quarta-feira, 15 de junho de 2011

BELEZA - JOELHOS E COTOVELOS

Cuide bem de joelhos e cotovelos

http://suapele.terra.com.br/interna2.php?id_conteudo=527&pagina=3
Joelhos e cotovelos precisam de hidratação constante para evitar descamação e ressecamento
Divulgação

Propensos ao ressecamento, essas regiões precisam de cuidados intensos no frio

Não é novidade que os cuidados com a hidratação devem ser intensos durante a temporada de baixas temperaturas. Mas o que muita gente acaba esquecendo é que ela precisa ser ainda mais forte nos cotovelos e joelhos.

“A pele dos joelhos e cotovelos é muito mais queratinizada, devido ao movimento intenso das articulações e também a fricção com a roupa, com tendência a descamação e ressecamento, exigindo portando lubrificação e hidratação constante”, explica Flavia Sternberg, médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Unifesp.

Para manter as áreas constantemente lubrificadas e hidratadas, os cuidados devem começar no banho. “As áreas devem ser massageadas com ducha vegetal e, de preferência, um sabonete líquido com maior ação emoliente”, diz a médica.

A hidratação pós-banho deve ser feita com produtos que contenham em sua formulação óleos vegetais de alto poder lubrificante. Os óleos de gergelim e de semente de uva são bons exemplos. Hidratantes com pantenol e vitamina A, compostos que recuperam a proteção natural da pele e trabalham na regeneração das células, também são recomendados.

“Outra medida bastante eficaz no tratamento dos cotovelos e joelhos é a esfoliação semanal. Uma boa receita caseira, e bastante simples, é misturar sal e mel até obter uma consistência arenosa. Aplique rigorosamente na região, em movimentos circulares, e enxágue”, ensina Flávia.

Receita para hidratar joelhos e cotovelos
Ingredientes
1 colher (de sopa) de aveia em farelo
3/4 de xícara de leite de soja
1 colher (de sobremesa) de mel

Modo de preparo
Misture a aveia com o leite de soja e aqueça o fogo. Acrescente o mel e mexa até obter a consistência de um marshmallow. Aplique o creme sobre os cotovelos de maneira que fique uma camada grossa. Proteja o local com película transparente e deixe agir por 5 minutos. Retire o plástico e, em seguida, remova o creme que ficou com água.



Da Latta
Especial para o Terra

NOTA DO AFRO N`ZINGA - O período da seca em Brasília é cruel para estas áreas do corpo, devemos redobrar o cuidado na hidratação dos cotovelos e joelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário