domingo, 20 de novembro de 2011



O que seu cabelo diz sobre a sua saúde?

Caspa e queda de cabelo podem ser sintomas de problemas sérios

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/14274-o-que-seu-cabelo-diz-sobre-a-sua-saude.htm

por Laura Tavares
Quem busca cabelos saudáveis costuma ficar sempre atento ao lançamento de novos produtos e tratamentos para cabelos e, em geral, culpa a mercadoria quando não testemunha grandes mudanças. Mas aquela caspa que não vai embora ou a persistente oleosidade podem ser, na verdade, sintomas de diversos problemas relacionados à saúde e à dieta. "Pequenas deficiências nutricionais, hormonais ou imunológicas podem afetar a qualidade dos fios", alerta a dermatologista Cristiane Dal Magro, da Clinica Renova, em Brasília. Por isso, o Minha Vida conversou com especialistas para desvendar o que o seu cabelo pode estar querendo dizer quando apresenta alguns problemas:
  • Caspa seca - Foto Getty Images
  • Caspa oleosa - Foto Getty Images
  • Calvície - Foto Getty Images
  • Queda de cabelo - Foto Getty Images
  • Cabelo seco - Foto Getty Images
  • Cabelos brancos - Foto Getty Images
  • Cabelos oleosos - Foto Getty Images
1 de 7
Caspa seca - Foto Getty Images
Caspa seca
"Uma das manifestações da dermatite seborreica, a caspa é uma doença inflamatória associada ao excesso de produção de oleosidade e à descamação das células do couro cabeludo", explica a dermatologista Cristiane Dal Magro. Segundo a profissional, algumas pessoas já nascem com predisposição genética a ter caspa, mas dietas ricas em carboidratos, alimentos condimentados e álcool podem agravar o problema.

Além disso, distúrbios hormonais e problemas emocionais também podem desencadear crises desse tipo de descamação. Por isso, é comum sua ocorrência durante a gestação e depois dela - devido a mudanças hormonais que geram alterações no pH do couro cabeludo - e em períodos de muito estresse e ansiedade.

Como tratar: em graus mais leves, xampus anticaspa podem ser efetivos, mas para casos mais avançados, recomenda-se fazer uma consulta com um dermatologista que poderá receitar medicamentos de uso oral e local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário