sábado, 16 de novembro de 2013

Como evitar varizes e reduzir inchaço nas pernas

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/meias-de-compressao-podem-evitar-varizes-e-reduzir-inchaco-nas-pernas.html


Meias de compressão podem evitar

 

 varizes e reduzir inchaço nas pernas

 

No entanto, a indicação do uso dessas meias deve ser feita por um médico.
Para melhorar circulação nas pernas, é importante também fazer exercício.

Do G1, em São Paulo
29 comentários
Quando você tira os sapatos no fim do dia, suas pernas ficam com as marcas das meias? Essa situação é bastante comum e pode significar um inchaço, que é o resultado da falta de retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue subir e chegar ao coração.
Como explicou o cirurgião vascular Pedro Puech no Bem Estar desta quinta-feira (14), as pernas podem inchar por vários motivos, como problemas cardíacos ou renais, obesidade e principalmente por causa da dificuldade de bombeamento de sangue na panturrilha.
Segundo o ginecologista José Bento, alterações hormonais também podem aumentar o risco de varizes e inchaço nas pernas e, por isso, esses problemas são mais comuns nas mulheres. No entanto, para quem tem tendência, existem alguns fatores que podem diminuir o inchaço e até prevenir varizes, como as meias de compressão.
O ideal, porém, é comprar a meia apenas com a indicação médica e em lojas especializadas, que medem a circunferência do tornozelo, da panturrilha e das coxas. De maneira geral, a meia de compressão suave é usada para prevenir problemas como varizes e vasinhos; a média é indicada para quem já tem varizes ou trombose; já a meia de alta compressão ajuda a tratar inchaços muito fortes ou problemas linfáticos mais graves.
Além do uso da meia, atividade física, dieta com pouco sal e drenagem linfática também podem diminuir o inchaço nas pernas. O cirurgião acrescenta ainda que colocar as pernas para cima e movimentar a panturrilha caso o paciente fique muito tempo sentado ou em pé também são bons hábitos.
arte bem estar roupas de compressão (Foto: arte / G1)
Outros fatores que podem contribuir para o inchaço são a menstruação, que aumenta o estrogênio e diminui a eliminação de líquido pelos rins, e também a gravidez.
Segundo o ginecologista José Bento, além do inchaço, a grávida tem tendência também a ter varizes durante a gestação por causa da dificuldade do retorno do sangue para o coração.
Por isso, a dica do ginecologista para as grávidas é também usar a meia elástica, que ajuda a diminuir esse inchaço. Elas podem incomodar e esquentar, mas segundo o médico, são importantes para a saúde. Na reportagem da série 'Enquanto espero', o médico alertou também para o uso dos sapatos durante a gestação, que devem ser de salto baixo e confortáveis (confira no vídeo acima).
Vasinhos e Varizes (Foto: Arte/G1)
Dor na coluna
O Carnaval está chegando e muita gente já está se preparando para desfilar nas avenidas.
A repórter Natália Ariede foi a um ensaio em São Paulo e mostrou que muitas pessoas costumam sentir dores na hora de dançar. No caso da aposentada Raquel Custódio de Oliveira e da atendente Magna Carvalho, que são sedentárias e costumam fazer exercício só durante o Carnaval, a dor na coluna é o maior problema.
Com a ajuda de uma fisioterapeuta e do fisiatra João Amadera, elas começaram a tratar a dor. A Raquel fez uma infiltração, que é a aplicação de uma agulha na articulação com anti-inflamatório. Já a Magna teve que melhorar a postura para eliminar as dores, como mostrou a reportagem (veja no vídeo acima).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário