quarta-feira, 27 de abril de 2011

Se Liga - Afro sim, e com muito estilo; assuma os crespos e divirta-se

http://custom.yahoo.com/depilacao/article/duvidas-sobre-depilacao-211

Depilacao

  • Dúvidas sobre depilação

    Isabelle Lindote - 25 de Apr de 2011, 1:59 PM UTC

    Optar pelo método mais prático ou escolher a forma mais duradoura de depilação? Seguir as tendências mais modernas ou continuar depilando-se do jeito tradicional?

    Para solucionar essas e outras dúvidas, entrevistamos o Dr. Jardis Volpe, dermatologista formado pela Universidade de São Paulo, médico de muitas pacientes famosas, como as atrizes Maria Fernanda Candido, Regina Duarte, Adriane Galisteu, Fernanda Vasconcellos, Fernanda Souza, Patrícia de Sabrit e Gisele Itié, além de ser responsável pela pele de Wanessa, Malvino Salvador, Cássio Reis, Daniel Boaventura e Murilo Benício.

    Diretor da Clínica Volpe (SP) e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com atualização em Laser pela Harvard Medical School (EUA), o médico responde questões sobre a importância de hidratar a pele para uma boa depilação e opina sobre diversos métodos depilatórios:

    1) Qual é a importância da depilação para a pele?
    O pelo é uma estrutura que vem da nossa própria pele, e sua haste é coberta por queratina. A função do pelo é de proteção da pele e depende da ação de alguns hormônios. Porém, em excesso, os pelos se tornam indesejados, e nesses casos, a depilação pode ser realizada, seja ela feita em casa (com lâminas ou loções depilatórias), com ceras ou a laser.

    2) A lâmina ainda é o método mais utilizado, por ser prático e indolor. Qual a sua opinião sobre esta forma de depilação?
    O fato de a lâmina engrossar o pelo é mais um mito que ainda não foi completamente provado que seja verdadeiro. Porém, a lâmina pode provocar o aparecimento de foliculites (pequenas bolinhas vermelhas inflamadas) em pessoas com peles predispostas ou sobretudo em peles morenas. A lâmina é um bom método, porém ela deve ser usada sempre com um creme pré-depilatório para amolecer os pelos e nunca deve ser passada no sentido a favor e contra ao pelo na mesma sessão, pois o risco de encravar é maior.

    3) As ceras, fria e quente, são o segundo método mais utilizado. É melhor depilar-se em casa ou com um profissional? É possível minimizar os danos?
    A ajuda de um profissional é sempre mais interessante, visto que o processo se torna mais bem executado e com menos risco. Para se evitar problemas com depilações com cera, é importante seguir alguns cuidados, como por exemplo não estar com a pele bronzeada ou queimada pelo sol e o local a ser depilado não pode estar com alguma inflamação, para que ela não piore e irrite a pele.

    4) Qual é a importância de hidratação da pele para uma boa depilação? É possível manter a epiderme hidratada durante o ano todo?
    A pele mais hidratada suporta melhor os traumas da depilação, e é importante o uso de hidratantes que não sejam oleosos. A esfoliação é um método importante antes da hidratação, e pode ser realizada durante o banho com produtos apropriados.

    5) Com o fim do verão, a pele fica mais desgastada por conta das agressões da estação. Para quem está com bronzeada, qual o melhor método depilatório?
    A depilação a laser se torna proibitiva nesse caso pelo risco de queimadura. Se a pele estiver muito queimada, é importante evitar qualquer método, até que a pele avermelhada se acalme. Após essa fase, a depilação pode ser tentada com lâmina ou cera, de acordo com o método que a pessoa se sinta melhor.

    6) Tem crescido o número de adeptas da depilação a laser. Este método causa algum dano à pele? É preciso ter algum cuidado especial para proteger a pele antes e depois das sessões?
    A depilação a laser traz resultados excelentes, porém envolve muitos riscos, como manchas e queimaduras. Não deve ser feita de forma banalizada, como vem ocorrendo em salões de beleza e clínicas sem acompanhamento médico. O papel do dermatologista é fundamental para se determinar qual é o tipo de laser a ser empregado, pois existem varias tecnologias, e cada uma delas funciona de forma mais segura para determinado tipo de pele. A pessoa não deve estar bronzeada e é importante evitar se bronzear no local da depilação por 15 dias antes e 15 dias depois da depilação. Tenho visto muitos casos de queimadura, manchas e cicatrizes porque as pessoas vem banalizando esse procedimento e considerando-o isento de risco, sendo que não é. O acompanhamento dermatológico é imprescindível.

    7) A depilação com linha parece que chegou para ficar e tornou-se uma opção principalmente na hora de eliminar os pelos faciais. Você é a favor deste método?
    Sou a favor e gosto da técnica, torna-se uma opção interessante e menos dolorosa para quem não quer usar lâminas ou ceras na face (muito doloroso).

    8) Com o passar dos anos, a pele vai perdendo a elasticidade e tende a ganhar rugas, marcas de expressão e manchas. A mulher precisa ir mudando o método depilatório com o envelhecimento? Ou a adaptação a uma determina forma de depilação independe disso?
    Com o tempo, a pele vai ficando mais flácida e dependendo do local em que se faz a depilação, a cera se torna mais dolorosa, uma vez que envolve a tração mecânica da pele e depende da resistência da pele. Se os pelos se tornarem brancos, a depilação a laser também não funcionará, isso deve ser levado em conta de acordo com a faixa etária do paciente.

    9) Há algum caso emblemático que você possa citar de paciente que tenha chegado ao consultório com problemas por conta de depilação?
    Recebo muitas pessoas com problemas de depilação feitas de maneira inadequada - o mais comum delas é a pele irritada e sensível, que pode ter sido agravada pelo uso de cera muito quente ou mesmo um processo de foliculite por remoção de pelos de uma área onde existiam muitos pelos. Também já recebi casos de pessoas com queimaduras de depilação a laser, além de manchas ou cicatrizes, em geral lasers feitos por esteticistas sem supervisão médica

    10) Três dicas para quem quer manter a pele bonita independentemente do método depilatório:
    Esfoliar, proteger do sol e hidratar são regras básicas para manter a pele sempre jovem.

    Leia mais:

    Depilação íntima feminina

    Cremes depillatórios

    Cera quente ou fria?

    Mais sobre depilação

quarta-feira, 20 de abril de 2011

BELEZA - CABELOS / CRESCIMENTO

Dicas e produtos para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Descubra os segredos para acelerar o crescimento dos fios! E mais: dicas práticas e dez produtos capazes de deixar você com madeixas de diva

Publicado em 06/04/2011

Belisa Rotondi

Conteúdo do site VIVA!MAIS
Cabelo longo

Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples: basta "nutrir" o bulbo capilar
Foto: Dreamstime

Antes de mais nada, você precisa saber:

Quanto o fio de cabelo cresce por mês? Até 1,2 cm.

O que pode prejudicar o crescimento? São cinco as principais possibilidades, citadas abaixo em ordem decrescente de ocorrência, segundo Valcinir Bedin, dermatologista especialista em cabelos:

· Alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos e/ou na glândula tireoide.

· Alimentação pobre em nutrientes essenciais ao crescimento dos fios.

· Doenças crônicas, como diabetes e câncer.

· Aumento da produção sebácea, o que pode levar a uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborreica).

· Alterações genéticas, como má-formação do folículo capilar. Neste caso, o cabelo não tem força para crescer. Na maioria das vezes, o problema é identificado logo na infância.

Como saber se estou com algum problema? Fique atenta à queda e ao afinamento dos fios. "Os indícios de uma queda anormal e frequente das madeixas são: excesso de cabelo no ralo do chuveiro, na escova, na pia do banheiro, no banco do carro, na roupa e na cadeira do trabalho", explica o dermatologista especialista em cabelo Luciano Barsanti.

Até 2,4 cm a mais por mês!


Os segredos da suplementação que pode fazer seu cabelo crescer duas vezes mais

Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples. Basta "nutrir" o bulbo capilar (onde os fios são fabricados).

Funciona assim: o bulbo precisa de determinada quantidade vitaminas e minerais para que as madeixas se alonguem na velocidade normal. "Quando aumentamos essa quantidade, aumentamos também a velocidade de crescimento do cabelo", explica o especialista Valcinir Bedin.

A saída? Manipular uma medicação com os nutrientes imprescindíveis à saúde dos cabelos. A formulação exata varia de pessoa para pessoa. "Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a quantidade de cada um deles depende das carências de cada paciente", diz Valcinir. Ou seja, só um médico pode prescrever a composição certinha para você.

Quais nutrientes são esses? Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio).

Come que cresce


O cabelo é reflexo da sua alimentação. Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios

Proteínas: o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. "Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio", afirma o dermatologista Luciano Barsanti.
Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Ferro: o mineral mais importante para os fios. "Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes", explica o dermatologista Valcinir Bedin.
Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Enxofre: funciona como antiinflamatório e antifúngico, protegendo o couro cabeludo de infecções.
Onde encontrar: couve, agrião, repolho e couve-flor.

Cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B : atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.

Onde encontrar: Cálcio: leite e seus derivados.
Selênio: peixes, grãos, carnes, leite.
Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo.
Vitaminas do complexo B: carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).

4 atitudes que turbinam os fios


Pare de fumar

"Nicotina reduz o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares e interfere na velocidade de crescimento do fio", diz o especialista Barsanti.

Banho: só com água morna ou fria

"A água quente tira a proteção natural dos fios, prejudicando a saúde do cabelo", diz o dermatologista Valcinir Bedin.

Relaxe! O estresse afeta a produção do DHT, hormônio que causa o atrofiamento do bulbo capilar.

Não massageie demais o couro cabeludo: a atitude pode prejudicar a saúde do couro cabeludo. A massagem estimula o trabalho das glândulas sebáceas, provocando o acúmulo de gordura ao redor dos fios. "É possível ter uma inflamação chamada dermatite seborreica, de onde se origina a caspa", acrescenta Luciano Barsanti.

Vale usar


Produtos

Foto: Divulgação

1. Creme de tratamento: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda. R$ 5,60*
2. Máscara de hidratação: trata e fortalece a fibra capilar, da Kelma Cosméticos. R$ 8*
3. Inneòv: eficiente no combate à queda, da L'oréal. R$ 109,90*
4. Restaurador: fortalece dos fios desde a raiz, da Kelma Cosméticos. R$ 2*
5. Hidradose Complexo de vitaminas: ampola de hidratação com óleo de buriti, vitaminas e e B5, da Fina Flor. R$ 2*

Produtos

Foto:Divulgação


6. Xampu Fructis stop Queda: com cafeína, concentrado ativo de frutas e ceramidas. Deixa os fios mais resistentes, da Garnier. R$ 4,90*
7. Forte tônico Capilar: combate a queda e dá força aos fios, da Avon. R$ 20*
8. Condicionador Fructis Stop Queda: trata cabelos fracos e com queda, da Garnier. R$ 6,60*
9. Sachê: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda. R$ 2,20*
10. Novex Broto de Bambu: contém aminoácidos, vitaminas e minerais que reparam os fios, da Embelleze. R$ 16*

*Preços pesquisados em abril de 2011

SAUDE - PRISAO DE VENTRE

Dicas para acabar com a prisão de ventre

Faça seu intestino funcionar como um reloginho e acabe com a prisão de ventre e a barriga de uma vez

Atualizado em 19/04/2011

Conteúdo do site VIVA!MAIS
Prisão de ventre

As mulheres sofrem mais com prisão de ventre por uma questão cultural
Foto: Getty Images

A prisão de ventre pode ser um verdadeiro incômodo, especialmente para mulheres. Sim, elas sofrem mais com isso por uma questão cultural: costumam inibir a vontade de ir ao banheiro. "Desde pequena, a menina aprende a não evacuar em banheiro público ou na casa de outras pessoas", afirma o gastroenterologista Marcos Ozaki.

O fator hormonal também influi. Durante o período menstrual, devido à maior produção de estrogênio, a mulher tende a ter um transtorno maior. Para contornar o problema e fazer seu intestino funcionar como um reloginho, o médico Alex Botsaris dá algumas dicas. Confira:

· Coma frutas, iogurtes e alimentos com fibras, como vegetais, legumes, sementes e integrais.

· Tome três litros de líquido por dia (água, sucos, sopas e chás).

· Capriche no azeite para lubrificar as paredes do intestino.

· Vá ao banheiro sempre na mesma hora, de preferência, após refeição. Assim, o corpo se habitua a aproveitar os movimentos da digestão para ativar o intestino.

· Vá ao banheiro na hora em que sentir vontade - prender evacuações pode gerar problemas intestinais.

· Faça exercícios abdominais.

terça-feira, 19 de abril de 2011

BELEZA - Cuidados com a pele negra

Mulheres com a pele negra são privilegiadas, porém, existem alguns mitos, muita gente pensa que a pele negra não sofre com as ações dos raios solares, mas isso não é verdade, apesar da pele negra possuir uma maior quantidade de melanina, que é um protetor solar natural, ela também sofre os efeitos da exposição aos raios solares, em menor escala, mas sofre.

negra Cuidados com a pele negraA pele negra também tem um grande nível de colágeno, o que garante mais elasticidade a pele, diminuindo o aparecimento de celulite. Apesar de parecer que não, a pele negra necessita de cuidados diários assim como a pele branca.

Mulheres que têm a pele negra devem fazer diariamente, uma limpeza profunda, pela manhã, utilizando um sabonete adequado ao seu tipo de pele. O uso de cremes adstringentes é recomendado mas é preciso ter cuidado com ele, pois ele possui alto nível de pigmentação e pode deixar a pele manchada. Protetor solar é necessário para evitar a oleosidade da pele, recomenda-se os protetores em gel. Repita o procedimento de limpeza antes de dormir, mas desta vez passando um hidratante que contenha em sua fórmula hidroxiados e vitamina C.

Para manter a pele bonita e hidratada faça o uso de uma loção hidratante no corpo todo, os cremes recomendados são os de amêndoa ou macadamia, aplique no corpo todo, não se esquecendo das áreas mais secas, como os cotovelos, joelhos e os pés.

A pele negra é sem dúvida muito privilegiada mas não é por isso que vamos relaxar né? O ideal é ter esses cuidados básicos para sempre ter uma pele linda.

Thaís Velloso

Fonte: http://www.muitochique.com/





segunda-feira, 18 de abril de 2011

YouTube/Carnvala - Matéria na Noite Beleza Negra do Ilê 2011

SAÚDE - RACISMO

Pretas recebem menos anestesia


Marcelo Rubens Paiva – O Estado de S.Paulo

As grosserias do deputado Bolsonaro (PP-RJ), representante e sobrevivente da extrema-direita brasileira, e a confusão bíblica do seu colega pastor Marco Feliciano (PSC-SP) – que tuitou que “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”, e que “a África sofre com a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids” – só foram feitas porque há “proteção” do foro privilegiado e a deturpação do seu sentido. Ele garante o exercício da livre expressão, mas não o direito de incitar o preconceito e a intolerância.

O racismo no Brasil existe e, pior, é um caso de saúde pública, segundo dados publicados por Maria do Carmo Leal, Silvana Granado Nogueira da Gama e Cynthia Braga da Cunha na Revista de Saúde Pública da USP. O debate sobre as desigualdades raciais e suas consequências na saúde é recente. Foi só no fim dos anos 90 que começou a coleta de informação sobre a cor da pele na declaração de óbito e nascido vivo, graças a uma portaria de 1999. Então, a inclusão do campo raça/cor com os atributos adotados pelo IBGE entrou no sistema de dados do Ministério da Saúde.

O que se descobriu foi que os piores indicadores de mortalidade materna no parto são apresentados por mães pretas: cerca de sete vezes maior (275 por 100 mil nascidos vivos) do que entre mulheres brancas (43 por 100 mil nascidos). Pretos e pardos morrem cerca de duas vezes mais por agressões do que brancos: 136, 111, e 72 por 100 mil habitantes respectivamente.

No perfil de mortalidade nos homens pretos entre 40 e 69 anos, doenças cerebrovasculares predominam, mais associadas à pobreza em períodos precoces da vida, do que doenças do coração, que representam a primeira causa de óbito entre brancos.

Nas mulheres pretas entre 40 e 69 anos, a taxa de mortalidade por doenças cerebrovasculares (115 por 100 mil) é cerca de duas vezes maior do que entre brancas (58 por 100 mil). A mortalidade por doença hipertensiva e por diabetes é muito mais expressiva entre as mulheres pretas.

No parto, as mulheres de cor preta e parda são majoritariamente atendidas em estabelecimentos públicos, 58,9% e 46,9%, e nas maternidades conveniadas com o SUS, 29,6% e 32,0%. As brancas, ao contrário, quase a metade, 43,7%, tiveram seus partos realizados em maternidades privadas.

Foi elevada a proporção de mulheres pardas e negras que não conseguiram receber assistência na primeira maternidade procurada. A peregrinação em busca de atendimento foi de 31,8% entre as negras, e 18,5% nas brancas.

A anestesia foi amplamente utilizada para o parto vaginal nos dois grupos. Porém, a proporção de puérperas que não tiveram acesso a esse procedimento foi maior entre as pardas, 16,4% e negras, 21,8%. No momento do parto, foram mais penalizadas por não serem aceitas na primeira maternidade que procuraram e, incrivelmente, receberam menos anestesia.

***

Entre numa agência bancária privada e repare como os atendentes parecem saídos de uma mesma forma. São magros, simpáticos, com sorriso digno de anúncio de pasta de dente, razoavelmente bem vestidos e, na maioria, brancos.

Entre numa agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Não seguem um padrão estético. Atrás do balcão circulam velhos, gordos, negros com tranças, pessoas bonitas ou não. “Gosto de vir aqui porque vejo pessoas normais”, eu disse à gerente do BB.

Na primeira leva de empresas, a contratação é feita após uma entrevista, em que o contato visual é estabelecido por um departamento de RH. Há o filtro da forma paralelo ao da competência. Na leva de empresas públicas, a contratação é automatizada por um concurso, que dá invisibilidade ao funcionário. O conhecimento, o acerto das questões, traduzido por competência, leva à contratação.

A licença poética de que “beleza é fundamental” se transformou numa norma empresarial endêmica. Outro teste? Repare nas estagiárias contratadas por qualquer empresa do mercado corporativo. Como o trabalho é por um período temporário, elas podem ser gatinhas e gostosas, que se relevam as habilidades. Todos os escritórios têm uma. Entre numa loja de roupas. Atente aos comissários de bordo. Garçom negro? Nem pensar. Garçom gordo? Jamais!

Ligue a TV e veja apresentadoras ou repórteres de telejornal. O gordo na tela de TV ou é humorista ou animador de programa de auditório. Muitos são ainda pressionados a fazer operações arriscadas de redução de estômago em Minas. Há exceções. Mas parece evidente que se prioriza o olhar, não o ouvido, para o bom andamento das relações trabalhistas. Nos transformamos numa sociedade que, além de racista, é obcecada pela beleza e barriga tanquinho.

Leo Jaime foi mais longe. “Gordo é o novo preto”, escreveu no seu blog, inspirado no manifesto americano “Fat is the new black”: “Ao longo dos anos ouvi, e ainda ouço, inúmeros “nãos” profissionais com a justificativa de que minha aparência não é boa, preciso perder peso, pareço decadente, etc”.

“Passei 18 anos sem gravar um CD com minhas composições e percebi que ninguém se interessava em sequer ouvir as novas canções. Embora eu já tivesse emplacado várias no nosso cancioneiro, parecia que estava claro para todo mundo que a minha barriga tinha substituído o meu talento.”

Leo ainda lembra que o preconceito contra os gordos é o único tolerado hoje em dia. “Todos são ou vão ser gordos, ou gostar de um gordo, ou admirar um gordo, ou ter prazer com um, seja em que nível for. Conviva com esta ideia, amigo ou amiga. Não são os bonitos os que vão dar prazer, mas aqueles que querem dar prazer e vão se esforçar para que você se dê conta disto. E, acredite, portadores de deficiências, magrinhos, carecas, altos, baixos, estão todos no páreo.”

EmailTwitterMySpaceFacebookPrintFriendlyGoogle BuzzBlogger PostDiggOrkutDeliciousGoogle BookmarksLinkedIn

SAÚDE - HOMEM

http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI5081716-EI12827,00-Limpeza+correta+do+orgao+sexual+previne+cancer+e+amputacao.html

Homem


Limpeza correta do órgão sexual previne câncer e amputação

Juliana Crem

O assunto é pouco abordado e é um problema de saúde pública: todos os anos, cerca de mil homens têm seus pênis amputados por causa do câncer, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). "O câncer de pênis é muito frequente nos países subdesenvolvidos. Falta de higiene, fimose e associação com o vírus HPV aumentam o risco de desenvolver a doença", contou Gustavo Guimarães, oncologista e diretor do núcleo de urologia do Hospital A.C. Camargo, de São Paulo (SP).

» Atenção homens: pedalar pode prejudicar a saúde sexual
» Confira 15 curiosidades sobre saúde dos homens
» Infertilidade masculina: entenda o que pode causar o problema
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Ana Teresa Teles, psicóloga do Recife (PE), estudou casos de amputação peniana no Hospital de Câncer do Pernambuco e constatou que a doença não é muito abordada sequer na literatura. "Estava preparando um projeto e foi difícil encontrar fundamentação teórica para poder escrevê-lo", disse, "acho que a saúde masculina não é muito trabalhada. Não há tantas campanhas como para as mulheres. Isso mudou depois de 2009, quando a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) começou a divulgar sobre o câncer de próstata, por exemplo. Conheço homens que só souberam que estavam doentes porque foram o médico depois de a família ver a campanha e pressionar para procurarem um médico", contou.

Água e sabão
O pênis produz uma substância esbranquiçada e gordurosa, chamada esmegma, para limpar e lubrificar o órgão genital. Todavia, é preciso higienizar adequadamente o membro para remover o esmegma, evitando a proliferação de bactérias e infecções. Um dos fatores que mais atrapalha os homens na correta limpeza do pênis é a presença da fimose, quando o prepúcio não se descola totalmente da glande, prejudicando a higienização.

E essa higienização não requer grandes firulas. "Apenas água e sabão são suficientes", explicou Guimarães. Mas, muitos homens sequer sabem disso, pois como destacou a psicóloga, muitos pacientes, principalmente os que vivem no campo diziam "eu me lavo", mas não sabiam que é preciso remover o esmegma.

A média de idade dos homens que sofrem precisam amputar o membro por causa do câncer é entre 60 e 70 anos, sendo que a maioria vive no Norte e no Nordeste do Brasil e são de baixa renda. Todavia, os jovens não estão livres do mal: "temos pacientes de 30 a 40 anos aqui no hospital", disse Guimarães. "Encontrei pacientes que não eram tão velhos e também que viviam em áreas urbanas e bairros nobres", contou Ana Teresa.

O câncer de pênis
Considerada um mistério para a medicina, o câncer de pênis é bastante agressivo e não tem, necessariamente, uma ligação com DSTs, como o de colo de útero, causado pelo HPV. A amputação, parcial ou total, é um dos últimos recursos usados pelos médicos para salvar a vida do paciente. Dependendo do estágio da doença, até mesmo os membros inferiores acabam sendo amputados. Mas, Guimarães lembrou que o mal pode ser tratado sem a amputação quando descoberto no início. Para tanto, é necessário que o homem procure e converse com seu urologista, que é o profissional indicado para o diagnóstico, "toda vez que aparecer uma ferida, principalmente indolor, e se o homem tem fimose, então devem procurar o médico. Feridas e úlceras podem ser uma DST, mas quando não cicatrizam, podem ser câncer".

"Esta não é uma doença com mortalidade rápida. O homem sofre muito e demoram para procurar ajuda por vergonha de mostrar o pênis, medo do diagnóstico, medo da consequência, agravando ainda mais o problema", destacou o médico do Hospital A.C. Camargo, especializado no tratamento de câncer.

Ação e reação
"A reação dos homens quando sabem que precisarão amputar o pênis é terrível! Este diagnóstico acaba sendo mais forte para eles do que o do câncer ou da possibilidade de morrer. Eles encaram como a morte de sua sexualidade e de sua função como homem. Muitos escondem de toda a família, dividindo a amputação apenas com a esposa", lembrou Ana Teresa, destacando que não é possível colocar implantes, levando muitos pacientes a quadros ainda mais depressivos.

A psicóloga destacou que a notícia do câncer atinge não só o homem, como toda a sua família e muitas mulheres também se angustiam com o drama do marido que, muitas vezes, além da amputação do órgão sexual precisa passar por outras cirurgias. "Toda doença afeta o aspecto emocional, que pode acelerar consideravelmente a cura ou a piora. Por isso o papel do psicólogo é tão importante para que o paciente aceite a doença e saiba lidar com ela da melhor maneira possível. Toda moléstia requer tratamento e acompanhamento. Alguém com diabetes, por exemplo, vai precisar aceitar a doença para tratá-la e conviver com ela. O mesmo acontece com o homem que teve seu pênis amputado por causa de um câncer."

Solução do problema
A circuncisão para remoção do prepúcio é uma das formas de prevenir o câncer peniano e, consequentemente, a possível amputação. Apesar de a glande ficar exposta, a circuncisão acaba protegendo a saúde masculina: "há estudos que mostram que diminui o risco de contrair DSTs e até o HIV, mas, logicamente a proteção não é 100%. A camisinha ainda é mais eficaz", disse Guimarães.

Não há idade para a realização da cirurgia de fimose, portanto, mesmo homens adultos podem procurar o médico para a realização do procedimento."Não sei porque não é feita em todos os homens", desabafou Ana Teresa.

A limpeza correta durante o banho, após relações sexuais e a masturbação é essencial para prevenir este mal e manter a saúde sexual em ordem.

Outra forma de prevenir o câncer de pênis é por meio da conscientização não só dos homens, mas também das mulheres. "As mães, em especial, são o agente multiplicador. Elas que vão ensinar seus filhos a como higienizar corretamente as partes íntimas, prevenindo lesões que podem avançar para o câncer, além de ensinar a procurar o médico, sem pudores", sugeriu Ana Teresa.

Terra

SAÚDE - DESCUBRA SE AS ROUPAS PODEM MODIFICAR AS FORMAS DO CORPO

http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI5079382-EI7590,00-Descubra+se+as+roupas+podem+modificar+as+formas+do+corpo.html


Segunda, 18 de abril de 2011, 16h04

Descubra se as roupas podem modificar as formas do corpo

Juliana Crem
Getty Images

O espartilho é responsável por reduzir as medidas de Dita Von Teese de 58 para 40cm
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O guarda-roupa é um dos aliados da beleza, sem dúvidas. Afinal, como lembrou o cirurgião plástico Alan Landecker, da capital paulista, o traje é capaz de realçar nossos atributos e disfarçar nossos defeitos. Mas, há quem diga que a roupa seja capaz de deformar o contorno corporal ao longo do tempo. Polêmicas à parte, confira a opinião dos profissionais.

» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Cinturinha de pilão
A moda de antigamente fazia com que as mulheres usassem espartilhos apertados para marcar a cintura e reforçar a feminilidade. Há quem garanta que a donzelas possuíam "cinturinha de pilão" justamente por causa da peça, que comprimia as gordurinhas. Este seria, inclusive, um dos segredos da stripper norte-americana Dita Von Teese, que reduz suas medidas de 58 para 40 cm apenas com o atributo do acessório. "O uso contínuo de espartilhos pode deformar as costelas mais baixas, chamadas costelas flutuantes, afinando, dessa forma, a cintura. Mas, isso pode causar danos para o organismo, inclusive com repercussão nos movimentos da respiração", alertou Vitório Maddarena Jr., cirurgião plástico da clínica que leva seu nome e do Hospital e Maternidade São Luiz, da capital paulista.

Alan Landecker comentou que o uso do espartilho é como "tapar o sol com a peneira", pois o acessório não tem a capacidade de afinar a cintura para sempre. "A compressão faz esse efeito, mas sem a peça, a cintura volta às suas medidas originais". Portanto, o espartilho só muda as formas temporariamente.

Nada de queimar o sutiã
Segundo Landecker, o sutiã é essencial para todas as mulheres: "o inimigo número um das mamas é a gravidade e usar o sutiã o máximo de tempo possível colabora para que elas não sofram com este efeito". Por isso, a peça é sim capaz de mudar o corpo, fazendo com que as mamas fiquem "em pé" por mais tempo, pois como contou Maddarena Jr., o sutiã distribui o peso das mamas de forma que os ligamentos e a pele são poupados, mantendo a capacidade de sustentação. "Sobretudo quando estiver acordada e em atividades, o uso do sutiã prolongará a firmeza das mamas", ensinou.

O problema é a calça
Embora a celulite seja um problema multifatorial, a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo (SP), disse que os furinhos podem surgir por causa do uso de calças apertadas, que comprimem os vasos e prejudicam a drenagem e a circulação: "os furinhos são sinais de aderências causadas pela má circulação e aparecem principalmente nos quadris e coxas. Isso porque nestas regiões existem cerca de cinco vezes mais células de gordura e maiores que nas outras áreas", explicou.

"Muitas vezes, o acúmulo de gordura localizada, combinada às roupas justas, também acaba agravando o estado da pele, fazendo surgir vasinho que podem se tornar, futuramente, varizes. Deixa de ser algo estético para se tornar um problema de saúde", contou Regina Ferraz, esteticista da clínica José Bento, da capital paulista, que condenou ainda o uso de shorts e cintas abdominais por baixo da roupa, para disfarçar as imperfeições, "porque eles comprimem a pele como um garrote, que é aquele elástico para prender a circulação, fazendo com que os vasinhos e a celulite piorem drasticamente, além de limitar os movimentos musculares, tornando-os cada vez mais flácidos".

Outra polêmica envolve as calças de cintura baixa, populares há décadas atrás e que são acusadas de deformar o corpo até das mais magras, causando pneuzinhos na lateral da cintura. "Em longo prazo a roupa não vai mudar o contorno corporal porque não ficamos tanto tempo com ela. A mulher só vai ficar desconfortável", contestou Landecker. Mas, Regina concordou com a controvérsia, porque "essas calças marcam sempre o mesmo local, pressionando as gorduras dos flancos e do abdômen, formando um tipo de vinco e deixando a silhueta mais reta e sem cintura. O uso de calcinhas sempre do mesmo modelo e com elástico apertado também marca a região glútea, formando uma leve depressão. É muito importante usar roupas confortáveis que podem até ser justas, mas sem apertar muito".

A pele - e os pelos - também sofrem com o uso de calças apertadas. O atrito da pele com o traje não só arranca alguns pelinhos como encrava outros: "eles quebram e infeccionam por causa do atrito, do calor, da umidade e do suor", concluiu Regina.

Terra

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SAÚDE - COMECE A CAMINHAR

Comece a caminhar
Veja todos os benefícios que a caminhada pode oferecer e inclua na sua rotina
Por: Flávia Pisani
Comece a caminhar
Foto: Getty Images
Leitura Rápida
Programe sua semana e cumpra o tempo reservado para a caminhada

Levante a auto-estima com os resultados que o exercício promove

Estabeleça metas, leve amigas, mude os locais e varie os tipos de treino para se motivar
Você sabe que precisa sair do marasmo e começar uma atividade física. Apesar de ter conhecimento das vantagens que uma caminhada de apenas 50 minutos pode trazer, dar o primeiro passo é sempre um desafio. Os dias passam, as segundas-feiras ficam pra trás, as promessas continuam e a rotina fica cada vez mais apertada.

“Se você fizer da atividade física um compromisso sério a ser feito no seu dia, com o tempo, você acaba se adaptando. Reserve 2 ou 3 dias da semana e cumpra a agenda”, indica o educador físico do Centro de Bem-Estar Adriano Cunha.

Depois de estabelecida uma rotina, saiba que os benefícios alcançados não são apenas físicos, mas a mente também vai agradecer o seu gesto. : “Cada vez mais pesquisadores têm comprovado que a prática não fortalece apenas o coração e os músculos, mas também a capacidade mental, auxiliando na redução da ansiedade, combate ao estresse, além de estimular a sensação de bem-estar e estética do individuo”, explica o psicólogo do esporte e diretor da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte), Rodrigo Scialfa Falcão.
“O fator que torna a caminhada mais motivamente, são os resultados positivos adquiridos e percebidos no final do mês ou de um ciclo de treino”, completa Falcão. “Podem ser de curto ou longo prazo, como perda de peso, melhora na saúde, diminuição de stress, condicionamento e assim por diante”, afirma
A estudante Tainá Cristina Oliveira, 25, iniciou um plano de caminhada recentemente e não esconde a satisfação com os resultados. “Comecei a caminhar para perder peso e depois de perceber que em 3 meses perdi 11 quilos, não quero deixar de me exercitar nunca mais. Cada dia treino em um local diferente e chego em casa me sentindo mais viva e feliz”.
Se animou para colocar o pé na rua? Fique de olho nas dicas: “Começar com níveis moderados, ter um acompanhamento profissional para tornar os objetivos mais acessíveis, caminhar na companhia de amigas ou escutando músicas, são opções ideais para dar continuidade”, recomenda Cunha. Escolher o horário do dia com temperatura mais amena também é um fator que influencia no seu pique para o exercício. “Caminhar sob um clima mais fresco pode motivar ainda mais a prática”, sugere Falcão.

Não se esqueça ainda de variar os treinos para que a caminhada não se torne algo monótono. Caminhe em locais diferente, sempre procurando alternar os tipos terrenos com inclinações, subidas e até mesmo alteração de pisos, como grama, trilhas, areia e espaços Indoor. Isso ainda vai acelerar o processo de resultados.
Por: Nome do Autor - INFOGRAFICO
- -

HTTP://WRUN.TERRA.COM.BR

SAÚDE - Nunca é tarde

Nunca é tarde

As vantagens e cuidados necessários para começar a correr depois dos 50 anos

Por: Flávia Pisani
Nunca é tarde
Foto: Getty Images
Leitura Rápida

Correr após os 50 anos é uma prática completamente saudável e recomendada para a melhoria da saúde

É importante respeitar seus limites e estabelecer dias de descanso

É necessário aliar a corrida com caminhada e musculação para proteger o corpo das lesões

Deu vontade de correr e acha que ficou tarde? Saiba que, independente da idade, a prática da corrida é completamente saudável e bem vinda.

A partir dos 40 é preciso ficar mais atenta, pois alguns processos do corpo humano começam a sofrem acelerações. “É um processo contínuo de perdas fisiológicas como massa muscular, força, velocidade de condução nervosa, diminuição da elasticidade muscular e articular e menor viscosidade das articulações”, explica Sônia Ficagna, especialista em fisiologia do exercício, atividade física e saúde.

Para dar início aos exercícios físicos, o primeiro passo é entender o corpo. “As mulheres com mais idade tem em média 40% menos massa magra nos membros inferiores em comparação aos homens, principalmente após os processos de gestação. Sem contar que o percentual de gordura antes ou depois de uma gestação é maior nas mulheres para dar conta da demanda hormonal que necessitamos para o equilíbrio do nosso ciclo”, pontua Cristina de Carvalho, graduada em educação física pela USP (Universidade de São Paulo) e diretora técnica do Projeto Mulher e do Núcleo Aventura.

100% positiva
Entre as vantagens de incluir a corrida após os 50 anos, destaca-se o emagrecimento, a diminuição de estresse, a melhora na qualidade do sono e, consequentemente, a melhora na saúde. “Por causa da corrida o metabolismo fica mais acelerado e nosso sistema cardiovascular se fortalece, reduzindo o risco dessas doenças, que são as grandes vilãs para mulheres com mais idade”, afirma Cris.

Sara Ambrósio, 53, empresária, começou a correr há 3 anos e já até participou de provas de 5 km. “Nunca fui muito fã de esportes, mas para melhorar minha saúde e emagrecer comecei um treinamento de caminhada e corrida. Minha vida mudou muito, para melhor”.

Sônia ainda compara: “Uma mulher de 50 anos bem ativa com a corrida pode ser comparada a uma jovem de 20 anos”.

Os primeiros passos
- Aliar a corrida com a musculação dará suporte para melhorar a qualidade do esporte, auxiliando na prevenção de possíveis lesões, diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra, gerando maior irrigação para os músculos e pele. O ideal é dedicar 2 dias da semana para o reforço muscular

- Intercale a corrida com a caminhada. No início, os intervalos de caminhada devem ser muito grandes enquanto que os intervalos de corrida devem ser pequenos. No decorrer da prática essa relação deve ser invertida, até que periodicamente, não seja mais necessário andar.

- Reserve também 2 dias na semana para alongar, relaxar e principalmente descansar.

- Seu professor e você devem fazer um planejamento gradual de todas as atividades.

- Nunca force seus limites e tenha disciplina nas suas rotinas de treino.
- Consulte um cardiologista para fazer um check-up completo.

- Também é aconselhável consultar um ortopedista para saber se existem problemas posturais que possam ser agravados.

HTTP://WRUN.TERRA.COM.BR

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SAÚDE -

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece

Por Fernando Menezes



Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

Caminhada- Foto Getty Image
1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

3. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Esteira- Foto Getty  Image

"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."
6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.

Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Esteira- Foto Getty  Image

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

9. Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.

10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

11. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.

yahoo.minhavida.com.br


sexta-feira, 1 de abril de 2011

BELEZA - Marca francesa amplia linha com karité africano e faz lançamento em SP

Terça, 29 de março de 2011, 17h32

Marca francesa amplia linha com karité africano e faz lançamento em SP

Priscila Tieppo
Fernando Borges/Terra

L'Occitane lança produtos em SP
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Conhecida por seu alto poder de hidratação, a manteiga de karité tornou-se um elemento importante em diversos produtos destinados aos cabelos, pele e boca. Sabendo disso, a marca francesa L'Occitane ampliou sua linha especial com o produto e anunciou as novidades nesta terça-feira (29), em São Paulo, com a presença do fundador e presidente global da empresa, Reinold Geiger.

» Veja mais fotos
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia » Você entende de moda? Teste seus conhecimentos
» Quer saber se precisa de uma mudança no look? Faça o teste!

Campo de rosas, mel e laranja e flor de damasco são as novas fragrâncias da linha, que conta com sabonetes, cremes para o corpo e manteiga de karité concentrada. Os produtos estarão nas lojas a partir de junho e foram criados para o inverno.

A nova linha é uma renovação da já existente há 20 anos. Para os representantes da empresa, a manteiga de karité é o carro-chefe da marca.

Curiosidades
A manteiga de karité é extraída de um fruto proveniente de árvores específicas da África. Este fruto não pode ser arrancado, apenas colhido, já que neste continente, a população o considera sagrado.

Após a colheita, as mulheres - já que só elas podem tocar nos frutos - o amassam até formar uma pasta. Isto é acrescentado aos produtos, dando propriedades emolientes e hidratantes, especialmente para quem tem a pele muito ressecada.

No Brasil, o produto faz sucesso, pois boa parte da população sofre intensa exposição ao sol.

Na África, especificamente em Burkina Faso, as mulheres já usavam o fruto para proteger a pele das crianças do clima seco e do vento, de acordo com a diretora da L'Occitane, Laura Barros. A marca mantém uma fundação que chega a quatro comunidades africanas, de onde retiram a manteiga de karité. Por este trabalho, as mulheres recebem dinheiro, alfabetização e atendimento médico, de acordo com a empresa.

Benefícios
O Karité tem alto poder emoliente e hidrante para pele e cabelos secos e ressecados. Quanto mais o produto tiver este elemento, mais o resultado é benéfico. Nutritiva, a manteiga de karité consegue se fixar na pele, mantendo-a hidratada por mais tempo.

Terra