Afro N`Zinga Cabelo & Arte

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MODA - ESTILO MODERNO



Postado por Unknown às 19:40 Nenhum comentário:

ALIMENTOS E SAÚDE




Postado por Unknown às 19:39 Nenhum comentário:

SAÚDE NOS ALIMENTOS




Postado por Unknown às 19:38 Nenhum comentário:

CABELOS CACHEADOS - APLIQUE




Postado por Unknown às 19:37 Nenhum comentário:

LOOK MODERNO - XADREZ




Postado por Unknown às 19:35 Nenhum comentário:

BELEZA PERIGOSA: COSMÉTICOS


http://consumidormoderno.uol.com.br/na-pele-do-consumidor/beleza-perigosa-identifique-os-toxicos-dos-cosmeticos


Beleza perigosa: identifique os tóxicos dos cosméticos
Qui, 08 de Novembro de 2012 11:19 Paula Furlan Na Pele do Consumidor
E-mailImprimirPDF

 
0
inShare
 
Nas últimas duas décadas, o setor de cosméticos no Brasil cresceu aproximadamente 10 % ao ano, com mais de 1.700 empresas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, dividindo espaço nas prateleiras das farmácias e drogarias para disputar a preferência do consumidor. Os cremes rejuvenescedores são um dos produtos mais procurados, até mesmo devido ao forte apelo que eles possuem, pois prometem cada vez mais benefícios e em pouco tempo.

Em contrapartida da grande variedade de produtos e promessas, o consumidor pode ficar confuso e não saber escolher o melhor produto. É aí que mora o perigo. Para a Dra. Anelise H. Leite Taleb, Farmacêutica e Consultora Técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação, muitos desses produtos podem conter ingredientes potencialmente perigosos para a saúde, cientificamente comprovados. "São ativos que, quando em contato diário com o corpo, podem provocar desde irritações e alergias cutâneas, até mesmo doenças mais graves, como o câncer", alerta Anelise.

Um das maneiras para tentar fugir dessa enxurrada de ativos noviços à saúde é conhecer um pouco desses ingredientes e optar pela prescrição, quer dizer, produto manipulado e personalizado. "No manipulado, é possível inserir ativos naturais e seguros, fugindo da composição padrão dos industrializados. Além disso, o manipulado oferece outros benefícios. Numa mesma fórmula, por exemplo, pode-se tratar dois ou mais problemas como, por exemplo, envelhecimento, desidratação e manchas", lembra a farmacêutica.

Veja a seguir, alguns dos ingredientes mais perigosos:

Conservantes Liberadores de Formol

Muitos cosméticos utilizam na formulação algum tipo de conservante que libera formol na pele. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria, e publicado no periódico "Experimental Dermatology", em maio de 2004, revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. Para a segurança do consumidor, é bom observar cuidadosamente os rótulos, procurando as seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.

Óleo Mineral e Outros Derivados do Petróleo

Os óleos minerais estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido a sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso é devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos "American Journal of Industrial Medicine" (Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, Los Angeles, CA outubro de 2005), "Contact Dermatitis" (Departamento de Dermatologia, Nagoya City University Medical School, Japão, abril de 1989) e "Regulatory Toxicology and Pharmacology" (outubro de 2003). Procure no rótulo palavras como: paraffin oil e mineral oil.

Parabenos

Um estudo realizado na Universidade de Reading, Reino Unido, e publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, os parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem um hormônio feminino: o estrógeno. O mercado possui conservantes naturais ou mais modernos que demonstraram segurança, permitindo aos formuladores o desenvolvimento de produtos mais seguros. Os parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) devem ser reavaliados, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o seu uso nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Propilenoglicol: Risco de alergias
O propilenoglicol é um produto utilizado como diluente de outras substâncias, usado em uma ampla variedade de cosméticos. O perigo no seu uso está ligado aos problemas de pele como alergias e irritações. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha, e publicado no periódico "Contact Dermatitis", em novembro de 2005, confirmou o potencial sensibilizante (potencial para causar alergias) do propilenoglicol, confirmado também pelo Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão, e publicado no periódico "International Journal of Dermatology", também em 2005. Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.

Ureia
Um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos é a ureia, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. Mas vale lembrar que a ureia é proibida para mulheres grávidas, pois a ureia penetra profundamente na pele e tem a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, ocasionando graves consequências ao bebê. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição ureia em dosagens maiores que 3%, ele deve conter no rótulo o seguinte alerta: "Não Utilizar Durante a Gravidez". A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de ureia.

Leia mais:
Cosméticos acumulam quase 2,5 kg de química no organismo por ano
Esmaltes: amigos ou inimigos das suas unhas?
Levar kit próprio para fazer as unhas no salão evita doenças
Postado por Unknown às 19:33 Nenhum comentário:

ANVISA SUSPENDE VENDA DE REMÉDIO E COSMÉTICOS

http://noticias.terra.com.br/brasil/anvisa-suspende-venda-de-remedio-e-cosmeticos-por-irregularidades,db6e27251c21d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


26 de Fevereiro de 2013•15h55 • atualizado às 16h00

Anvisa suspende venda de remédio e cosméticos por irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e do comércio em todo o território nacional do medicamento Diurisa, fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios Ltda, de São Paulo. Além de proibir a comercialização e o uso, a Anvisa determinou que a empresa recolha o produto do mercado.
Segundo a Anvisa, a suspensão ocorreu após análise que identificou a alteração do dissolvente, da embalagem e da fórmula do Diurisa sem a devida autorização. De acordo com a bula, o Diurisa promove um aumento na eliminação de água e sódio pelo rim e é indicado para reduzir inchaços de origem circulatória, renal e hepática.
A Anvisa também determinou a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, de produtos cosméticos como o gel modelador capilar fixação forte Vita Capili, fabricado pela empresa Muriel do Brasil Indústria de Cosmético Ltda, por apresentar desvio de qualidade. A mesma sanção foi dada a todos os produtos para saúde e cosméticos das marcas Mei-Cha e Fujii, incluindo aqueles comercializados pela empresa Kaecha Cosmética Ltda, por não estarem regularizados na Anvisa.
Devido à presença de ácido acético na formulação do produto, que está na lista de substâncias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes da Anvisa, a empresa Essencialle Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda, de Varginha (MG), terá de fazer o recolhimento voluntário do produto Active Hair, marca Concept Profissional, lote nº 100299310, validade em 09/09/2013.
Sem autorização de funcionamento, a Anvisa determinou a apreensão e inutilização, bem como proibiu a divulgação de todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Iracema Batista Regis ME, de Barreiras (BA).
Por comercializar produtos sem registro no seu país sede e por apresentar falhas no sistema de gerenciamento e práticas de distribuição de produtos médicos, a Anvisa determinou a suspensão da importação, distribuição, comercialização e do uso de qualquer produto fabricado pela empresa Ind Diagnostics Inc, do Canadá.
A Anvisa determinou ainda a suspensão da distribuição, do comércio e do uso do produto Creme Alisante - Salon Line Professional, registro nº. 2.2959.0155.001-09, lote 0076661, data de validade 11/2014, fabricado por Devintex Cosméticos Ltda., de São Paulo, por desvio de qualidade.
A agência determinou a suspensão da importação, fabricação, distribuição, do comércio e do uso de todos os produtos da empresa Laborkit Indústria e Comércio Ltda, por terem sido importados irregularmente e terem registros de produção nacional.
Agência Brasil



Postado por Unknown às 06:40 Nenhum comentário:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MODA - LOOK MODERNO - TECIDO AFRICANO




Postado por Unknown às 13:10 3 comentários:

MODA - ACESSÓRIOS





Postado por Unknown às 13:09 Nenhum comentário:

MODA - LOOK MODERNO



Postado por Unknown às 13:08 Nenhum comentário:

MODA - LOOK MODERNO




Postado por Unknown às 13:07 Nenhum comentário:

MODA - BELEZA



Postado por Unknown às 13:06 Nenhum comentário:

TRANÇAS - PENTEADO MODERNO




Postado por Unknown às 13:05 2 comentários:

MODA - LOOK MODERNO



Postado por Unknown às 13:04 Nenhum comentário:

EDUCAÇÃO PELO MUNDO



Postado por Unknown às 13:04 Um comentário:

UNHAS - COMO PINTAR




Postado por Unknown às 13:03 Nenhum comentário:

TRANÇAS - PENTEADOS MODERNOS



Postado por Unknown às 13:02 Nenhum comentário:

MODA - LOOK MODERNO




Postado por Unknown às 13:01 Nenhum comentário:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O MAPA DOS PÉS

Postado por Unknown às 18:32 Nenhum comentário:

sábado, 16 de fevereiro de 2013

LEI NR 10.639/2003 - AÇÃO NO STF

http://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa


Sobre a Lei nº 10.639/03: “Com a omissão da presidenta Dilma, vamos propor essa ação no STF- diz Adami”.

  • email E-mail
  • mais Mais...

A história do negro ainda está na periferia da história das terras de Cabral. Cabe a presidenta do Brasil Dilma Roussef , com a energia que lhe é peculiar, respeitar as normas da Lei nº 10.639/03 e estabelecer a política da pedagogia antirracista nas salas de aulas. Se uma presidenta não respeita uma lei quem o fará?
Instituto cobra cumprimento de lei para educação étnico-racial no STF
Ação será protocolada pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental contra governo federal e a presidenta Dilma Rousseff por não fiscalizar e exigir a criação de disciplinas sobre o tema nem formação de professores.

Após completar uma década de aprovação, a Lei nº 10.639 não conseguiu garantir que o ensino de história e cultura afro-brasileira faça parte dos currículos da educação básica e da formação dos professores do País. O descumprimento das exigências da lei, agora, se tornará tema de ação a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) vai protocolar um mandado de segurança no tribunal na manhã desta sexta-feira. Na ação, os representantes do instituto pedem suspensão da abertura de novos cursos de graduação e licenciatura destinados a formar profissionais em educação nas instituições públicas; suspensão de repasse de recursos financeiros reservados aos programas de formação para esse tema e mudanças nos critérios de avaliação dos cursos.
Entre os muitos alvos da ação, estão a presidenta Dilma Rousseff; o ministro, o secretário-executivo e o de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o ministro da Controladoria-Geral da União, o procurador federal dos Direitos do Cidadão; reitores de 44 universidades federais e o advogado-Geral da União.
“Estamos cobrando judicialmente tudo o que eles não fizeram antes e encaminhamos a ação para o Supremo Tribunal Federal por conta de um ato omissivo da presidenta da República. Todo o trabalho de pesquisa feito pelo Iara mostra que a implementação da lei é um faz de conta”, afirma Humberto Adami, advogado que representa o instituto.
O advogado explica que o Iara fez um levantamento sobre a situação da aplicação da lei nas escolas e universidades. Há projetos isolados sobre o ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas; as universidades não têm disciplinas específicas para tratar o tema na formação dos professores – quando há, não é obrigatória – e as verbas destinadas ao financiamento dos programas da área são pouco utilizadas.
Antes de decidir entrar com a ação no STF, o instituto pediu providências administrativas ao Ministério da Educação, em novembro do ano passado, “propondo representação por descumprimento da obrigatoriedade do estudo da história da África e dos afro-brasileiros, em relação aos órgãos responsáveis pela formação inicial, continuada, controle, fiscalização e avaliação das Políticas Públicas na estrutura da Educação”.
Sem resposta após 60 dias, o mesmo pedido foi feito à presidenta Dilma Rousseff. Adami diz que, baseado no descumprimento da lei, os autores da ação pediam o mesmo que consta agora no processo judicial: suspensão da abertura de novos cursos de graduação que formam professores; reavaliação dos cursos para diminuir os conceitos de qualidade das instituições que não oferecem a disciplina; suspensão de repasse dos recursos financeiros aos programas de formação e punir os responsáveis por não fiscalizar o cumprimento da lei.
 “Com a omissão da presidenta, vamos propor essa ação. Houve muita verba pública destinada à implementação dessa lei. Foram realizados cursinhos, seminários, festas. Mas, de fato, não se modificou a resistência ao conhecimento da cultura afro-brasileira e do estudo da história dos africanos no Brasil”, afirma ele.
Segundo Adami, a lei provocou mudanças nas escolas – mesmo que não tão numerosas – mas não nas universidades. “É difícil cobrar da escola, que muitas vezes consegue fazer medidas pontuais e que dependem do esforço de muitas pessoas, se as universidades que formam estão do mesmo jeito”, avalia.
Não existe prazo para que os ministros do STF julguem a ação. Mas, para Adami, discutir o tema na Suprema Corte será de grande valia. Na opinião do advogado, uma geração de jovens está sendo prejudicada com a falta do conteúdo debatida nas salas de aulas da educação básica e das universidades.

