terça-feira, 28 de agosto de 2012

BELEZA - SAÚDE - CALOS


Morte aos calos!



Dos pés. Saiba como aparecem e o que você deve fazer para prevenir e tratar um problema que afeta sobretudo as mulheres. 

 São uma parte fundamental do nosso corpo, mas são também uma das mais negligenciadas. Estar muitas de pé durante muitas horas seguidas e usar sapatos de baixa qualidade (que não deixam respirar os pés), aliados à falta de cuidado são as principais causas do aparecimento de calos e calosidades, que embora parecidos as duas formas manifestam-se em diferentes partes dos pés.

Calos x calosidades
Os calos desenvolvem-se nas saliências ósseas da parte superior dos dedos, bem como na pele entre os mesmos. Por norma, são duros, sensíveis ao toque e arredondados. Por outro lado, as calosidades formam-se em qualquer parte do corpo que esteja sob pressão ou fricção, sendo frequente aparecerem no calcanhar, mãos e joelhos. São constituídos por um pouco  de pele que engrossam de forma anormal e criam uma almofada protetora como resposta a uma fricção repetida.

Evite o problema
Evite a fricção e a pressão sobre os pés e, para tal, não deve usar sapatos apertados, mas sim uns que lhe caibam razoavelmente no pé, com a largura e o comprimento correto. Varie o calçado e tente não andar com os mesmos sapatos todos os dias, nem com saltos altos. E se o seu for a  forma como você anda,  a melhor solução é o uso de uma palmilha especial dentro do sapato.

Tratamentos disponíveis
Existem vários medicamentos para o tratamento dos calos e das calosidades, contudo, apenas o ácido salicílico é seguro e eficaz. Pode colocar vaselina em torno do calo ou das calosidade antes da aplicação do ácido salicílico para proteger a pele sã da agressão desta substância (este procedimento é sempre aconselhado para as pessoas que têm visão deficiente).

AS palmilhas impedem a pressão dolorosa dos sapatos. Estas não devem ser colocadas sobre o calo ou a calosidade, mas sim à sua volta, sobre os tecidos que os rodeiam, impedindo que se exerça pressão ou fricção sobre o calo, com consequente inflamação dos tecidos ou dos ossos. As mais recentes usam um polímero macio, que demonstrou clinicamente ocasionar alívio imediato e prolongado todo o dia.

Se você verificar a existência de pus ou um líquido no interior do calo ou calosidade, é aconselhável que procure um especialista. Pode ser um sinal de infecção, sendo por isso necessária a intervenção de um especialista.

É importante é que vigie com bastante regularidade os pés e tenha em consideração, sobretudo as mudanças de cor e de temperatura, bem como a espessura e cor das unhas, que podem indicar a presença de fungos.

O uso de canivetes ou quaisquer objetos cortantes é desaconselhado, pois pode gerar infecções ainda maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário