Combata o envelhecimento facial com cinco truques simples

Chegar à faixa dos 40 anos com aparência jovial e livre dos sinais do tempo é o sonho de muitas mulheres. Realizar esse desejo pode ser muito mais simples do que se imagina com a ajuda de cinco de truques, sem precisar recorrer à intervenção imediata de tratamentos estéticos faciais. Isso porque quando as primeiras marcas de expressão são evitadas, o organismo tende a manter a pele lisinha e saudável.

Além desses benefícios, as dicas rejuvenescedoras também são capazes de auxiliar na hidratação natural da cútis, devolvendo sua maciez e luminosidade natural. Apesar de não existir uma idade ideal para começar o ritual para retardar o envelhecimento precoce, a partir dos 25 anos já é possível prevenir o aparecimento das temidas linhas de expressão.


Rosto limpo
Uma das maneiras mais eficazes de promover o rejuvenescimento facial é sempre higienizar a área, utilizando produtos específicos, e aplicar cremes à base de ácido retinoico, que estimulam a produção de colágeno e elastina (proteínas responsáveis por manter a elasticidade do tecido cutâneo).

Sono da beleza
Conhecido com revitalizador, o sono é capaz de barrar o envelhecimento, ao provocar a síntese das proteínas de sustentação da pele. Isso porque durante as longas horas sobre a cama, o corpo funciona como um agente desintoxicador, recuperando os tecidos conjuntivos e promovendo a renovação celular.

“Quando estamos dormindo, além do colágeno nosso organismo também libera substâncias como o hormônio do crescimento, responsável pelo rejuvenescimento cutâneo e combate ao envelhecimento celular”, explica Samar El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

Protetor solar
Pode até parecer conselho de avó, mas aplicar o protetor solar três vezes ao dia bloqueia a incidência dos raios nocivos emitidos pelo sol, mantendo a pele jovem e livre das manchinhas e da vermelhidão. No entanto, vale lembrar que o filtro fica, em média, três horas na face e depois desse tempo ele precisa ser reaplicado para que tenha a eficácia esperada.

Sérum
Ideal para evitar o aparecimento das rugas e marcas de expressão, o sérum ainda possui ação clareadora, antioxidante, repositória de vitaminas, oligoelementos e extratos vegetais. O líquido viscoso foi desenvolvido para atuar de forma mais concentrada sobre a cútis, facilitando a absorção dos princípios ativos e promovendo o rejuvenescimento facial. “O ativo ainda não deixa a pele oleosa ou com aquele aspecto pegajoso”, explica Cláudia Marçal, dermatologista da Clínica Cariz, de São Paulo.

Vitamina C
Por estar em constante movimento, a região dos olhos sofre com o desgaste diário, provocando linhas de expressão, vincos, marcas profundas, flacidez e olheiras. Para combater essa ação, alimentos e cremes à base de vitamina C são ótimos aliados, pois a substância é capaz de hidratar e retardar o aparecimento dos vincos.

Agência Hélice
Terra