O costume de lavar os cabelos todos os dias é trivial para boa parte das brasileiras. Mas por trás desse hábito pode ocorrer a carência da oleosidade natural do fio, o que é necessário hidratar o cabelo.

Quando o couro capilar é lavado em excesso, ou seja, todos os dias, o ressecamento da cabeleira é inevitável. Por isso, a diretora da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo do Rio de Janeiro, a médica Joana d'Arc Diniz, aconselha alternar os dias, antes de deixar a água rolar sobre os fios.

Outra recomendação de Joana é com relação ao tempo estimado para regar a cabeleira. Segundo ela, três minutos sob a água são suficientes para manter o cabelo limpo e higienizado. A temperatura é outro sinalizador e não pode ultrapassar os 22 graus. “Por tanto, fria”, adianta a profissional.

Mesmo nos estados onde o inverno é mais severo nesta época do ano, a médica reprime o uso de água quente, pois ela pode causar queimaduras e ferimentos no couro. A solução para esses casos é visitar com mais assiduidade o salão de beleza e fazer a lavagem do cabelo com o auxílio do cabeleireiro. 

Hidratação para quem abusa da água

Para as mulheres que sofrem com o ressecamento dos fios, causado pelo excesso de água, Joana d'Arc Diniz aposta em soluções ou cremes que ajudam a reparar os danos causados pela água quente demais ou fria em excesso. A hidratação, segunda ela, é fundamental. “Uma vez por semana em casa ajuda bastante, seguindo as orientações. Também indico hidratações mais complexas realizadas em salões”, diz.

O hábito de ingerir líquido também é lembrado pela profissional. “Assim como o corpo, os cabelos sofrem com a desidratação do organismo. Portanto, é necessário caprichar no consumo de água, principalmente, no inverno, quando a ingestão é menor”, alerta Joana, para quem a ausência de líquido prejudicará a saúde dos fios, mesmo quando a cabeleira é tratada com cremes e reconstrutores.