segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE - PLANETA A TODA HORA



MEIO AMBIENTE - TERRA/PLANETA A TODA HORA


http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/hora-planeta-dicas/

De xixi no banho a
telhado branco: veja
como "salvar" o planeta

Diante do aquecimento global que ameaça a natureza, a ONG WWF promove todos os anos um "apagar de luzes" para conscientizar a população sobre a importância de proteger o meio ambiente. Ano passado, pelo menos 1 bilhão de pessoas de todo o mundo participaram da Hora do Planeta.

Se você acha essa iniciativa interessante, além de permanecer uma hora com todos os aparelhos de sua casa desligados, pode contribuir ainda mais para a proteção dos recursos naturais com pequenos atos no seu dia a dia. Fazer xixi durante o banho, usar lâmpadas econômicas e até pintar o telhado de branco são atitudes que podem ajudar a "salvar o planeta". Confira algumas dicas.

Desligue a luz. Se não der, troque a lâmpada

Levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que o gasto de energia no País aumenta a cada ano. Em 2006, o consumo per capita era de 2.129 kW por hora, já em 2010 atingia 2.370 kW por hora. Além do aumento no valor da conta de luz, esses números exigem a produção de mais energia elétrica no País. Para reduzir isso, e evitar mais danos ao ambiente, pequenos hábitos como apagar as luzes nos cômodos sem utilização podem fazer um grande efeito.

Além disso, outra importante iniciativa é substituir as lâmpadas usadas em casa. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), as fluorescentes ou brancas são as que mais economizam luz - até 80% em relação às lâmpadas incandescentes ou amarelas. O gasto menor se deve ao modo como as duas funcionam, e à quantidade de energia elétrica gasta para gerar uma mesma quantidade de luminosidade.
Foto: Getty Images

Que tal pintar o telhado de branco?

A ideia pode custar um pouco de dinheiro, mas funciona. Cientistas do laboratório nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, propõem pintar todos os telhados e todas as estradas do mundo de branco, além de cobrir os desertos com uma película plástica branca e criar algas transgênicas de cor esbranquiçada.

O objetivo de tanto branco seria refletir mais luz solar de volta ao espaço, diminuindo o aquecimento causado pelo Sol. Enquanto superfícies pretas refletem entre 10 e 20% da luz que incide sobre elas, as superfícies brancas refletem pelo menos 50%. Não precisa ser tão radical e sair pintando tudo de branco, mas o telhado de casa já ajuda. Na Califórnia, por exemplo, o governo exige desde 2005 que edifícios comerciais tenham telhados de cor clara.
Foto: Getty Images

Use aparelhos que consomem menos energia

Alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado e lâmpadas, têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o 'Selo Procel'. Na hora da compra, escolha esses modelos.

Os mais eficientes, que apresentam um consumo mais baixo de energia, ganham a classificação 'A'. Os menos eficientes ficam com o 'E'. Assim, o consumidor pode comparar qual produto consome menos energia dentro de cada categoria.
Foto: Getty Images

Aparelhos desligados

Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), um computador ligado durante uma hora por dia apresenta um consumo 5 kW/h ao longo de um mês. No decorrer de um ano, a economia gerada ao desligar o computador durante esta hora será de 60 kW/h. Esse montante representa deixar de jogar na atmosfera 18 kg de CO2, volume correspondente ao emitido por um carro movido à gasolina ao percorrer 120 km. Uma simples iniciativa, que pode ser feita no período em que você estiver no horário do almoço, por exemplo, tem um grande impacto no ambiente.

Vale lembrar também que o modo standby consome menos energia, mas mesmo assim continua gastando. A estimativa do Procel é de que 12% do consumo doméstico é resultado da utilização dos eletrodomésticos em modo standby. É fácil, simplesmente desligue ou tire da tomada o aparelho quando não estiver em uso.
Foto: Getty Images

Chuveiro elétrico: o grande vilão do consumo

O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia, por isso, banho demorado nem pensar! Outras dicas importantes são evitar o banho nos horários de pico de consumo de energia, das 18h às 21h, utilizar a chave na posição 'verão' quando não estiver frio e fechar a torneira quando for se ensaboar.

Outra medida importante, segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), é usar resistências originais, de acordo com a potência e a voltagem do aparelho. É preciso evitar emendas ou adaptações, que aumentam o consumo de energia.
Foto: Getty Images

Xixi no banho

A ONG SOS Mata Atlântica desenvolve uma campanha para diminuir o gasto de água no banheiro. A sugestão da ação é que se urine durante o banho e, portanto, se deixe de acionar a descarga pelo menos uma vez por dia.

Segundo a ONG, ao urinar durante o banho, é economizada uma descarga (12 l de água) por dia. Assim, em um ano a economia chegaria a 4.380 l de água. 'Gastando menos água, degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios', afirma a organização no site da campanha (www.xixinobanho.org.br). A ONG afirma ainda que não há risco de contrair algum tipo de doença. Desde que seja lembrado de urinar no início do banho, a água leva tudo embora, diz a SOS Mata Atlântica.
Foto: Getty Images

Troque o elevador pela escada

Além de ser um ótimo exercício físico, subir e descer as escadas evita um gasto desnecessário de energia. Se o elevador for indispensável, é preciso ficar atento ao consumo do aparelho. Na hora da compra, é importante dar preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na conta de luz do condomínio.
Foto: Getty Images

Invista em alimentos orgânicos

Infelizmente, os produtos orgânicos ainda são mais caros que os tradicionais nos supermercados do Brasil. Mas se você puder pagar um pouco a mais, vale a pena. Os alimentos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos, o que é muito positivo para a saúde. Mas, além disso, eles contribuem para a proteção do planeta, já que são resultantes de um sistema que busca manejar de forma harmoniosa os recursos naturais.

Além de evitar os agrotóxicos, o cultivo orgânico preza pela rotação das culturas e pela utilização de adubos naturais, como o húmus de minhoca. De acordo com coordenadora da Hora do Planeta na ONG WWF, Regina Cavini, é importante que as pessoas reflitam sobre que tipo de alimentos estão consumindo. 'Precisamos saber como o produto foi produzido antes de comprar, se a técnica empregada prejudica ou não o ambiente. Uma carne, por exemplo, proveniente de áreas desmatadas deve ser evitada', afirma. Assim, segundo ela, a população ajuda a incentivar as práticas sustentáveis de produção.
Foto: Getty Images

Recicle

Regina Cavini, da ONG WWF, afirma que uma das mais simples e importantes iniciativas para 'salvar' o planeta é fazer a reciclagem. Todo o lixo de casa deve ser separado, o orgânico (como cascas de frutas, legumes e folhas) pode ser colocado em uma pequena composteira, produzindo adubo natural para o jardim.

De acordo com a educadora ambiental da ONG SOS Mata Atlântica, Kelly de Marchi, quem mora em uma casa pequena ou em um apartamento, também pode fazer a compostagem dos alimentos. 'A dica que eu dou é fazer uma mini composteira em um pote de sorvete. É só fazer pequenos furos na tampa para entrar o ar. Depois basta colocar os restos de comida dentro e utilizar para adubar as plantas', afirma.

Já o lixo seco deve ser enviado para a reciclagem. Além de contribuir com o ambiente, essa iniciativa gera empregos para catadores. Segundo a WWF, 1 t de papel reciclado evita o corte de pelo menos 30 árvores. Já a reciclagem de 100 t de plástico evita a extração de 1 tonelada de petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente.
Foto: Getty Images

Ande de bicicleta: corpo e ambiente agradecem

Além de aumentar a resistência física e queimar calorias, andar de bicicleta também ajuda a proteger o ambiente. Por ser movida pela própria força do condutor, sem precisar de nenhum outro combustível, a bicicleta não emite gases poluentes na atmosfera que causam o aquecimento global.

Mas para aumentar o número de ciclistas nas cidades brasileiras é preciso adequar a infraestrutura, com ciclovias, por exemplo. 'Um levantamento divulgado no ano passado mostra que 82% dos paulistanos querem deixar o carro em casa, mas não têm meio de transporte eficiente para que possam fazer isso. Também precisamos cobrar políticas públicas que viabilizem essas atitudes sustentáveis', afirma Kelly de Marchi, educadora ambiental da ONG SOS Mata Atlântica.
Foto: Getty Images

Evite o desperdício

A educadora ambiental Kelly de Marchi diz que evitar o desperdício de alimentos é muito importante. 'As pessoas precisam evitar jogar tanta comida fora, aproveitando o talo, a casca dos alimentos para fazer outras comidas. A casca da laranja, por exemplo, serve de pastilha naquelas tomadinhas para espantar pernilongos', explica.

Segundo ela, também é importante evitar o consumo exagerado de produtos. 'Quanto mais a gente consome, mais recursos retira da natureza. Eu sempre aconselho fazer três perguntas: 'Estou precisando? Vou usar? Tenho dinheiro?'. Se uma das três respostas for 'não' é preciso repensar a necessidade da compra'.
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário