pessoas de ascendência africana, são encorajados a realizar atividades para contribuir para o sucesso do Ano.

A resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Ano Internacional também incentiva os Estados-Membros e todos os doadores relevantes a contribuir com fundos para as atividades durante o ano.

Visite a página do Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana clicando aqui.

Abaixo, assista à mensagem de Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, em 21 de março de 2011:

Sobre o Escritório de Direitos Humanos da ONU

Escritório de Direitos  Humanos da ONU (ACNUDH)O Escritório de Direitos Humanos da ONU, que faz parte do Secretariado da ONU, cumpre o mandato único de promover e proteger todos os direitos humanos. Sediado em Genebra, também está presente em 50 países.

Chefiado pela Alta Comissária dos Direitos Humanos, cargo criado pela Assembleia Geral em 1993 para liderar os esforços da ONU em direitos humanos, age com base no mandato dado pela comunidade internacional para proteger e defender os direitos humanos universais. Para obter mais informações, visite www.ohchr.org e www.acnudh.org

Acesse a resolução da Assembleia Geral que proclama 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes:

Abaixo, vídeo do lançamento do Ano (em inglês), informações em português aqui:

quarta-feira, 11 de maio de 2011

BELEZA - CABELOS - APLIQUES

Quarta, 11 de maio de 2011, 08h21

Megahair: desvende o segredo dos looks das famosas

Michelle Achkar
Xan/Divulgação

O cabeleireiro Flávio Priscott com a atriz Aparecida Petrowky que usa extensão capilar
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Uma franja crescida que está cobrindo os olhos, um corte que não caiu muito bem ou apenas vontade de mudar o visual. Em vez de esperar meses para os fios crescerem, disfarçando com presilhas e elásticos, uma opção é fazer como as famosas que recorrem às extensões capilares para uma mudança radical.

» Veja fotos de famosas com megahair
» Entenda como funcionam as técnicas de megahair
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia
» Você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Aprenda a tratar

Conhecidas popularmente como megahair, as técnicas são diversas e a escolha depende da preferência do cabeleireiro, da condição dos fios e do resultado esperado. A maioria das versões é feita com cabelo humano, mas há também opções de fios sintéticos, com resultado menos natural.

Grande parte das atrizes e personalidades usa extensões feitas à base de cola de silicone ou queratina, mas existem outras maneiras de alongar como tranças, nós, elásticos, costura, laser e até o uso de uma peruca de silicone com os fios aplicados nela, o chamado microlook.

A aplicação é demorada e é necessário fazer manutenção entre um e quatro meses, dependendo do método usado. O valor também é salgado: começa em torno de R$ 600 e pode passar dos R$ 10 mil.

Todos os tipos de cabelos podem receber extensões, não importa volume ou se são lisos ou grossos. Fios na altura do nariz, pelo menos, garantem resultado mais natural. "Se o cabelo for curto, o profissional pode aplicar mechas longas, crespas, onduladas, louras, ruivas ou da cor que quiser. Por exemplo, um cabelo de 4 a 5cm pode se tornar ondulado, cacheado, crespo", afirmou Flávio Priscott, cabeleireiro do Rio de Janeiro que atende famosas como Ivete Sangalo, Isis Valverde, Mayana Moura, Leticia Sabatella entre outras.

Já se os fios estão mais longos, é necessário levar em conta as características da pessoa. É necessário que o profissional busque fios com tom e tipo mais próximos aos naturais e sugira à cliente qual o tamanho adequado. "Cada mulher tem e precisa de um tamanho de fio diferente dependendo de qual for seu desejo", disse. Os cuidados com os cabelos aplicados são os mesmos para os fios naturais, como lavagem, cremes protetores, leave-in, hidratações periódicas no salão, e dá para mudar o penteado usando secador, difusor, baby liss, chapinha. Mesmo usando extensões, dá para cortar, aumentar, diminuir, aplicar alguma linhas a mais, fazer uma franja.

Conheça quais as principais técnicas de alongamento e também quais famosas recorrem ao megahair nos links acima.

Ponto a Ponto Ideias


http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI5122171-EI7590,00-Megahair+desvende+o+segredo+dos+looks+das+famosas.html

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SAUDE - ALIMENTAÇÃO

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13193-Conheca-os-alimentos-amigos-da-concentracao-e-da-memoria.htm

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Alguns nutrientes protegem o cérebro e ajudam os neurônios trabalharem melhor

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto

por Carolina Gonçalves

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. "O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição", explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Confira a seguir quais são os alimentos que protegem o seu cérebro.

  • glicose - Foto Getty Images
  • zinco - Foto Getty Images
  • selênio - Foto Getty Images
  • Ferro - Foto Getty Images
  • Fósforo - Foto Getty Images
  • Vitamina E - Foto Getty Images
  • Vitamina C - Foto Getty Images
  • Vitamina B1 - Foto Getty Images
  • Vitamina B3 - Foto Getty Images
  • Vitamina B6 - Foto Getty Images
  • Vitamina B12 - Foto Getty Images
  • Fisetina - Foto Getty Images
  • Ômega3 - Foto Getty Images
  • Carboidratos complexos - Foto Getty Images
  • Cafeína - Foto Getty Images

Zoom 1 de 15

Glicose: "A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais", diz o nutrólogo Roberto Navarro. A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SAÚDE - SONO

Vida e Saúde » Vida e Saúde

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5106426-EI16557,00-Dormir+muito+ou+pouco+pode+envelhecer+o+cerebro.html

Dormir muito ou pouco pode envelhecer o cérebro

Dormir demais ou de menos prejudica o cérebro. Foto: Getty Images

Quantidade de sono está relacionada ao envelhecimento cerebral
Foto: Getty Images

Patricia Zwipp

O sono realmente tem papel fundamental na saúde. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Londres, na Inglaterra, alterações no descanso em um período de cinco anos na meia-idade podem afetar a função cognitiva tempos depois. Dormir mais ou menos do que seis a oito horas tornaria o cérebro até sete anos mais velho.

O levantamento contou com dados de 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens). Testes padrões verificaram memória, raciocínio, fluência fonêmica, vocabulário, fluência semântica e estado cognitivo global.

Segundo o jornal Daily Mail, a equipe de cientistas constatou que 7% a 8% das pessoas que dormiam muito se saíram pior em todos os itens, com exceção da memória verbal de curto prazo. Um quarto das mulheres e 18% dos homens que descansavam pouco mostraram diminuição da capacidade de raciocínio e vocabulário.

O site Science Daily acrescentou que a quantidade de sono que resultou em melhores pontuações para pessoas do sexo feminino foi de sete horas, seguida por seis horas. No caso do sexo masculino, as habilidades se mostraram semelhantes de seis a oito horas, sendo que menos ou mais tempo esteve relacionado com resultados piores. A publicação Sleep divulgou os dados.

SAÚDE - Veganos