Fonte: Priscilla Borges - iG Brasília | 15/02/2013 05:00:04
Postado por Unknown às 14:10 Nenhum comentário:

DICA - COQUE COM "RODINHA" - HOW I DO MY HIGH BUN The Essential Upgrades with Galaxy!

Postado por Unknown às 07:54 Nenhum comentário:

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LOOK NIGERIANO




Postado por Unknown às 12:28 Nenhum comentário:

LOOK NIGERIANO




Postado por Unknown às 12:27 Nenhum comentário:

LOOK NIGERIANO




Postado por Unknown às 12:26 Nenhum comentário:

MERCEDES BAPTISTA A criação da identidade Negra na Dança





MERCEDES BAPTISTA
A criação da identidade Negra na Dança

            Paulo Melgaço da Silva Júnior

 LINK PARA DOWNLOAD: http://sdrv.ms/UIZ2sK

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=495753907155426&set=a.299715136759305.77861.278535572210595&type=1&theater



https://skydrive.live.com/?cid=0de066a896716975&id=DE066A896716975!1422&authkey=!AD8h8yTVIAp2qmc


Prefácio

O trabalho de Mercedes Baptista marca uma guinada na dança
afro-brasileira ao imprimir-lhe uma nova consciência de suas origens,
uma linha de pesquisa e uma dimensão criativa própria. Assim
possibilitou-lhe sair dos moldes da simples reprodução e repetição
do folclore. A vida e a postura profissional dessa coreógrafa pioneira
ajudaram a constituir essa nova postura na dança afro-brasileira.
A trajetória pessoal de Mercedes é inseparável de sua atuação como
bailarina e coreógrafa.
       ver mais ....
Postado por Unknown às 11:48 Nenhum comentário:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

LOOK - DESIGN AFRICANO



Postado por Unknown às 06:10 Nenhum comentário:

VESTIDO - TECIDO COM DESIGN AFRICANO



Postado por Unknown às 06:07 Nenhum comentário:

VESTIDO - TECIDO DESIGN AFRICANO




Postado por Unknown às 06:06 Nenhum comentário:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ESTILO INFANTIL



Postado por Unknown às 12:05 Nenhum comentário:

ESTILO MASCULINO



Postado por Unknown às 12:02 Nenhum comentário:

VESTIDO




Postado por Unknown às 12:01 Nenhum comentário:

TRANÇA NAGÔ (RAIZ) emTiaras




Postado por Unknown às 11:41 Nenhum comentário:

TRANÇAS NAGÔ (RAIZ) com aplique




Postado por Unknown às 11:38 2 comentários:

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pesquisa - discriminação racial em anuncios no google

http://oglobo.globo.com/tecnologia/estudo-encontra-discriminacao-racial-em-anuncios-no-google-7488247

hEstudo encontra discriminação racial em anúncios no Google
  • Pesquisa de Harvard mostra que buscas por nomes mais comuns entre negros têm probabilidade 25% maior de gerar publicidade que presume que pessoas batizadas daquela forma já foram presas
O Globo (Email)
Publicado:4/02/13 - 16h10
RIO — Estudo da Universidade Harvard encontrou indícios de discriminação racial em anúncios relacionados a buscas no Google.
De acordo com a pesquisa de Latanya Sweeney, cientista da computação que dá aulas na instituição, buscas por nomes mais comuns entre negros têm probabilidade 25% maior de gerar publicidade que presume que pessoas batizadas daquela forma já foram presas. A estudiosa comparou o resultado com nomes mais usados por brancos.
Os links para anúncios no Google são exibidos de acordo com as palavras buscadas, e os anunciantes participam de um leilão on-line para garantir o direito de associar suas propagandas a elas. A Google também oferece tecnologia que associa anúncios ao conteúdo de outros sites.
A pesquisadora realizou buscas com dezenas de nomes frequentemente associados a cada uma das duas raças. O banco de nomes foi obtido por meio de estudo anterior que analisou a discriminação nos locais de trabalho.
O trabalho concluiu que buscas por nomes predominantemente negros, como Leroy, Kareem e Keisha, resultavam em anúncios que diziam “Preso?”, com link que redireciona para um site especializado em informar histórico criminal. A estudiosa foi surpreendida pela mesma propaganda quando pesquisou seu próprio nome na ferramenta de buscas — Latanya é nome comum entre negros nos EUA, e a pesquisadora é afrodescendente.
Quando a pesquisa era feita com nomes mais usados para batizar brancos, porém, os anúncios gerados promoviam sites de busca de contatos.
O anunciante é um site Instant Checkmate, que oferece informações sobre o passado criminal das pessoas, além de dados sobre histórico de estado civil e de contribuições à caridade. As informações, a página alega, são públicas e disponibilizadas por órgãos do governo.
“Há discriminação na veiculação desses anúncios”, conclui o estudo, acrescentando que a probabilidade de que a associação de nomes mais usados por negros a esses anúncios seja apenas coincidência é inferior a 1%. “Ao lado de notícias sobre atletas colegiais e crianças pode haver um anúncio com o nome do jovem sugerindo que ele já esteve preso.”
A pesquisadora disse ainda que o estudo não pode concluir quem é o culpado pela situação, se a Google, a anunciante ou a própria sociedade.
Em resposta à BBC, a Google disse que a escolha das palavras-chave associadas às propagandas são de escolha dos anunciantes e que a política da companhia combate a veiculação de propagandas com potencial de ofender pessoas, grupos e outras empresas. O Instant Checkmate ainda não se pronunciou publicamente sobre a pesquisa.
O estudo completo pode ser lido neste link (em inglês).


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/estudo-encontra-discriminacao-racial-em-anuncios-no-google-7488247#ixzz2Jyjx65nc
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Postado por Unknown às 16:17 Nenhum comentário:

Literatura Brasileira no Exterior + Monteiro Lobato ? Metrópolis de Domi...


Postado por Unknown às 08:10 Nenhum comentário:

domingo, 3 de fevereiro de 2013

SUELI CARNEIRO no Programa de LAZARO RAMOS - ESPELHO 09 "EPISTEMICIDIO"


Postado por Unknown às 17:58 Nenhum comentário:

sábado, 2 de fevereiro de 2013

SONO - Dificuldades para dormir

http://yahoo.minhavida.com.br/saude/galerias/16009-estudo-revela-que-69-dos-brasileiros-tem-dificuldades-para-dormir

Estudo revela que 69% dos brasileiros têm dificuldades para dormir

Estresse e dificuldade em desligar aparelhos eletrônicos são principais causas

Por Minha Vida
Share on emailShare on facebookShare on twitter
542


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) descobriu que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório. Os resultados foram publicados dia 22 de janeiro no site da organização.

Para chegar aos resultados, a pesquisa consultou cerca de dois mil brasileiros com idades entre 20 e 60 anos. Desse percentual de pessoas que não dorme bem, 82% afirmam sentir cansaço, sonolência e queda de rendimento em suas atividades durante o dia posterior à noite mal dormida. Outros 25% confirmam que têm dificuldade em pegar no sono, enquanto 18% dizem não conseguir mantê-lo durante toda a noite - despertam e não voltam a dormir. Já 36% declaram que acordam e voltam a dormir várias vezes.

A pesquisa do IPOM também constatou quais são os principais problemas que vem tirando o sono do brasileiro. Preocupações com problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e dificuldade de se desligar dos estímulos eletrônicos (28%), como televisão, celular e internet estão no topo das razões para problemas no sono.

Segundo Myriam Durante, psicoterapeuta holística e presidente do IPOM, o estudo também chama a atenção para o fato das noites mal dormidas estarem se tornando um problema crônico do brasileiro. "Há cinco anos, apenas 55% dos brasileiros declaravam ter problemas relacionados ao sonho", diz. "Hoje, esse percentual cresceu 14%, assim como a média de noites mal dormidas que passaram de duas ou três por semana para quatro e cinco, fator que pode causar grandes prejuízos para a saúde", afirma Myriam.

Oito benefícios que o sono traz para a sua saúde
O sono tem diversas funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de estresse e preocupação pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos. A neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz, explica que o sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. Listamos todos os benefícios que você perde e como sua saúde sofre ao ter uma noite mal dormida. Confira:
  • mulher se pesando - Foto Getty Images
  • medidor de pressão - Foto Getty Images
  • mão com um barbante amarrado no dedo indicador - Foto Getty Images
  • mulher feliz - Foto Getty Images
  • idosa levantando dois halteres - Foto Getty Images
  • homem medindo a glicemia - Foto Getty Images
  • médica medindo os batimentos cardíacos de uma mulher - Foto Getty Images
  • três pessoas trabalhando - Foto Getty Images
1 de 8
mulher se pesando - Foto Getty Images
Previne a obesidade
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade - portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. "A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito", explica a neurologista Rosa Hasan. Além disso, o grupo dos insones produzem uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada a fome e a redução do gasto de energia.

Outro fator é importante é a perda de gorduras - segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.
medidor de pressão - Foto Getty ImagesCombate à hipertensão
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A neurologista Rosa Hasan explica que a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. "Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite", explica a especialista. Ela afirma que com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.
mão com um barbante amarrado no dedo indicador - Foto Getty ImagesFortalece a memória
Pressão que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

O especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que, durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. "Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas", diz.
mulher feliz - Foto Getty ImagesPrevine depressão
As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre seis e nove horas por dia. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de dez mil pessoas.

Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado "normal" - de seis a oito horas por noite - tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Também foi observado aqueles que dormem menos que seis e mais de nove horas por dia sofrem uma piora na qualidade de vida e índices de depressão mais altos.
idosa levantando dois halteres - Foto Getty ImagesFavorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir - por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio. "O hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose", explica a endocrinologista Alessandra Rasovski, da Sociedade Brasileira e Endocrinologia e Metabologia.
homem medindo a glicemia - Foto Getty ImagesControla o diabetes
Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. É o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, dos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites. Os participantes que tiveram o sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina. Usando esses números para estimar a resistência insulínica do indivíduo, os pesquisadores concluíram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência insulínica que os portadores com sono de qualidade.

De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrência de distúrbios do sono não só dificulta o controle da doença como também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2. ?É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. Quem não tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nível de glicose, podendo desenvolver diabetes?, explica.
médica medindo os batimentos cardíacos de uma mulher - Foto Getty ImagesDiminui o risco de doenças cardiovasculares
Uma pesquisa da Warwick Medical School, nos Estados Unidos, mostra que a privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Os autores do estudo conduziram uma investigação que acompanhou durante 25 anos mais de 470 mil pessoas em oito países, incluindo Japão, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

De acordo com os pesquisadores, dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.
três pessoas trabalhando - Foto Getty ImagesMelhora o desempenho no trabalho
Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada.

O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

"O estresse no trabalho também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada", alerta Daniel.
ver texto completo
Postado por Unknown às 02:23 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Seguidores

Afro N`Zinga Cabelo & Arte

Unknown
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2017 (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2016 (52)
    • ►  novembro (9)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2015 (187)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (17)
    • ►  agosto (20)
    • ►  julho (20)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (23)
    • ►  abril (21)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (15)
    • ►  janeiro (20)
  • ►  2014 (316)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (14)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (20)
    • ►  junho (34)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (17)
    • ►  março (52)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (42)
  • ▼  2013 (363)
    • ►  dezembro (29)
    • ►  novembro (20)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (48)
    • ►  junho (47)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (43)
    • ▼  fevereiro (40)
      • MODA - ESTILO MODERNO
      • ALIMENTOS E SAÚDE
      • SAÚDE NOS ALIMENTOS
      • CABELOS CACHEADOS - APLIQUE
      • LOOK MODERNO - XADREZ
      • BELEZA PERIGOSA: COSMÉTICOS
      • ANVISA SUSPENDE VENDA DE REMÉDIO E COSMÉTICOS
      • MODA - LOOK MODERNO - TECIDO AFRICANO
      • MODA - ACESSÓRIOS
      • MODA - LOOK MODERNO
      • MODA - LOOK MODERNO
      • MODA - BELEZA
      • TRANÇAS - PENTEADO MODERNO
      • MODA - LOOK MODERNO
      • EDUCAÇÃO PELO MUNDO
      • UNHAS - COMO PINTAR
      • TRANÇAS - PENTEADOS MODERNOS
      • MODA - LOOK MODERNO
      • O MAPA DOS PÉS
      • LEI NR 10.639/2003 - AÇÃO NO STF
      • DICA - COQUE COM "RODINHA" - HOW I DO MY HIGH BUN...
      • LOOK NIGERIANO
      • LOOK NIGERIANO
      • LOOK NIGERIANO
      • MERCEDES BAPTISTA A criação da identidade Negra na...
      • LOOK - DESIGN AFRICANO
      • VESTIDO - TECIDO COM DESIGN AFRICANO
      • VESTIDO - TECIDO DESIGN AFRICANO
      • ESTILO INFANTIL
      • ESTILO MASCULINO
      • VESTIDO
      • TRANÇA NAGÔ (RAIZ) emTiaras
      • TRANÇAS NAGÔ (RAIZ) com aplique
      • Pesquisa - discriminação racial em anuncios no google
      • Literatura Brasileira no Exterior + Monteiro Lobat...
      • SUELI CARNEIRO no Programa de LAZARO RAMOS - ESPEL...
      • SONO - Dificuldades para dormir
      • DICAS - ALIMENTOS
      • DICAS - BLAZER
      • DICAS - CAMISAS COMO USAR
    • ►  janeiro (21)
  • ►  2012 (290)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (18)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (26)
    • ►  junho (19)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (33)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (14)
    • ►  janeiro (24)
  • ►  2011 (236)
    • ►  dezembro (15)
    • ►  novembro (9)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (28)
    • ►  junho (28)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (43)
    • ►  fevereiro (9)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2010 (13)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (3)
Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.