quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alisantes diferentes não podem ser usados ao mesmo tempo

São bases autorizadas pela ANVISA. No Afro N`Zinga, nós trabalhamos com a base de hidróxido de sódio. Graça Santos

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/08/diferentes-tipos-de-alisantes-nao-devem-ser-usados-ao-mesmo-tempo.html

03/08/2012 10h20 - Atualizado em 03/08/2012 11h46

Diferentes tipos de alisantes não devem


 ser usados ao mesmo tempo





Conheça os produtos mais utilizados nos salões de beleza do Brasil.
Em alguns casos, tinturas não podem ser aplicadas.

Do G1, em São Paulo
30 comentários
Nada é mais confortante para uma mulher do que se sentir bonita. No salão de beleza, ela tem um leque de opções de produtos para aplicar no cabelo, que vão alterar o volume, a cor e outras características do cabelo.
Ter um cabelo naturalmente liso num país miscigenado como o Brasil não é fácil. Por isso, muitas mulheres e alguns homens procuram diferentes métodos de alisamento químico, ou recorrem à famosa chapinha para deixar os cabelos mais escorridos.
Normalmente, as mulheres que procuram esses métodos buscam redução de volume e praticidade. Mas é importante conhecer os produtos disponíveis no mercado antes de aplicar nos fios.
O Bem Estar desta sexta-feira (3) explicou a diferença entre os produtos mais usados para alisar o cabelo. O programa teve a participação da dermatologista Márcia Purceli, do químico Celso Martins Júnior e da cabeleireira Jô Nascimento.
Info alisantes (Foto: arte / G1)
O quadro acima mostra os produtos mais tradicionais. Além deles, há dois novos tipos de alisamento entrando no mercado, com a promessa de substituir o formol. A oxoacetamida de carbocisteína e o ácido glioxílico já são usados em alguns alisantes, mas ainda não têm reconhecimento oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os alisantes, além de alterarem a estrutura dos fios, retiram substâncias que ajudam a proteger o cabelo, como proteínas e os hidrolipídicos. Por isso, o cabelo precisa estar forte e hidratado antes da aplicação, e é importante fazer o tratamento após o alisamento, para que os fios não se partam.
Os diferentes tipos de produtos não devem ser misturados. Também é preciso tomar cuidado com a tintura, que muitas vezes interfere com o alisante e deixa o cabelo quebradiço. O ideal é fazer o tratamento com um cabeleireiro que tenha bom conhecimento técnico.
Além disso, outros cuidados básicos devem ser tomados. Peça sempre para o cabeleireiro abrir a embalagem do produto na sua frente para evitar produtos "batizados". Faça também o teste da mecha para ver como os fios reagem antes de aplicar o produto no cabelo todo.
Se a cliente sentir ardor, coceira ou irritação, a aplicação deve ser interrompida imediatamente. Em caso de reações fortes, como alergias, é preciso procurar um médico.
tópicos:

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Olhos Azuis (documentário)

Como sentir na própria pele o que é está sendo sistematicamente prejudicado: como a prof. Jane Elliot, conseguiu mostrar isto, nos EUA. Afro N`Zinga. Graça Santos


Paris, Black Fashion Week - Mode

Hidratação caseira poderosa


http://beleza.terra.com.br/aprenda-a-fazer-hidratacao-caseira-poderosa-nos-fios,9fa9fbf5ad6b1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Aprenda a fazer hidratação caseira poderosa nos fios

Além de passo a passo para fazer hidratação no chuveiro, Rodrigo Cintra ensina a lavar cabelo de maneira correta


Hair stylist ensina a fazer hidratao poderosa em casaClique no link para iniciar o vídeo
Hair stylist ensina a fazer hidratao poderosa em casa
Quem não quer  ter um cabelo com efeito “capa de revista”? Pois saiba, que fios sedosos, com brilho, movimento e beleza podem ser privilégio de todas. Basta ter alguns cuidados e manter uma rotina de cuidados para eles ficarem mais bonitos e hidratados. E, engana-se quem pensa que para isso é preciso viver no salão e gastar rios de dinheiro com produtos importados e sessões de hidratação. Pelo contrário, é possível cuidar muito bem das madeixas de maneira simples e durante o banho, mas lembre-se de ficar atenta aos detalhes: “O importante para um bom tratamento é a lavagem, a temperatura da água e o creme de hidratação”, explica o hairsytlist Rodrigo Cintra.

O expert com mais de 15 anos de experiência no mercado e um dos grandes nomes do Studio W ensina qual a maneira certa, rápida e certeira de fazer hidratação em casa. Para começar, tenha em mãos: xampu para seu tipo de cabelo, máscara de tratamento, óleo para os cabelos e uma toalha de rosto.

Cinco cortes ressaltam beleza de mulheres na faixa dos 50
Cinco cortes ressaltam beleza de mulheres na faixa dos 50

Dê adeus à agua quente!
Tudo começa com uma boa higienização do couro cabeludo para eliminar as impurezas e, principalmente, se livrar da oleosidade. Para isso, é preciso abrir mão de um pouco de conforto e encarar a água com temperaturas mais baixas, entre fria e morna . “A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, dilata as escamas do cabelo, faz perder o brilho e embaraçar com mais facilidade”, explica Rodrigo.

Acerte no xampu
Pode estar aqui, neste detalhe, aquele efeito de cabelo solto e mais macio conseguido com as lavagens no salão. Primeiro, é importante definir o produto para seu estilo: seco, oleoso, cacheado, colorido, com alisamento e por aí vai. As prateleiras de supermercados e farmácias estão lotadas de opções, escolha a que melhor se adapta à sua necessidade.

Mas, cuidado para não cair em truques. Rodrigo Cintra explica que xampus que prometem tratar raiz oleosa e ponta seca costumam não funcionar. “Não acredito nisso”. Por que? Muito simples: é impossível o mesmo xampu tratar duas características tão diferentes ao mesmo tempo. Por isso, faça como nos salões. Use um produto para cabelos oleosos para higienizar o couro cabeludo e, em seguida, aplique um de tratamento para lavar o restante dos fios.

Outra opção disponível para quem tem muita oleosidade é o xampu anti-resíduos, que tem maior poder de eliminar as impurezas. Por isso, para evitar que o cabelo fique seco demais, o ideal é utilizar a cada 15 dias, em média.

Sem medo de esfregar
Em seguida, divida o líquido nas mãos e espalhe metade no topo da cabeça e a outra metade do meio para as  pontas, sempre de maneira uniforme. E a quantidade? “Se fizer espuma e você sentir que o cabelo está lavado, está pronto. Se não espumar, é porque ainda está sujo. A quantidade depende do volume e comprimento dos fios, não há uma regra”, explica o hairstylist. Por isso, preste atenção nos seus cabelos e observe se estão limpos de verdade e, se precisar aplicar mais uma vez, vá em frente.

A maneira de esfregar a cabeça é o “grande segredo” da lavagem, pois retira a oleosidade da raiz. Então, para pessoas com cabelos oleosos, coloque a força em prática e esfregue com vontade e paciência usando a ponta dos dedos.

Mas, para os secos, o ideal é apenas massagear o couro cabeludo com movimentos circulares, pois assim aumenta a circulação e produção de oleosidade. Para lavar o comprimento, a regra é a mesma para todos os tipos de cabelos: evite friccioná-los entre as mãos, apenas massageie com leveza.  “Evite o atrito nas pontas porque isso abre as escamas do cabelo”, afirma o expert.

Não tenha preguiça de enxaguar
Outro passo igualmente importante é o enxágue e certifique-se de que o xampu foi 100% . eliminado. “Recomendo que o mesmo tempo que você esfregou, você perca enxaguando”, explica Rodrigo Cintra.

O especialista alerta ainda que não há uma regra para quantas vezes por semana a lavagem deve ser feita. Duas, três ou todos os dias: a quantidade varia de acordo com a vontade e necessidade de cada pessoa. Mas, vale lembrar que a água, assim como para a pele, é  o melhor hidratante que existe. “O problema não é a lavagem, mas é a qualidade dos produtos e a forma que vai secar o cabelo e se vai usar chapinha ou não”, explica. Portanto, abuse da água com consciência, já que cabelo sujo, além de anti-higiênico, pode ter efeitos prejudiciais, como aumentar a queda, por exemplo.


Hidratação
É na hora de hidratar que entra em cena a tolha de rosto. Depois de devidamente lavado, retire a umidade dos fios com ela e prepare-se para a máscara hidratante ou creme de tratamento, que são mais poderosos do que condicionadores comuns.

Primeiro, retire o produto do pote com uma espátula e, na palma da mão, misture algumas gotas de óleo. Entre as opções, há aqueles a base de argan, macadâmia e abacate.

Depois, espalhe nas mãos e aplique da metade para as pontas dos fios. Mas uma vez é hora colocar os braços em ação e apostar na massagem! Cada mexa de uma vez, segure com o polegar e faça movimentos verticais, sempre de cima para baixo, com a máximo de velocidade que conseguir.

Cinco cortes de arrasar para mulheres de 30
Cinco cortes de arrasar para mulheres de 30

E, se na hora da lavagem a água tem que ser fria, aqui o calor do chuveiro é um ótimo aliado. “O calor vai dilatar as escamas do fio e a máscara vai penetrar com muito mais força”, diz Rodrigo Cintra. Por isso, depois de terminada a sessão de massagem, molhe a toalha com aquela água bem quente que sai assim que o chuveiro é ligado, tire o excesso e enrole-a na cabeça. Deixe agir por dez minutos e enxágue bem.

Cabelos lindos por dentro e por fora
A hidratação no banho pode ser feita entre uma e duas vezes por semana e, para ter resultados melhores, a escolha do produto certo é valiosa. Intercale as sessões de cuidados com máscaras de reconstrução e cremes de hidratação.

As de reconstrução têm grande concentração de queratina, e cuidam da parte interna do fio evitando a quebra e pontas duplas. “As pessoas acham que estas não funcionam, mas elas são ótimas”. Assim que terminar a hidratação, o cabelo não ficará com aquele efeito incrível por fora, mas por dentro, estará muito mais saudável e, a longo prazo, o resultado estará visível.

Por isso, para conquistar o efeito de brilho e maciez, intercale com cremes de nutrição, que tratam o cabelo por fora e deixam o cabelo mais “molinho” e sedoso.


 

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/beleza/guia-xampu/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/beleza/guia-xampu/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA

http://atarde.uol.com.br/materias/1537756-outubro-rosa-conscientiza-sobre-o-cancer-de-mama


Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama




 
 (Agência A TARDE
  • Mamografia preventiva deve ser feita a partir dos 35 anos
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e para conscientizar a população feminina e a sociedade como um todo sobre o problema, prevenção e tratamento, foi criado o Outubro Rosa, iniciado nesta terça, 01. O principal objetivo da mobilização, que dura o mês inteiro, é lembrar a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde.
Durante todo o mês, diferentes ações, além de atividades voltados ao diagnóstico do câncer, estarão sendo realizadas em todo o mundo. Em Salvador, o Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade, volta a ser iluminado com luz cênica cor-de-rosa para lembrar o Outubro Rosa. No dia 26, a Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador (SPM) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), realizará mamografias, no Parque da Cidade, para a população. O encerramento das atividades será no dia 31, com o Projeto Quinta Temática, do Centro de Referência Loreta Valadares.
Algumas clínicas particulares da cidade também realizarão ações sociais ao longo do mês. O Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (IHOBA), por exemplo, vai oferecer 40 atendimentos gratuitos, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h30, e às sextas-feiras, das 8h às 11h30 (exceto no dia 11) do mês. Para ter direito a uma consulta, basta realizar pré-agendamento pelo telefone (71) 3359-7600.

Saiba mais


A criação do Outubro Rosa
O movimento popular, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90, hoje é celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Depois disso, no mês de outubro, os moradores das cidades passaram a enfeitar as ruas com os laços rosas, especialmente em locais públicos, para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. O laço rosa, assim como a cor, virou simbolo mundial da luta contra a doença
No Brasil, a primeira iniciativa pelo Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

Exames que ajudam a diagnosticar o câncer de mama:

Mamografia - Ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.
Ultrassonografia mamária - A técnica é usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É um método auxiliar da mamografia, somando dados e levando a um diagnóstico mais preciso. É indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses.
Auto-exame - O auto-exame das mamas deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras:
Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda.
Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.
Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.

        
 
outras notícias
01/10/2013 às 18:29
Câncer de Mama ainda é o que mais mata as mulheres
20/09/2013 às 20:13
Cientistas relacionam macrófagos com risco de câncer de mama
06/10/2013 às 08:58
Campanha previne câncer de mama em Itinga
03/10/2013 às 13:58
Pesquisa descobre que substância da maconha combate câncer

OUTUBRO ROSA -

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=691281124216611&set=p.691281124216611&type=1&theater



Outubro rosa, se você é mulher, goste-se e se não for mulher de nascimento goste-se também. Vamos viver com saúde!
Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Padrões de beleza e a autoestima


http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questoes-de-genero/180-artigos-de-genero/21348-sabe-os-padroes-de-beleza-autoestima-feminismo-e-contradicoes-de-cada-dia-por-isabela-casalotti

Sabe os padrões de beleza? Autoestima, Feminismo e contradições de cada dia - por Isabela Casalotti


Sabe os padrões de beleza? Aqueles que já conhecemos e tanto criticamos. Isso, as capas de revistas, a gordofobia, o racismo, o sexismo, a cis-hetero-normatividade, o capacitismo… Esses estão na ponta da língua de nossas críticas. Nós, feministas, olhamos com admiração as mulheres empoderadas com seus corpos. Depois de um acolhimento, sabemos o que dizer para aquela amiga que diz estar descontente com sua aparência física.
Até que você, feminista, louca de vontade de tirar a roupa e ir a praia, olha no espelho e se desespera. Simplesmente se acha feia porque está fora dos padrões. Isso, aqueles lá: falta aqui, sobra ali, celulite, estria, varizes, pelos, cravos, “defeitos”. Cada detalhe ali, que no discurso é “parte de você, da sua história”, a seus olhos é a autoestima descendo ladeira abaixo.
A julgar pelas postagens cotidianas que vejo nas redes sociais, arrisco dizer que não sou feminista solitária nesse barco. E compartilho meu desabafo de como é encontrar-se nessa contradição. Olho para a amiga gorda e acho linda. Por que, então, me encolho quando uma mão carinhosa se aproxima da minha barriga?
kindumba
A Kindumba da A.N.A, por Chiquinha no Facebook.
Dia desses, no meio de uma crise de baixa autoestima, com muitos ataques e críticas pesadas a mim mesma, uma pessoa querida disse: “se você se acha feia por ter engordado é porque, de alguma forma, considera que ser gorda é feio”. Eis que a contradição se revelou óbvia. Oras, se esperneio porque meu cabelo está crespo, é porque acho, em algum nível, que cabelos crespos não são bonitos. Isso vale para qualquer parte do corpo.
E a contradição dói. Porque racional e conscientemente acho todas as mulheres bonitas. Para olhar além disso, tem que ter um pouco de coragem para entender o que e por que está sendo reproduzido. Reproduzir os padrões é reproduzir as opressões mais estruturais e isso é feito o tempo todo. Por onde andamos encontramos receitas infalíveis para enquadrar.
Você conta que engordou dez quilos nos últimos seis meses. É o pão, é a cerveja, é emocional, é falta de academia. Você tem usado drogas? É o anticoncepcional, melhor parar. Não pare de tomar anticoncepcional, vai ficar cheia de espinha. Não coma batata, não beba suco de laranja, é calórico, sabia? Use quinoa, linhaça, chá, shake, chia. Foi o que eu ouvi. E fico pensando no que as pessoas obesas ouvem por aí.
negahamburger
Negahamburger por Evelyn no Facebook.
Essas pressões podem dialogar diretamente com as opressões estruturais e com questões individuais. Existir corpos que são considerados desajustados somado com alguma necessidade de aceitação, aprovação, ou outras tantas questões subjetivas, pode ser o casamento perfeito da baixa autoestima, e vai na contramão do empoderamento.
Voltar a me achar uma mulher linda virou mais do que uma necessidade pessoal: é necessidade política. Amar a mim mesma é amar todos os corpos, todas as pessoas e talvez uma das maiores conquistas feministas. É por mim e por todas as mulheres e corpos não enquadrados. É por liberdade.
Convido tod@s a fazerem esse exercício, o de olhar para seu corpo como a todos, como uma bandeira feminista. E deixo de sugestão alguns textos e trabalhos altamente empoderadores:


Além disso, você pode ajudar o: Projeto Beleza Real por Negahamburger. Essa campanha pretende materializar o sonho de fazer um livro de ilustrações baseado em relatos de mulheres reais que buscam a liberdade de ser, de viver sua própria beleza, livre de padrões e preconceitos.


Fonte: Blogueiras Feministas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013