sexta-feira, 20 de maio de 2011

BELEZA - CABELOS

Como lavar o cabelo com perfeição

De tão cotidiana, lavar o cabelo é uma daquelas tarefas que todo mundo acredita executar com perfeição. Mas não é bem assim. A lavagem perfeita – aquela que complementa de fato os cuidados com os fios, deixando-os limpos e hidratados – é muito mais que passar o xampu e o condicionador. Confira as dicas da professora de visagismo da Universidade Cruzeiro do Sul, Letícia Chaves, e acabe com alguns mitos.

Espuma não é sinônimo de xampu bom
Segundo a especialista, não é a espuma que limpa os fios e sim outros ativos do produto. Portanto, a quantidade de espuma que ele faz não tem relação com sua qualidade.

Use o xampu certo para o seu cabelo

“Tem que usar o xampu destinado para o seu tipo de cabelo. O ideal é seguir mesmo o que está no rótulo e não inventar. Se o seu cabelo é quimicamente tratado, use produtos específicos, pois o que não for adequado – como os de limpeza profunda, por exemplo – são mais agressivos e vão tirar a resistência do cabelo. Parece uma dica boba, mas tem muita gente que erra nisso”, diz a professora.

Quantidade não é qualidade
Letícia diz que não é preciso colocar muito xampu na hora da lavagem e ensina a quantidade ideal: “O equivalente a uma moeda de um real, no geral, basta. Mas o ideal é passar o xampu duas vezes por lavagem”, fala. Essa recomendação vale principalmente para quem mora em grandes centros urbanos. “Tem muita poluição, que suja bastante o cabelo. Sem contar que as mulheres também estão sempre passando a mão nos fios”.

Enxágue com abundância
Depois de enxaguar bem, pressione os dedos em uma mecha de cabelo e deslize-os sobre ela. Quando você sentir os dedos deslizando e ouvir um barulhinho agudo, isso significa que o cabelo está 100% limpo e pronto para prosseguir a lavagem.

Condicionamento na medida certa
Assim como o xampu, o condicionador deve ser totalmente retirado no enxágue. Do contrário, ele pode causar doenças no couro cabeludo, como a seborreia.

Periodicidade
Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas o condicionador deve passar bem longe da raiz. No caso dos fios secos, lavar três vezes por semana é o suficiente e o condicionador deve ser aplicado também no comprimento. Já os cabelos normais podem ser lavados dia sim, dia não e os mistos – aqueles que têm raiz oleosa e pontas secas – devem seguir os passos dos oleosos.

Hora de secar
O ideal é tirar a maior quantidade de umidade que conseguir com as mãos. Depois, passe a toalha suavemente nos fios, sem colocar força nem agressividade nos movimentos.


Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário