terça-feira, 28 de agosto de 2012

BELEZA - SAÚDE - PÉS


Pés cuidados, pés bonitos!



Não é só uma questão estética, mas também de saúde e higiene.


 Ficamos em cima deles o dia inteiro. Até mesmo os nossos pés precisam de descanso e mimo.

 Pelo menos uma vez por semana dedique algum tempo aos seus pés, com uma pedicure, uma esfoliação e uma massagem. O cuidado que devemos ter com eles não é só a uma questão estética, mas, também,de saúde e higiene. Exibir com orgulho os pés num par de sandálias requer algum trabalho.

A pedicure
Procure ter sempre as unhas aparadas de maneira reta, com um corta unhas fabricado especificamente para isso, deixando-as levemente maiores que as pontas dos dedos.

Tire as cutículas a cada duas semanas. Depois de as amolecer em água quente retire os excessos com um alicate próprio. Atenção para não tirar em demasia.

Aplique um esmalte de cor que não só irá realçar os seus pés como ainda pode ser combinado com a cor da sua roupa, acessórios ou sapatos. Antes de utilizar o esmalte aplique uma base protetora.

A hidratação
A aplicação de um creme hidratante deve ser feita regularmente, em especial se tiver a pele seca. Os pés, tal como os cotovelos, são as partes mais secas da nossa pele e requerem uma hidratação diária.

Escolha um bom hidratante e aplique logo a seguir ao banho, enquanto a pele ainda está húmida. Estará assim a repor os níveis de hidratação. Pode também deixar os pés de molho numa mistura de água morna com chá de camomila, hortelã, sal grosso , e, se puder, acrescente pétalas de rosas durante cerca de 20 minutos. Depois aplique o creme hidratante.

Problemas mais comuns
Calosidades – A melhor forma de resolver o problema de calos é com uma lixa de calos ou pedra-pomes para raspar ligeiramente a zona e tirar as camadas superficiais da pele. Por fim, aplique um creme hidratante para ajudar a dissolver a pele dura. Se tiver calosidades extensas, faça disto uma rotina diária após o banho. Em calos duros não utilize, pois a pele ficará muito sensível e mais dolorosa do que antes.

Mau cheiro – Se transpira muito dos pés e/ou tem mau cheiro, então a higiene deve ser feita com um gel de lavagem antibacteriano. O gel tem a finalidade de eliminar as bactérias e os fungos que possam existir. Para complementar o tratamento, a pessoa deve aplicar logo de manhã um antitranspirante que mantém os pés secos por mais tempo, eliminando o outro fator favorável ao aparecimento do mau cheiro.

Caso os sintomas prevaleçam consulte um especialista, podólogo ou dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário