quarta-feira, 2 de maio de 2012

BELEZA - CRESPOS, CACHEADOS SÃO MAIS FRÁGEIS.



 
 
 

Cacheados são mais frágeis; veja mitos e verdades
02 de maio de 2012 16h25

Os cabelos cacheados são mais finos e frágeis. Foto: Terra Os cabelos cacheados são mais finos e frágeis
Foto: Terra
Apesar de ser o cabelo típico de boa parte das brasileiras, o cacheado ainda gera muitas dúvidas com relação aos cuidados que demanda - e também à maneira como age quando submetido a determinados tratamentos. Para esclarecer essas dúvidas, convocamos o expert em cachos Robson Trindade, proprietário do Red Door Saloon & Spa e que cuida das madeixas de ninguém menos que Taís Araújo e Ana Paulo Arósio.

O cabelo cacheado é mais frágil
Verdadeiro. Pela ordem, quanto mais crespo o cabelo for, via de regra, mais fino ele se apresenta. Isso porque a fibra capilar do cabelo crespo é muito menor em sua composição.

Cabelo cacheado é sinônimo de cabelo seco
Verdadeiro. Os cabelos cacheados têm menor superfície de aderência. Assim, a fibra sempre sofre um desgaste mais rápido por ter menor reserva.

O cabelo cacheado também pode ser oleoso naturalmente
Mito. O cabelo cacheado, por ser frágil e seco, é quase impossível de ser oleoso, exceto se passar por algum processo de blindagem, o que manteria a concentração na raiz por acúmulo.

O cabelo cacheado não deve ser penteado seco
Mito. Ao contrário do que se imagina, o cabelo cacheado não deve ser penteado molhado e sim seco, pois o resultado fica perfeito. O resultado fica ruim se lavado com xampu, o que faz espuma e, ao pentear, o visual fica ainda pior.

O leave-in é imprescindível para os fios cacheados
Mito. O leave-in parece ajudar, mas, na verdade, só piora o resultado. Na hora da aplicação, o resultado parece belo, mas, depois, o look fica muito ruim.

A tintura não reduz os cachos
Verdadeiro. A coloração não reduz os cachos. O que os reduz é a descoloração - por ser um procedimento químico, sacrifica muito a fibra capilar, retirando pigmentos naturais com agressão. Se aplicada de maneira correta, a tintura valoriza o movimento. Entretanto, ressalto que é importante não usar pente ou escova. Estas ferramentas tiram os cabelos do sentido natural, reduzindo os cachos. Portanto, são proibidas.

Por sua vez, o excesso de escova comum, sem química, reduz os cachos

Mito. Com certeza a escova não reduz, mas pode diminuir significativamente a intensidade dos cachos, deixando-os mais largos. Porém, depois de certo tempo, o cabelo cacheado voltará totalmente ao estado anterior.

As escovas com química eliminam os cachos progressivamente

Depende. Com certeza também não, mas pode diminuir expressivamente a intensidade dos cachos, deixando-os mais abertos. Porém, depois de certo tempo, o cabelo cacheado voltará totalmente ao estado anterior. Existem alguns processos químicos diferentes. Por exemplo, sódio e guanidina removem aproximadamente 8% de massa molecular da fibra. Assim, os cachos aparecem lisos definitivamente no primeiro momento, mas, com o passar dos dias, a ondulação volta com menor intensidade. Já com o Tioglicolato de amônio, a transformação química é definitiva por desligar as pontes de enxofre e, ao religá-las, nunca serão as mesmas.

Serviço
Red Door Saloon & Spa
Tel.: (11) 3045-5586

Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário