segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"Brincadeira" gera protesto na web

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/01/brincadeira-de-empresa-de-produtos-para-cabelos-gera-protestos-na-web.html

6/01/2013 16h39- Atualizado em 17/01/2013 11h23

'Brincadeira' de empresa de produtos para cabelos gera protestos na web

Cadiveu publicou fotos de ação em feira com peruca do tipo black power.
Mulheres de cabelo crespo protestam e dizem que marca é preconceituosa.

Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo
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Uma ação de marketing da marca de cosméticos e produtos capilares Cadiveu vem causando polêmica na internet e revolta de mulheres de cabelos crespos, que passaram a lotar a página da empresa no Facebook com comentários de protestos e pedidos de retratação.
Cadiveu publicou no Facebook fotos de ação de marketing feita durante feira em São Paulo (Foto: Reprodução)Cadiveu publicou no Facebook fotos de ação de marketing feita durante feira (Foto: Reprodução)
Tudo começou após a Cadiveu publicar em sua fanpage no Facebook um álbum de fotos de uma ação de divulgação para o estande da marca na Beauty Fair 2012, feira internacional sobre cabelos que aconteceu em São Paulo. Na ação, visitantes foram convidados para posarem usando perucas gigantes, que lembram um penteado black power, e mostrando uma placa com os dizeres: “Eu preciso de Cadiveu".
Usuários das redes sociais se sentiram ofendidos com a campanha que foi classificada de "mau gosto", "preconceituosa" e "racista". As críticas levaram a fundadora da empresa, Claudia Alcantara, a postar uma mensagem de esclarecimento que só elevou ainda mais a temperatura da polêmica por tratar a ação de marketing como uma "brincadeira".
"Quero dizer a vocês que essa brincadeira que nós fazemos é tão divertida e contagiante, que é sucesso no mundo inteiro, em todos os eventos", postou a empresária. "Essa 'peruca' é falsa, feita de plástico e não lembra um cabelo humano nem a quilômetros de distância", acrescentou.
Página de protesto contra a marca Cadiveu criada no Tumblr (Foto: Reprodução)Página de protesto contra a marca Cadiveu criada
no Tumblr (Foto: Reprodução)
Diante da repercussão negativa, poucas horas depois, a fundadora da marca publicou um pedido de desculpas. "Pessoal, respeito a opinião de todos! E peço desculpas do fundo do meu coraçao se ofendi alguém. Essa não foi a minha intenção. Nós simplesmente (por um erro de falta de análises) não ligamos essa brincadeira a uma atitude preconceituosa. Sinto muito por isso e segue meu pedido de desculpas", escreveu Claudia, que publicou junto com a mensagem uma imagem com a mensagem "Amamos Black Power".
Apesar das tentativas de retratação, os protestos continuam e foi lançado até uma campanha de boicote à marca. As criadoras do blog Meninas Black Power convocaram as mulheres de cabelo crespo a publicarem fotos com as mensagens #eunaoprecisodecadiveu #blackpowercontraopreconceito e #duroeoseupreconceito. No Tumblr, foi criada também a página Não preciso de Cadiveu.
“O que a marca chama de proporcionar diversão é o que todos os dias vemos com razão de enfrentamento. Há diversos penteados blacks pelas ruas sendo ridicularizados e a marca parece apoiar isso. Está claro que a empresa sugere que quem assume o crespo natural precisa usar química que reverta o crespo em liso", diz o manifesto de protesto do blog, que reúne mais de 40 mulheres.
Empresa diz que que 'respeita a diversidade'
Procurada pelo G1, a fundadora da Cadiveu afirmou, em nota encaminhada por sua assessoria de imprensa, que "em nenhum momento houve a intenção de causar constrangimento ou preconceito nessa ação".
"Trata-se- de uma ação que realizamos durante as feiras de beleza que participamos. A mesma foi criada em 2011 e tem como principal intuito incentivar a interação do publico com os produtos Cadiveu", afirma Claudia Alcântara. "Nossa linha de produtos é extensa e procuramos sempre atingir todos os públicos. Prova disso, é que temos entre nossos produtos uma linha chamada Bossa Nova, desenvolvida especialmente para quem tem cabelos cacheados. Queria reforçar que a Cadiveu é uma empresa 100% brasileira, que respeita a diversidade do nosso país, em todos os sentidos", acrescentou.
Em sua página na internet, a Cadiveu afirma possuir "uma gama de produtos para transformação, descoloração e tratamento dos cabelos" e estar presente em mais de 50 países.
Élida Batista, de 21 anos, integrante do Blog Meninas Black Power (Foto: Arquivo pessoal)Élida Batista, integrante do blog Meninas Black Power,
que condenou a campanha (Foto: Arquivo pessoal)
Em mais uma tentativa de retratação ao "mal entendido", a marca lançou nesta quarta-feira (16) em sua página no Facebook uma campanha convidando "meninas felizes com seus cabelos que assumam os cachos" a participarem de um vídeo "ensinando as mulheres a cuidarem dos cachos". "A Cadiveu quer mostrar que ama a diversidade e pode dar dicas ótimas para crespos", postou a empresa.
Pela reação dos internautas nos comentários, a polêmica parece ainda estar longe de acabar.
Reclamação ao Conar
As integrantes do blog Meninas Black Power afirmam que encaminharão ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) uma reclação formal contra a Cadiveu. O G1 apurou que o Conar já recebeu reclamações de consumidores contra a empresa e avalia a abertura de um processo.
Segundo a Élida Batista, de 21 anos, o pedido de desculpas feito pela empresa no Facebook não pode ser considerado uma retratação, mesmo porque as fotos da ação de marketing continuam no ar.
"Só vamos parar a mobilização quando houver uma ação efetiva. Quando a empresa parar de usar essas perucas e parar de passar a mensagem de que o cabelo crespo natural é feio e precisa de química para ser digno de aceitação", disse ao G1 a integrante do Meninas Black Power. "O pior de tudo foi a empresa colocar a ação como algo divertido. Como é que se pode divertir pessoas humilhando outras?", completou.
Questionada pelo G1 se pretende manter a ação de marketing com o uso das perucas, a Cadiveu não se manifestou.

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