segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SAÚDE - UNHAS

http://suapele.terra.com.br/interna2.php?id_conteudo=664&pagina=3

Sinais que vêm das unhas

Stockphoto

Saiba como identificar problemas de saúde a partir das unhas

Unhas cuidadas são essenciais para qualquer mulher. Mas a função delas vai muito além da estética, já que podem ajudar a detectar ou alertar para doenças cardíacas, renais, no fígado, gastrointestinais, diabetes, de tireoide, lúpus, reumatismo, anemia e até leucemia. Isso porque as unhas dão sinais evidentes quando algo não anda funcionando muito bem no organismo.

“Quando o corpo está com alguma deficiência ou é atacado por infecções, as unhas tendem a apresentar alguma alteração. Elas podem ficar roxas, com manchas, alargadas, curvadas para baixo, entre tantas outras possibilidades”, diz a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Secas, opacas e esbranquiçadas
Quem tem anemia, por exemplo, apresenta unhas secas e opacas, de acordo com a médica Carolina Ferolla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas se as unhas estão curvadas para baixo e com coloração arroxeada pode ser a indicação de que a pessoa tem algum problema cardíaco.

“Já a cirrose provoca a Unha de Terry, que tem um tom esbranquiçado e apresenta aumento anormal”, complementa a doutora Carolina. Caso as unhas estejam grossas, com linhas verticais esbranquiçadas e numa coloração amarelada ou acinzentada, a probabilidade é de doenças renais.

Frágeis que descamam ou grossa demais
Por outro lado, a dermatologista Valéria, explica que quando elas apresentam pontos hemorrágicos e ficam doloridas e frágeis, se descolando ou descamando mais que o normal, a doença é gastrointestinal.

Quem tem diabetes também apresenta alterações nas unhas. “Elas ficam grossas, avermelhadas e com pequenas veias no dedo ao redor das unhas, além de micoses mais frequentes e engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos”, ensina Valéria.

Deficiência de nutrientes
Além de doenças, a aparência das unhas também pode indicar a deficiência de algum nutriente no organismo. A falta de vitamina A faz com que elas fiquem com aspecto de casca de ovo, esbranquiçadas e quebradiças. Quem está consumindo pouca vitamina B12 ficam com as unhas com linhas longitudinais escurecidas, enquanto a deficiência de vitamina C causa hemorragia e pontos avermelhados. Por fim, o consumo baixo de zinco faz com que elas ganhem uma coloração acinzentada, além de também engrossa e seca a cutícula.

Para evitar maiores problemas, as dermatologistas são unânimes na recomendação: continue cuidando muito bem de suas unhas, pois assim fica mais fácil perceber qualquer alteração na aparência e, caso isso aconteça, procure um médico.



Da Latta
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário