quarta-feira, 22 de junho de 2011

SAÚDE - CALORIAS

Diet, Light ou Zero

Saiba a diferença entre eles e corte calorias

http://alimentacao.terra.com.br/noticias/bem-estar-e-saude-3/diet-light-ou-zero-278


Para quem deseja perder peso é duro constatar, depois de um longo período de restrições rigorosas, que o tão esperado resultado não apareceu. Uma das razões é que a maioria faz dieta por conta própria, escolhendo às vezes alimentos que mais atrapalham do que ajudam. Um caso comum é a confusão feita entre os produtos diet, light e zero.


Ao contrário do que boa parte dos consumidores pensa, o rótulo diet não é sinônimo de item indicado para quem quer emagrecer. Até existem alimentos diet, sem açúcar, que oferecem menos calorias também. Mas isso nem de longe é uma regra. “Há os que compensam a falta de açúcar com a adição de gordura, para conservar sua consistência e sabor, como o chocolate e o sorvete cremoso. Não servem, portanto, para quem deseja controlar o peso”, diz a nutricionista Maria Carolina Pedrosa, de São Paulo.


O diet, inclusive, não necessariamente tem a ver apenas com a ausência de açúcar, podendo estar relacionado à retirada de outros ingredientes como glúten, sódio, colesterol ou gordura, como a especialista enumera. “Para o consumidor que tem restrições alimentares saber o que pode levar para casa no supermercado, é preciso examinar com atenção as informações da embalagem”, recomenda Maria Carolina.


O rótulo diet, enfim, refere-se a restrições e necessidades muito variáveis. É o caso do açúcar, que deve ser evitado no cardápio de quem tem diabetes, ou do sódio, no de hipertensos. Se a sua dieta, porém, não exige o controle no consumo de determinado nutriente, você não ganha nada em incluir alimentos dietéticos no cardápio.


Menos calorias? Light.


Alimentos light são os que apresentam não ausência, mas uma redução de até 25% na quantidade alguma substância calórica da fórmula, como açúcares e gorduras, na comparação com a versão convencional. Portanto, ele sim é indicado para quem deseja perder peso.


Os produtos zero, por sua vez, assemelham-se aos produtos diet. Ou seja, dispensam também alguma das substâncias da fórmula na comparação com o item convencional, mas só ajudam a emagrecer se a porção do ingrediente reduzida na composição do produto também diminuir valores calóricos.


A diferença sempre estará no rótulo, portanto a recomendação vale para todos os casos.


Veja abaixo uma gostosa receita light, para os lanchinhos da manhã ou da tarde (aproveitamos a dica do site da Danone).


Batida refrescante


Ingredientes:


- 4 talos de hortelã lavados
- 4 talos de manjericão lavados
- 2 xícaras (chá) de bebida láctea fermentada light (400 ml)

Preparo: Coloque a hortelã e o manjericão em uma chaleira com 1 xícara (chá) de água (200 ml). Ferva em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar, coe e misture com o iogurte.


Rendimento: 2 porções


Tempo de Preparo: 10 minutos


Dica: para intensificar a cor e o sabor das ervas, bata no liquidificador as folhas de hortelã e do manjericão junto com o iogurte.


Custom Editora
Especial para o Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário