segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Hidratação caseira poderosa


http://beleza.terra.com.br/aprenda-a-fazer-hidratacao-caseira-poderosa-nos-fios,9fa9fbf5ad6b1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Aprenda a fazer hidratação caseira poderosa nos fios

Além de passo a passo para fazer hidratação no chuveiro, Rodrigo Cintra ensina a lavar cabelo de maneira correta


Hair stylist ensina a fazer hidratao poderosa em casaClique no link para iniciar o vídeo
Hair stylist ensina a fazer hidratao poderosa em casa
Quem não quer  ter um cabelo com efeito “capa de revista”? Pois saiba, que fios sedosos, com brilho, movimento e beleza podem ser privilégio de todas. Basta ter alguns cuidados e manter uma rotina de cuidados para eles ficarem mais bonitos e hidratados. E, engana-se quem pensa que para isso é preciso viver no salão e gastar rios de dinheiro com produtos importados e sessões de hidratação. Pelo contrário, é possível cuidar muito bem das madeixas de maneira simples e durante o banho, mas lembre-se de ficar atenta aos detalhes: “O importante para um bom tratamento é a lavagem, a temperatura da água e o creme de hidratação”, explica o hairsytlist Rodrigo Cintra.

O expert com mais de 15 anos de experiência no mercado e um dos grandes nomes do Studio W ensina qual a maneira certa, rápida e certeira de fazer hidratação em casa. Para começar, tenha em mãos: xampu para seu tipo de cabelo, máscara de tratamento, óleo para os cabelos e uma toalha de rosto.

Cinco cortes ressaltam beleza de mulheres na faixa dos 50
Cinco cortes ressaltam beleza de mulheres na faixa dos 50

Dê adeus à agua quente!
Tudo começa com uma boa higienização do couro cabeludo para eliminar as impurezas e, principalmente, se livrar da oleosidade. Para isso, é preciso abrir mão de um pouco de conforto e encarar a água com temperaturas mais baixas, entre fria e morna . “A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, dilata as escamas do cabelo, faz perder o brilho e embaraçar com mais facilidade”, explica Rodrigo.

Acerte no xampu
Pode estar aqui, neste detalhe, aquele efeito de cabelo solto e mais macio conseguido com as lavagens no salão. Primeiro, é importante definir o produto para seu estilo: seco, oleoso, cacheado, colorido, com alisamento e por aí vai. As prateleiras de supermercados e farmácias estão lotadas de opções, escolha a que melhor se adapta à sua necessidade.

Mas, cuidado para não cair em truques. Rodrigo Cintra explica que xampus que prometem tratar raiz oleosa e ponta seca costumam não funcionar. “Não acredito nisso”. Por que? Muito simples: é impossível o mesmo xampu tratar duas características tão diferentes ao mesmo tempo. Por isso, faça como nos salões. Use um produto para cabelos oleosos para higienizar o couro cabeludo e, em seguida, aplique um de tratamento para lavar o restante dos fios.

Outra opção disponível para quem tem muita oleosidade é o xampu anti-resíduos, que tem maior poder de eliminar as impurezas. Por isso, para evitar que o cabelo fique seco demais, o ideal é utilizar a cada 15 dias, em média.

Sem medo de esfregar
Em seguida, divida o líquido nas mãos e espalhe metade no topo da cabeça e a outra metade do meio para as  pontas, sempre de maneira uniforme. E a quantidade? “Se fizer espuma e você sentir que o cabelo está lavado, está pronto. Se não espumar, é porque ainda está sujo. A quantidade depende do volume e comprimento dos fios, não há uma regra”, explica o hairstylist. Por isso, preste atenção nos seus cabelos e observe se estão limpos de verdade e, se precisar aplicar mais uma vez, vá em frente.

A maneira de esfregar a cabeça é o “grande segredo” da lavagem, pois retira a oleosidade da raiz. Então, para pessoas com cabelos oleosos, coloque a força em prática e esfregue com vontade e paciência usando a ponta dos dedos.

Mas, para os secos, o ideal é apenas massagear o couro cabeludo com movimentos circulares, pois assim aumenta a circulação e produção de oleosidade. Para lavar o comprimento, a regra é a mesma para todos os tipos de cabelos: evite friccioná-los entre as mãos, apenas massageie com leveza.  “Evite o atrito nas pontas porque isso abre as escamas do cabelo”, afirma o expert.

Não tenha preguiça de enxaguar
Outro passo igualmente importante é o enxágue e certifique-se de que o xampu foi 100% . eliminado. “Recomendo que o mesmo tempo que você esfregou, você perca enxaguando”, explica Rodrigo Cintra.

O especialista alerta ainda que não há uma regra para quantas vezes por semana a lavagem deve ser feita. Duas, três ou todos os dias: a quantidade varia de acordo com a vontade e necessidade de cada pessoa. Mas, vale lembrar que a água, assim como para a pele, é  o melhor hidratante que existe. “O problema não é a lavagem, mas é a qualidade dos produtos e a forma que vai secar o cabelo e se vai usar chapinha ou não”, explica. Portanto, abuse da água com consciência, já que cabelo sujo, além de anti-higiênico, pode ter efeitos prejudiciais, como aumentar a queda, por exemplo.


Hidratação
É na hora de hidratar que entra em cena a tolha de rosto. Depois de devidamente lavado, retire a umidade dos fios com ela e prepare-se para a máscara hidratante ou creme de tratamento, que são mais poderosos do que condicionadores comuns.

Primeiro, retire o produto do pote com uma espátula e, na palma da mão, misture algumas gotas de óleo. Entre as opções, há aqueles a base de argan, macadâmia e abacate.

Depois, espalhe nas mãos e aplique da metade para as pontas dos fios. Mas uma vez é hora colocar os braços em ação e apostar na massagem! Cada mexa de uma vez, segure com o polegar e faça movimentos verticais, sempre de cima para baixo, com a máximo de velocidade que conseguir.

Cinco cortes de arrasar para mulheres de 30
Cinco cortes de arrasar para mulheres de 30

E, se na hora da lavagem a água tem que ser fria, aqui o calor do chuveiro é um ótimo aliado. “O calor vai dilatar as escamas do fio e a máscara vai penetrar com muito mais força”, diz Rodrigo Cintra. Por isso, depois de terminada a sessão de massagem, molhe a toalha com aquela água bem quente que sai assim que o chuveiro é ligado, tire o excesso e enrole-a na cabeça. Deixe agir por dez minutos e enxágue bem.

Cabelos lindos por dentro e por fora
A hidratação no banho pode ser feita entre uma e duas vezes por semana e, para ter resultados melhores, a escolha do produto certo é valiosa. Intercale as sessões de cuidados com máscaras de reconstrução e cremes de hidratação.

As de reconstrução têm grande concentração de queratina, e cuidam da parte interna do fio evitando a quebra e pontas duplas. “As pessoas acham que estas não funcionam, mas elas são ótimas”. Assim que terminar a hidratação, o cabelo não ficará com aquele efeito incrível por fora, mas por dentro, estará muito mais saudável e, a longo prazo, o resultado estará visível.

Por isso, para conquistar o efeito de brilho e maciez, intercale com cremes de nutrição, que tratam o cabelo por fora e deixam o cabelo mais “molinho” e sedoso.


 

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/beleza/guia-xampu/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/beleza/guia-xampu/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário