sábado, 30 de julho de 2011

#1 African History - The Nok

BELEZA - SUCO PARA AS MADEIXAS

Mais uma boa dica.

Graça Santos

Suco para as madeixas

http://especialcabelos.terra.com.br/blog/

Expert na saúde dos fios, Cris Dios dá sua receita caseira para deixar o cabelo lindo


A hairstylist, cosmetóloga e tricologista Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair, em São Paulo, é uma expert em saúde capilar. Ela sabe como ninguém recuperar a beleza dos fios, de preferência unindo tecnologia e ingredientes naturais e orgânicos.

As técnicas do seu espaço acabaram atraindo a atenção de muitas famosas, como Carolina Dieckmann, Fernanda Lima e Isabella Fiorentino, que não abrem mão de passar por lá para que suas madeixas ganhem mais volume e cresçam mais bonitas. Massagem por sucção que estimula a circulação sanguínea na cabeça e limpeza profunda do couro cabeludo com direito a uma espécie de esfoliação são alguns dos serviços oferecidos por Cris.

Mas é claro que a cabeleireira pede para que as suas clientes também cuidem dos cabelos em casa, de preferência com uma boa alimentação, lavando os fios de maneira correta e tomando o suco verde criado por ela. Cris diz que essa receitinha caseira faz milagres pelos fios, levando nutrientes e vitaminas importantes para os nossos cabelos. Anote a receita. É muito simples.

SUCO PARA O CABELO
Por Cris Dios

Ingredientes

1 folha de couve manteiga
1 maçã inteira
Suco de 6 laranjas
1 folha do talo da erva-doce

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba gelado.


Foto: Divulgação

Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BELEZA - COMO DISFARÇAR ESPINHAS


Olá amig@s,
mais um artigo incrível.

Graça Santos
Afro N`zinga

Garota ensina a disfarçar espinhas no YouTube

http://br.mulher.yahoo.com/garota-ensina-a-disfar%C3%A7ar-espinhas-no-youtube.html


Cassy é mais uma de muitas meninas que possuem vídeos publicados no YouTube. Mas a audácia da garota fez com que ela se destacasse das demais. Ela publicou um vídeo mostrando como fazer uma maquiagem para disfarçar os danos causados pela acne. Muito emocionada, Cassey diz que teve essa ideia para ajudar outras meninas que sofrem com esse mesmo problema, apesar de essa ser a sua principal insegurança.

No vídeo, ela mostra todos os produtos utilizados para esconder as marcas e espinhas que cobrem seu rosto e pescoço, e avisa que passa uma generosa camada de base e corretivo para que a pele fique completamente uniformizada e perfeita.

Veja aqui o vídeo do passo-a-passo de Cassey

Vale a pena ressaltar que Cassey usa ótimos produtos, que não agridem as inflamações da pele. Se você também sofre com acne, opte por produtos sem óleo em sua composição, para que eles não estimulem o surgimento de novas espinhas. Algumas bases e corretivos possuem ingredientes como óxido de zinco e ácido salicílico, que ajudam a tratar o problema. Lembrando que é importante consultar um dermatologista.

BELEZA - COMO USAR DELINEADOR



Como usar delineador

http://br.mulher.yahoo.com/como-usar-delineador.html


Com a reprise da novela “O Clone” no “Vale a Pena Ver de Novo” da Globo, a maquiagem da personagem Jade voltou a fazer sucesso. Essa maquiagem exige um pouco de prática e não adianta pensar que só o lápis preto fará todo o trabalho.

O segredo para um olho árabe bem marcado está num bom delineador à prova d’água. Não importa se em caneta, em gel ou em creme, o importante é fazer um traço leve e fino, que levante o olhar e não o deixe pesado.

Para melhor fixação, prepare a pálpebra com base e pó antes de aplicar o delineador. Se você quiser, use também uma sombra para compor o visual.

Os delineadores em caneta são mais indicados para os iniciantes, já que seu manuseio é mais fácil. Os em gel, creme e os líquidos dão um efeito mais molhado e têm maior durabilidade, porém são mais difíceis de aplicar, já que precisam do auxílio de um pincel.

Quando for aplicar o delineador, cuidado para não puxar demais e acabar num efeito Amy Winehouse. A não ser que seja essa a sua intenção, claro. Também não deixe o traço grosso demais, para não ficar exagerado. Capriche na maquiagem e fique com o olhar muito mais sedutor. Inshalá!

Veja um vídeo que ensina a fazer a maquiagem "Jade", da loja de cosméticos Lady Secret´s Shop:

BELEZA - SOBRANCELHAS

http://br.mulher.yahoo.com/tenha-sobrancelhas-sempre-lindas.html

Tenha sobrancelhas sempre lindas



Estar com as sobrancelhas bem feitas é fundamental para a beleza rosto. São elas quem deixam a face emoldurada e dão expressão ao olhar. Uma sobrancelha mal feita pode desarmonizar o rosto.

Consultamos alguns especialistas para saber como manter as sobrancelhas sempre lindas:

Existe alguma regra para tirar a sobrancelha? Qual a espessura e o comprimento corretos?
A regra é respeitar o formato natural da sobrancelha. A partir daí, é só valorizar o que ela tem de bonito, mantendo o comprimento dentro dos limites do ângulo do rosto. A espessura depende uma boa parte do gosto da cliente, que na maioria das vezes prefere mais grossa e natural possível.

Quais são os melhores métodos para se “fazer” a sobrancelha?

Sem dúvida, é a pinça. Com ela temos maior controle tanto na quantidade de pelos removidos, quanto na definição da linha.

É verdade que tirar a sobrancelha com cera provoca flacidez e deixa o olho caído?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que isso é verdade, não existe comprovação de que a cera provoca flacidez.

É verdade que a cera deixa os pelos mais fracos?
Sim, depilar com cera durante muito tempo pode enfraquecer os folículos e os pelos podem deixar de crescer.

Tirar as sobrancelhas pode manchar a pele?

Sim, quanto mais morena e mais sensível é a pele, maior a chance de que apareçam manchas na pele quando elas são depiladas com cera ou qualquer outro método que produza inflamação. Se isso acontecer, você pode tentar acalmar a pele com compressas de camomila ou leite fresco frio, mas se as manchas não desaparecerem é melhor consultar um médico.

De quanto em quanto tempo é preciso retocar a depilação nas sobrancelhas?

Depende, pois o crescimento dos pelos varia em cada um. Mas podemos dizer que, em média, eles demoram 15 dias para voltar a incomodar.

Qual a melhor saída para quem tirou a sobrancelha demais?
Deixar o pelo crescer o máximo que aguentar e procurar um profissional.

Em qual caso a pessoa deve cortar os fios com a tesoura?
Cortar os fios com a tesoura requer um pouco de prática, pois há o risco de cortar demais e provocar falhas na sobrancelha. Só recomendo se não tiver outro jeito e se a sobrancelha for bastante volumosa.

Quais são as dicas de ouro para se ter uma sobrancelha sempre bonita?

Não mexer sozinha na sobrancelha e procurar modelá-la sempre com o mesmo designer, pois cada um tem um estilo diferente. Por isso, é importante encontrar um que você goste e jamais entregar sua sobrancelha a qualquer um. Caso precise tirar você mesma, prefira retirar somente os pelos isolados, sem mexer no formato da sobrancelha.

Fontes: Suely Oliveira, designer de sobrancelhas do Studio W de Higienópolis, São Paulo, e Celso Sodré, dermatologista no Rio de Janeiro

BELEZA - CABELOS CACHEADOS

http://br.mulher.yahoo.com/como-cuidar-de-cabelos-cacheados.html

Como cuidar de cabelos cacheados


A popularização da chapinha e das escovas progressivas fez com que muitas mulheres saíssem da chatice dos cabelos presos e com muito volume, mas por um preço alto. Cabelos chapados frequentemente apresentam um aspecto opaco, quebrado, sem a vida e o movimento que fios lisos deviam ter.

Felizmente, essa não é a única alternativa às cacheadas. É possível ter fios anelados, saudáveis e definidos, desde que tenham o tratamento que merecem. O cabeleireiro Eduardo Miyazaki falou com o Yahoo! sobre cuidados com cabelos cacheados - ele trabalha no salão Red Door, de Robson Trindade, especialista em cachos. Veja as dicas de Miyazaki para quem tem cabelos enrolados:

Camila Pitanga e seu cabelo curto ondulado e Maria Flor com seu cabelo curto cacheado.

Camila Pitanga e seu cabelo curto ondulado e Maria Flor com seu cabelo curto cacheado.


- Os cuidados com os cabelos cacheados começam na lavagem. É recomendado utilizar um shampoo que não faça muita espuma. Com esse tipo de produto, os cabelos ficam mais limpos e mais anelados. Condicionador também pode ser usado, desde que só nas pontas.

- Os cabelos devem ser massageados, e não esfregados – esfregar o cabelo faz com que os fios se quebrem. Aliás, quando a mulher fricciona o cabelo de forma muito forte em alguma área do couro cabeludo, ela também provoca grande proliferação de óleo, o que é prejudicial para todos os tipos de cabelo.

- Na hora de secar, mais cuidados: o jeito menos agressivo é secar o cabelo com toalha. E não se preocupe se sobrar algum resquício de condicionador após a lavagem. Eduardo Miyazaki explica que o condicionador consegue equilibrar a carga iônica dos fios. O cabelo com carga negativa é equalizado pelo condicionador, de carga positiva, que faz o anelamento desejado.

- Miyazaki também afirma que, depois da toalha, deve-se deixar os cabelos secando naturalmente, com a ajuda apenas de um secador do tipo “redutor de umidade”, que tem uma temperatura mais alta e jato de ar suave, que não resseca os cachos.

- Mulheres que têm cabelos cacheados devem passar longe de produtos químicos que possam desidratar os cabelos, como a descoloração com papel, por exemplo. Se for pintar ou descolorir, faça isso da forma mais sutil e suave possível.

- Segundo Eduardo, o corte que está mais em alta para os cachos é curto, como o das atrizes Camila Pitanga e Maria Flor. Cortes em degradê também ficam bem com esse tipo de cabelo.

- E se a mulher enjoar do efeito liso das escovas progressivas e quiser voltar para os cachos? Eduardo Miyazaki tem uma má notícia: a escova progressiva muda a textura do cabelo, de um jeito que não dá para voltar ao que ele era antes da química. “Para fazer um alisamento desses, tem que pensar várias vezes. Não recomendo para ninguém”, ele diz.

- Para quem não tem química nos cabelos, mas abusa da chapinha e do secador, ainda há solução. Miyazaki indica vários tratamentos que podem fazer com que os fios retomem o aspecto bonito e saudável, como argiloterapia, nanoqueratina, raio laser e óleos essenciais.

- Resumindo, o principal é cuidar da saúde dos fios. Usar os produtos corretos, não utilizar químicas agressivas e manter os fios sempre hidratados são os segredos para obter cachos perfeitos.

BELEZA - HIDRATAÇÃO PARA CABELOS

Olá amig@s,
mais uma ótima dica para manter os cabelos crespos
hidratados.

Graça Santos
Afro N`Zinga


http://www.cabelocrespoecabelobom.com.br/blog/

Tratamento com óleo quente

Vocês já conhecem a minha paixão pelos óleos vegetais. Sempre fico impressionada como realmente eles melhoram a qualidade do cabelo crespo natural. Por isso, meninas, vale a pena experimentar esta receita.

Este tratamento com óleo quente é feito com azeite de oliva e é excelente para quem tem cabelo carapinha ou muito crespo.

O que ele faz

- repara a cutícula e a restaura a maciez dos fios

- reduz o frizz

- controla as pontas duplas

- melhora a textura do cabelo

- fortalece os fios

Quem tem cabelo crespo mais maleável ou está na fase de transição do alisado para o crespo pode usar? Pode, mas reduza a quantidade de óleo da receita, ok ?

A receita

- ¼ de xícara de azeite de oliva extra virgem (para quem tem cabelo curto) ou ½ xícara para as meninas que tem muito cabelo ou cabelo comprido.

- 1 ampola de vitamina E

Em uma pequena vasilha, coloque o óleo e a ampola de vitamina E. Misture tudo e, em seguida, aqueça lentamente o azeite em banho-maria.

Como sei que tem meninas entre 11 e 12 anos que leem o blog, acho melhor explicar o que é banho-maria: você vai pegar uma panela de tamanho médio, colocar mais ou menos um litro, um litro e meio de água e levar ao fogo.

Quando a água começar a ferver, você coloca a vasilha com o óleo dentro da panela (não se preocupe porque a vasilha não vai afundar). Como é só para aquecer rapidamente o óleo, prefiro desligar o fogo e depois coloco a vasilha com o óleo. São apenas alguns segundos.

Cuidado para não aquecer demais o óleo. Ele deve ficar com uma temperatura agradável; você vai colocar os dedos e sentir o óleo morninho.

Mais uma coisa: não utilize vasilhas plásticas porque podem derreter com o calor da água fervida! Criança e fogo não combinam, por isso peçam ajuda para sua mãe ou algum adulto.

Voltando a receita: passe o óleo aquecido por todo o cabelo úmido. Massageie o couro cabeludo e deixe o azeite agir por 15 minutos. Depois enxágüe e lave os cabelos normalmente com xampu, depois o condicionador. Para finalizar, passe o leave-in.

Deixe o cabelo secar naturalmente.

Você pode fazer o tratamento uma vez por semana, se o seu cabelo estiver muito danificado, ou a cada 15 dias.

Mais um lembrete: para a receita funcionar bem, tem que ser azeite extra virgem extraído a frio, sem mistura de outro óleo (leia o rótulo!). É um pouco mais caro, mas é um excelente investimento.

BELEZA - HIDRATAÇÃO PARA CABELOS

Olá amig@s,
outra excelente dica para hidratação dos cabelos crespos

Graça Santos
Afro N`Zinga

http://www.cabelocrespoecabelobom.com.br/blog/

Óleo de coco


Algumas meninas pediram para falar sobre o óleo de coco. E vocês sabem como fico animada quando o assunto é óleo vegetal.

Por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, o óleo de coco fortalece e hidrata profundamente os fios (é um dos poucos óleos que consegue penetrar na cutícula do cabelo).

Quando for comprá-lo, certifique-se de que é virgem, ou seja, foi extraído sem nenhum processo de refinamento e não foi misturado com outro tipo de óleo. Na embalagem deve estar escrito “prensado a frio”.

Outro detalhe importante: experimente o óleo antes de usá-lo. O óleo virgem deve ter o sabor e o aroma do coco. Se sentir algum amargor ou se o cheiro não for agradável, é sinal de que o óleo está rançoso. Neste caso, troque o óleo no estabelecimento onde comprou.

Dependendo da região que você mora, o óleo de coco pode estar solidificado; fica branquinho, parecido com a banha. Isto ocorre porque ele endurece em temperaturas abaixo de 22 graus (acho mais gostoso usá-lo quando está assim, porque fica parecido com um creme).

Óleo de coco solidificado

Como uso o óleo

O óleo de coco é um dos meus preferidos, junto com o de oliva e o de abacate, para hidratar os crespinhos naturais. A diferença é que com o uso constante, percebi que o óleo de oliva dá um efeito incrível quando usado quente (como expliquei neste post aqui). Já o óleo de coco funciona muito bem para passar todo dia.

Sim, dá para passar o óleo todo dia sem que o cabelo fique oleoso. O segredo é a quantidade. Passo o equivalente a uma colher de chá. Esfrego o óleo entre as mãos e passo por todo o cabelo.

Se você tiver muito cabelo, pode passar mais um pouco. Para não errar, o melhor “método” é usar o dedo indicador. Você vai encostar levemente o dedo no óleo (falei encostar e não mergulhar o dedo).

A quantidade de óleo que ficar na ponta do dedo, você vai esfregar entre as mãos e passar no cabelo começando pela parte da frente. Repita o processo, até passar em todo o cabelo. Esta é a melhor forma para descobrir a quantidade certa para a sua cabeleira.

Se o óleo estiver sólido, use uma colher de chá. Comece com meia colher e vá passando mais, conforme a necessidade.

Você vai perceber que o óleo de coco é absorvido rapidamente pelo cabelo, as mãos não ficam oleosas (se ficarem é porque está passando demais).

Este ritual pode ser feito antes de dormir (assim acordará com o cabelo mais maleável) ou de manhã (depois que umedecer os fios, passe o óleo de coco e, em seguida, o leave-in).

Assim que você passar o óleo no cabelo, vai sentir um cheiro forte de cocada, mas não se assuste, o cheiro desaparece depois que passar o leave-in.

Quem tem cabelo muito crespo (meu caso) ou carapinha vai notar como os fios ficam muito mais maleáveis e fáceis de lidar. E como o ressecamento vai diminuir visivelmente.

Já as meninas que estão em fase de transição, devem ter cuidado redobrado ao usar o óleo, porque como o cabelo está com duas texturas diferentes, a parte alisada pode ficar oleosa.

Experimente usar o óleo de coco no tratamento de óleo quente. Fica muito bom quando misturado com o azeite (use 50% de cada um).

Uma dica para as mamães: o óleo de coco é excelente para o cabelinho das crianças, especialmente após as lavagens. Como é natural, pode ser usado em crianças de todas as idades.

Mais uma dica: o óleo de coco não é bom só para o cabelo, ele também faz muito bem à nossa saúde. Você pode usá-lo para cozinhar os alimentos ou tomá-lo puro (cerca de duas colheres de sobremesa por dia). Ele fortalece o sistema imunológico e diminui o colesterol, entre outros benefícios.

Como na embalagem vem bastante óleo (cerca de 200 ml, o vidro pequeno), separo em um pote menor uma boa quantidade para o cabelo, e o resto que fica no vidro fica para uso culinário. Gosto do da marca Copra e da Dr. Orgânico (óleo excelente, importado da Filipinas).

sábado, 23 de julho de 2011

BELEZA - ESCURECIMENTO DAS AXILAS

Aprenda a tratar o escurecimento das axilas e virilhas
23 de julho de 2011 18h25

Comentários
6
Axilas escurecidas são um grande incômodo para as mulheres. Foto: Getty Images

Axilas escurecidas são um grande incômodo para as mulheres
Foto: Getty Images

Gardênia Cavalcanti
Algo que algumas mulheres acham um verdadeiro incômodo é quando as axilas e as virilhas se tornam escuras. Ninguém merece ficar se travando o tempo inteiro. Passam a deixar de ir à praia, de tomar um sol na piscina e até evitar levantar o braço em lugares públicos. Mas esse problema tem solução!

O dermatologista Emerson Andrade, especializado em cirurgia dermatológica, bateu um papo com O Dia e explicou o porquê da pele se tornar escura.

"O escurecimento dessas áreas pode acontecer devido a repetição das sessões de depilações com cera, cremes depilatórios ou lâmina. Outro motivo do escurecimento é que essas regiões são áreas de atrito constante", explica o dermatologista.

Algumas técnicas como a depilação a laser, que já está totalmente difundida no mercado, evitam o aparecimento da cor escura e pode clarear o tom, caso isso já ocorra. Mas, se você ainda não disponibiliza de tempo e dinheiro para fazer tratamentos mais sofisticados, separamos algumas receitas caseiras para ajudar. Porém, meninas, deve ser feito com cuidado e lembrar de sempre passar um óleo ou hidratante antes da aplicação do descolorante. Isso fará com que o produto não agrida a pele.

Clareamento de virilha e axilas com pó descolorante:
A primeira coisa que tem que fazer é deixar estas áreas bem limpas e higienizadas. Após isso, misture o pó descolorante com água oxigenada volume 20 até que os ingredientes fiquem bem misturados e bem consistentes. Aplique na região que deseja clarear.

Deixe agir por 5 a 10 minutos, sempre observando a reação de sua pele. Na hora de remover, umedeça um pedaço de gaze e retire a mistura. Em seguida faça a aplicação da argila verde por 10 minutos e retire também com gaze umedecida.

Um conselho: antes de realizar a aplicação tenha certeza que não é alérgica a nenhum dos componentes e não tome sol logo em seguida.

Clareamento com receitas caseiras - Máscara de mingau de maizena para a pele:

Ingredientes:
- 1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático)
- 1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas)
- 1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes)

Preparo:
Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar algo que seja parecido com um mingau. Deixe esfriar.

Aplicação:
Aplique a pasta morna na virilha e nas axilas. Deixe agir por 15 minutos. Após retirar a máscara passe um creme hidratante comum.

Caso sua pele já apresente manchas, aplique a máscara duas vezes por semana até a pele clarear. Para a manutenção, você pode repetir o procedimento de 15 em 15 dias.

SAÚDE - PELE

Resolva nove dramas da pele no inverno

Pele ressecada, lábios rachados e outros problemas têm solução

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto

por Ana Paula de Araujo

Bastam as temperaturas caírem para a pele começar a "reclamar". No inverno, diversos problemas se manifestam: a pele resseca e descama, os lábios racham... Mas há o que fazer para resolver esses dramas. Conheça os principais problemas que a pele apresenta durante essa estação e aprenda a resolvê-los.

  • Pele ressecada - Getty Images
  • Lábios rachados e ressecados - Getty Images
  • Pele sem viço e brilho - Getty Images
  • Pele afetada pelos banhos quentes - Getty Images
  • Descamação - Getty Images
  • Coceira - Getty Images
  • Alergias - Getty Images
  • Micose nos pés - Getty Images
  • Acne - Getty Images

1 de9

2

Pele ressecada - Getty Images

Pele ressecada

Quando as temperaturas caem, a hidratação da pele parece cair junto. O dermatologista Adilson Costa, de São Paulo, explica que, com as baixas temperaturas, há uma diminuição na produção de sebo pela pele, fazendo com que ela perca água para o ambiente e, logo, resseque. A redução do suor também tem papel na desidratação da pele, já que ele também desempenha ação hidratante.

No entanto, não podemos apenas culpar as baixas temperaturas, já que o que mais muda, nessa época, é o nosso comportamento. Com o frio, a procura por banhos quentes e demorados aumenta. "Isso retira a camada protetora de gordura natural da pele e a água ali presente evapora mais e a deixa desidratada", explica o dermatologista Erasmo Tokarski, do Distrito Federal. Além da água quente, o uso de sabonetes, conta a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha contribui com o ressecamento por causa de sua ação detergente, que aumenta a perda da camada de gordura da pele, chamada de manto lipídico.

Para lidar com esse ressecamento, primeiramente, é preciso prestar atenção no banho e maneirar na água muito quente. Tentar diminuir um pouco a temperatura ou até mesmo o tempo de banho pode atenuar os danos à pele.

Na hora de se lavar, indica Fernanda, use um sabonete com ação hidratante. Tokarski também aconselha seu uso apenas nas "dobrinhas" do corpo, evitando áreas extensas, como braços e pernas, já que elas têm menos glândulas sebáceas. Também é importante abusar de hidratantes: para Adilson Costa, o ideal é aplicá-los duas vezes ao dia nessa época. A preguiça pós-banho bateu e você não quer passar o creme? Que tal experimentar os hidratantes in shower? Eles são usados ainda no chuveiro e não deixam espaço para desculpas, como "estava muito frio quando saí do chuveiro".

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SAÚDE - Como fazer uma horta em casa ou apartamento

SAÚDE - LEITE MATERNO

Do PORTAL SAÚDE DF

Bancos de Leite

http://www.saude.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=16137


Coleta Manual e Armazenamento de Leite para o Próprio Bebê.
Instruções para retirar o leite materno

Pólo de incentivo ao aleitamento materno

Os Bancos de Leite e os Postos de Coleta de Leite Humano têm como missão promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; coleta e estocagem do leite humano cru. Além destas atividades, os Bancos de Leite Humano também realizam seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, visando a redução da mortalidade infantil e a melhoria da qualidade de vida da população.

Cuidados que se devem tomar

• Para armazenar o leite, utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou de maionese).
• Colocar vidros e tampas ( sem rótulo e o papel branco de dentro da tampa) numa panela e cobri-los com água.
• Ferver tudo por 15 minutos (contar o tempo a partir do início da fervura).
• Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar os vidros sem tocar na parte interna das tampas.
• Colocar uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.
• Colocar uma fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
• Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água em abundância.
• Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água.
• Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa.
• Procurar um lugar limpo e tranquilo para retirar o leite. Evitando banheiro e cozinha.
• Evitar conversar durante a retirada do leite.
• Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.

Técnica

Antes de iniciar a retirada, é importante:
1. Massagear as mamas utilizando a polpa dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura) para o corpo;
2. Balançar as mamas com o corpo inclinado para frente para facilitar a saída do leite.
3. Colocar o polegar acima de linha onde acaba a parte escura da mama e os outros dedos abaixo. Firmar os dedos. Empurrar para trás em direção ao corpo. Tentar aproximar a ponta do polegar com as pontas dos outros dedos, apertando e soltando até o leite sair.
4. Desprezar as primeiras gotas ou jatos.
Abrir o vidro. Colocar a tampa com a boca virada para cima sobre um pano limpo.
5. Colher o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, fechar bem o vidro.
6. Guardar o leite retirado do peito na 1ª prateleira da geladeira, somente se for ultilizar nas próximas 12 horas.
7. Estocar em congelador ou freezer por no máximo 15 dias.

Como oferecer leite humano em casa

• Lavar as mãos e braços com água e sabão.
• Colocar água potável em uma panela com volume suficiente para ultrapassar o nível do leite no frasco.
• Aquecer até temperatura tolerável, sem queimar os dedos.
• Desligar o fogo. Colocar o frasco com leite na água aquecida. Agitar o frasco para facilitar o aquecimento.
• Caso o leite esteja congelado, repetir o processo até que não reste nenhuma pedra de gelo.
• O leite que restar no frasco pode ser guardado na 1ª prateleira da geladeira por no máximo 12 horas.
• Dar o leite sempre em colher ou copinho devidamente limpos e fervidos.
Não utilizar chucas, mamadeiras ou chupetas, porque elas atrapalham a amamentação, podendo o bebê até deixar de mamar.
Coleta manual e armazenamento de leite humano para doação aos bancos e postos de coleta de leite humano.
Doadora é toda mulher em boas condições de saúde, com excesso de leite e que se disponha a doar voluntariamente.
A mãe doadora deve efetuar a coleta de acordo com a técnica descrita anteriomente. Após terminar a coleta, fechar bem o vidro, colocar a data da primeira coleta e guardar imediatamente no congelador da geladeira ou no freezer, por até 15 dias.
Nas coletas seguintes, para completar o volume do leite no frasco que já está congelado, proceder desta maneira:

1. Ferver um copo de vidro por 15 minutos (contar o tempo a partir do início da fervura) e deixar sobre um pano limpo até secar. Coletar o leite neste copo.
2. Colocar o leite recém coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou no congelador. Guardar novamente.
3. Este procedimento deve ser repetido até faltar aproximadamente dois dedos abaixo da tampa.
4. Antes de completar 15 dias do início da coleta, entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta do hospital mais próximo de sua casa.
5. Uma funcionária ou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal irá até a sua casa para apanhar o leite.
6. O leite coletado também pode ser entregue diretamente ao Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta. Transportar congelado em um recipiente de isopor sem gelo.
7. Todo leite coletado e doado ao Banco de Leite Humano e Posto de Coleta é processado, pasteurizado e feito controle de qualidade. Este leite destina-se às crianças prematuras e/ou doentes internadas nos hospitais do Distrito Federal.

O leite humano pasteurizado pode ser conservado no freezer por até 6 meses.
O leite humano pateurizado degelado pode ser conservado na 1ª prateleira da geladeira por até 24 horas.
Nunca recongele o leite humano.
Nunca deixe seu filho mamar no peito de outra mulher e não ofereça leite que não seja seu ou do banco de leite.

Orientação para a mãe

Toda mãe que precise se ausentar de casa por motivo de trabalho, estudo, etc ou que tenha seu filho internado (prematuro ou doente), deve aprender a coletar, conservar e armazenar seu leite para o próprio filho. Retirando leite, a mãe mantém a produção e seu filho é alimentado adequadamente quando ela precisar se ausentar.

Bebês alimentados somente com leite humano nos seus primeiros seis meses de vida, e que continua mamando até os dois anos ou mais, são mais fortes, saudáveis e mais inteligentes.
Procedimento para coleta manual e armazenamento de leite humano

Caso você:
• deseje doar seu leite;
• necessite de orientações sobre amamentação;
• esteja com problemas nas mamas no período da amamentação;
entre em contato com o Banco de Leite ou Posto de Coletamais próximo de sua casa.
Telefones:
BLH HFA (Forças Armadas) - 3966.2250
BLH HRAN (Asa Norte) - 3325.4207
BLH HRAS (Asa Sul) - 3445.7597
BLH HRBZ (Brazlândia) - 3479.9643
BLH HRC (Ceilândia) - 3372.9652
BLH (Gama) - 3384.0337
BLH (Planaltina) - 3388.9794
BLH HRPA (Paranoá) - 3369.9980
BLH HRS (Sobradinho) - 3387.3993
BLH HRSM (Santa Maria) - 3392.6287
BLH HRT (Taguatinga) - 3352.6900
BLH HUB (Universitário de Brasília) - 3448.5391
P. de Coleta São Sebastião - 3339.1125
P. de Coleta HRSAM (Samambaia) - 3458.9811
Secretaria de Saúde



quinta-feira, 21 de julho de 2011

SAÚDE - DOE SANGUE

Campanha de Doação de Sangue 2011

ajudar tá no sangue! seja um doador


O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente:

Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

Condições básicas para doar sangue:

Candidatos com:
- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos.
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

Recomendações para o dia da doação:

Nunca vá doar sangue em jejum;
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar?

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
Mulheres grávidas ou amamentando;
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
Usuários de drogas;
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Onde doar

Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado.
As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis.
Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado

> Veja as peças da campanha de 2011
> Veja a lista de hemocentros no Brasil
> Veja a lista de Secretarias de Saúde no Brasil


Clique para voltar à página anterior


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AfroBrasilienses Graça 2-20




Afrobrasilienses é um projeto audiovisual que traz 20 depoimentos de pessoas negras que vivem no Distrito Federal. A idéia surgiu com as comemorações dos cinqüenta anos da capital, quando ficou mais acentuada a reflexão: onde estão os heróis e heroínas negras da cidade? Por que não nos mostram? Quem são as pessoas negras que vivem no DF? O que elas fazem? Como é a auto-estima delas?

Graças ao edital Ideias Criativas para o 20 de novembro, da Fundação Cultural Palmares, o projeto pôde tornar-se realidade. A proposta também lança olhar diferenciado sobre o significado de produção cultural, que passa, necessariamente, pela reprodução e fomento de valores fundamentais, formação de identidades, resgate de valores e tradições específicos, além da capacidade de transversalidade, potencial agregador e gerador de sustentabilidade, auto-estima e reconhecimento.

Categoria:

Sem fins lucrativos/ativismo

Licença:

Licença padrão do YouTube

  • pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

SAÚDE - POTÁSSIO

Potássio contra diabetes e AVC

O nutriente é fundamental para o organismo e também ajuda na prevenção de doenças

http://alimentacao.terra.com.br/noticias/no-trabalho-12/potassio-contra-diabetes-e-avc-315

Carregando...


Pesquisadores da Johns Hopkins University demonstraram que um baixo nível de potássio no sangue pode ser um indicador para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 – o tipo mais comum da doença. Essa conclusão foi divulgada em outubro de 2010, na publicação científica americana Annals of Internal Medicine. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 12 mil pessoas, coletados desde 1986, que faziam parte de um estudo sobre o risco de aterosclerose em comunidades. De acordo com os estudiosos, o potássio afeta a quantidade de insulina secretada pelas células do pâncreas.

O nutrólogo Jorge Antônio dos Santos, de Goiás, explica que o potássio é imprescindível para o controle da produção de insulina, por sua vez o hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Segundo ele, é a insulina que permite ao açúcar (ou glicose) que ingerimos penetrar em nossas células. “Mas, nos casos de diabetes, como existe a falta de insulina, a glicose não entra nas células e permanece na circulação”, diz o médico.

Os benefícios do potássio não param por aí. De acordo com a publicação Journal of American College of Cardiology, um aumento de 1,6 grama de potássio na dieta por dia (o equivalente a 100 gramas de feijão preto ou de damasco seco), diminui em 21% o risco acidente vascular cerebral, por exemplo. “É o potássio que garante o funcionamento normal de todas as células do corpo, incluindo as transmissões nervosas, contrações musculares como a do coração e o equilíbrio dos fluidos corporais”, enfatiza Santos. Conforme explica o médico, ele também ajuda a evitar as cãibras – daí, aliás, tanta gente recomendar o consumo de ao menos uma banana por dia para esse fim. Embora bem menos rica no mineral que o feijão, por exemplo, a banana também é uma fonte de potássio.

Elemento fundamental para o organismo, tanto a falta quanto o excesso de potássio são capazes de gerar sérias conseqüências para o organismo. Segundo Santos, o exagero do mineral no corpo pode ser prejudicial principalmente para pessoas diabéticas, causando problemas renais e de coração. Já quem anda com baixas taxas de potássio no organismo, ainda de acordo com o nutrólogo, pode sofrer de fraqueza muscular constante e chegar até mesmo a sofrer de paralisia, inclusive do pulmão.

Você encontra potássio em variados alimentos. Confira:

Carne de peru, mortadela, sardinha, carne de porco, ostras e mariscos, carne de pescada, presunto, lingüiça, coração e fígado de boi, feijão (todos os tipos), ervilha seca, lentilha seca, espinafre, batata inglesa, mandioca, palmito, beterraba cozida, cenoura, couve, milho verde, brócolis, tomate com semente, alface, banana, damasco, uva passa, amêndoas, castanha-do-pará, amora, coco, acaí, abacaxi, ameixa, cereja, laranja, limão, maçã, manga e melancia.


Custom Editora
Especial para o Terra

quarta-feira, 13 de julho de 2011

BELEZA - AFRO SIM!

http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=123700&codigo_categoria=123

AFRO SIM!

Afro sim, e com muito estilo; assuma os crespos e divirta-se Autor(a): Irinéa Donizete Função: do Portal GCN
Foto(s): Oliver Moretto/Comércio da Franca
Data: 17/03/2011

“Quando eu uso tranças, eu olho no espelho e me sinto ‘negona’ de verdade”, diz a vendedora Patrícia Ferreira da Silva, 28

Um penteado pode significar bem mais do que modismo ou tendências fashionistas. Assim são os penteados afros. Revelam além da personalidade do dono dos cabelos, uma identidade cultural. Quem tem sabe que cabelos crespos são difíceis de controlar e é preciso uma certa dose de ousadia para assumi-los. Algumas variações - black power, tranças ou dreads -, no entanto, podem deixar o visual divertido e muito bonito.
Muito popular nos anos 70, aqui no Brasil, o cabelo black power teve cantor Tim Maia e o ator Toni Tornado como percursores do estilo. Naquela época, quanto maior o volume do “pixaim”, mais respeitado o sujeito era na turma em que andava. O penteado também foi uma das características do cantor Michael Jackson ainda em sua fase Jacksons Five.

A estudante de moda e estilismo Mercedes Ellen Rodrigues Silva, 18, é uma camaleoa. Atualmente usando um black power em tom loiro, ela chama a atenção por onde passa. “Gosto de variar e o cabelo é o ponto de partida de qualquer mudança. Também acho que esse penteado valoriza quem eu sou”, diz a estudante que está com o black power desde novembro de 2010 e o alterna com chapinha.

Para deixar o cabelo black power, lave os cabelos, seque-os, puxe os fios para cima e para os lados com a ajuda de um pente tipo garfo, sempre partindo da raiz até as pontas. Use as mãos para moldar e deixar na altura que mais te agrada. Para fixar bem, pode ser usado gel ou mousse de modelar.

Cabeleireiro há oito anos e exclusivamente no ramo de tranças, Wilton Luiz Santos de Souza explica que os cuidados básicos para manter esse penteado bonito é respeitar o prazo de manutenção, lavá-los de preferência durante o dia ou quando houver a necessidade de usar secador (em uma temperatura de morna a fria). Uma dica: na hora de dormir é recomendável que se proteja as tranças com uma touca ou lenço para evitar embaraçar e desfazer os fios.

Por mês Wilson atende cerca de 50 pessoas. Como se especializou em tranças ele faz vários modelos. Entre eles, a trança solta, a enraizada e os dreads com lã que são os mais pedidos. Em seus trabalhos ele utiliza fibra sintética, o conhecido kanekalon, que é vendido em lojas do ramo de cabelo. São vários os tipos e qualidades à venda: tem kanekalon colorido, já trançado, liso, frisado, enrolado e de vários tamanhos. Eles vêm em pacotes e custam a partir de R$ 18. Wilton cobra em média R$ 20 para esse tipo de trança que leva em torno de 40 minutos para ficar pronta.

“Quando eu uso tranças, eu olho no espelho e me sinto ‘negona’ de verdade”, diz a vendedora Patrícia Ferreira da Silva, 28. Há seis anos, ela incluiu o penteado na sua vida e desde então, só tira para alterá-lo. Em seu cabelo, o cabeleireiro Wilton utilizou kanekalon liso (fios de nylon como cabelo de boneca, só que menos brilhante), separou em pequenos quadrados e entrelaçou em seus cabelos naturais. Ele trançou o kanekalon nos fios. Tranças iguais a da Patrícia demoram de quatro a seis horas para aplicação e custam a partir de R$ 80 só a mão-de-obra. O tempo de duração é 30 a 90 dias. Após esse período ela é retirada para uma higienização mais profunda.

Dicas de como cuidar do kanekalon
Prefira um xampu sem sal. O ideal é lavar os cabelos a cada três dias

Lave os cabelos pela manhã para que sequem naturalmente. Se for usar secador, coloque
na temperatura fria

Nunca durma com os cabelos molhados. Com kanekalon ou não, pode danificar e até apodrecer a raiz dos cabelos
Para conservar o visual por mais tempo, evite o contato com o travesseiro usando uma touca ou lenço ao dormir

Tranças enraizadas - A mais usada por homens
Conhecida também como trança rasteira. Pode ser incrementada com lã colorida e desenhos.
É unissex, dura no máximo
15 dias e é a mais rápida para
se fazer.


O metalúrgico e estudante David Costa Soares trocou o black power pelas tranças

Black power - Bonito e natural
Quem tem cabelo de enrolado a crespo não terá dificuldades para fazer esse penteado. Basta pentear para cima, com ou sem a ajuda de um secador. O segredo é usar um pente “garfo” e as mãos para moldá-lo.

O modelo Jelcimar Adriano Cintra e a estudante de moda Mercedes Ellen sabem que chamam a atenção


Tranças com Kanekalon - Variações de estilo
Com o kanekalon(fibras sintéticas - nylon) dá para usar a criatividade e fazer vários penteados diferentes que podem ser com tranças lisas e enraizadas, incluindo até lã colorida.

A vendedora Patrícia Ferreira da Silva usa tranças há seis anos

Compartilhar

BELEZA - CABELOS ENCARACOLADOS

http://modaebeleza.cafeversatil.com/tag/cabelos-encaracolados/

‘cabelos encaracolados’

Penteados para cabelo crespo afro | fotos

Segunda-feira 14, Dezembro 2009

898564510_small

Quem tem caracóis precisa mais de efeito, de styling, e mantener os cabelos hidratados com máscaras que podem ser feitas tanto no salão como na própria casa para evitar o ressecamento das pontas e controlar os cachos.

898595914


Para obter um bom acabamento nos penteados para cabelos crespos pode utilizar finalizadores do tipo gloss, leave in, pomadas, mousses, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho ou silicone.

Confira diferentes maneiras de pentear cabelos crespos:

(more…)

Famosas de cabelos cacheados

Domingo 11, Outubro 2009

xin_2303040216098781159931

A aparência para as celebridades é fundamental, então o primeiro passo para elas é ter um cabelo maravilhoso. Por tanto é uma boa idéia tentar imitar o look das famosas como os da bela Beyonce .

Se você tem cabelo crespo ou encaracolado e nao sabe como lidar com ele, confira a nossa seleção de famosas de cabelo naturalmente cacheado para se inspirar. Está na hora de libertar os caracóis e assumir o seu próprio estilo.

270-fam-juliana-alves-4

A Juliana Alves usaba trancinhas que iam da raiz até as pontas do cabelo quando participou do Big Brother Brasil, em 2003. A atriz de Caminho das Índias e Duas caras atualmente exibe cachos impecáveis.

(more…)

Cabelos crespos e cabelos cacheados | Fotos

Domingo 11, Outubro 2009

83f0b81495c49920_kneesha

O look crespo nunca esteve tão na moda quanto agora. entao aproveite a manter o seu visual bem natural. O primeiro que temos que conhecer são as diferenças entre cabelos crespos e cacheados:

Os cabelos crespos são os que nascem espiralados desde a raiz. Tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar volume escessivo, principalmente em condições adversas de umidade
Os cabelos cacheados no entanto, nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos.

pic16 (more…)

Dicas para cabelos crespos

Domingo 11, Outubro 2009

pic_of_long_curly_hair

Anos atrás, a moda mudou e permitiu as mulheres levar o cabelo crespo ao natual, o que provou ser uma experiência muito positiva. Hoje a mulher de cabelo crespo pode sentir uma grande sensação de liberdade usando seu próprio cabelo.

Cada tipo de cabelo crespo têm suas em características próprias e requer uma rotina específica de cuidados. Em alguns casos, os fios ficam frisados, com muito volume, outros forman cachos mais definidos, o importante é saber como valorizar a cor e dar forma ao cabelo, na hora de tratar os fios crespos.

Para um look natural, basta lavar, condicionar, aplicar mousse modeladora e deixar secar ao natural, sem pentear. Depois de secos e modelados, ainda podem restar alguns fios arrepiados. O problema é controlado com os finalizadores (pomada, cera ou silicone). Basta com distribuir uma pequena dose do produto nos fios, com os dedos, do comprimento em direção às pontas, nunca perto da raiz nem de dentro para fora, porque esse movimento aumenta o volume.

BackBlondeCurlyHairSmall

Uma hidratação por mês no salão e duas por semana em casa é fundamental para manter os cachos fortes e sedosos. É só aplicar o produto mecha por mecha, massageando bem. Não passe o produto no couro cabeludo, pois entope o bulbo capilar.