sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MEIO AMBIENTE

http://www.triangulo.org.br/




Como lavar a louça de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente urbano?


Por Brunna Mariel


Depois do café da manhã, do almoço ou do jantar, sempre sobra a louça para lavar, porém, o que parece uma tarefa doméstica inofensiva ao meio ambiente pode trazer grandes impactos para a natureza. Conheça formas sustentáveis de lavar a louça sem agredir o ambiente urbano.

Na mão ou na máquina?

As máquinas de lavar louça podem se mostrar uma amiga fiel da cozinha, mas na verdade ela não é tão eficiente para o seu consumidor e para o meio ambiente. Além da água que ela desperdiça, muitas vezes as louças não ficam totalmente limpas, obrigando uma nova lavagem - o que gera mais gasto de água tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso, demonstrado na conta de água.

Qual sabão usar?

Atente-se ao detalhe do sabão biodegradável, aquele que ao ter contato com a água não levará poluição a ela. Usando detergentes que não são biodegradáveis, todas as vezes que você estiver lavando a louça estará poluindo as águas do meio ambiente.

Pia não é lugar de lixo

Restos de comida devem ser jogados no lixo e não na sua pia. Estes restos podem poluir as águas, ou até mesmo entupir o encanamento da sua casa ou apartamento.

Torneira abre e fecha

Deixar a torneira aberta o tempo todo não é uma atitude sustentável, pelo contrario, aquela água que está correndo está sendo desperdiçada por você enquanto muitos vivem com água imprópria, ou sem ela.

Na hora de lavar a louça passe o detergente primeiro e use a torneira apenas para o enxágue. Não deixe a água correndo sem ser usada. Lave mais de um talher com a mesma água e não abra a torneira no máximo, use apenas a corrente de água necessária
Feche direito a torneira

O pinga pinga da torneira gera um grande desperdício de água, lembre-se de fechar bem a torneira na hora de encerrar sua tarefa doméstica

Óleo de cozinha

Descartar de forma incorreta o seu óleo de cozinha pode poluir milhões de litros de água todos os dias, por isso, o Instituto Triângulo desenvolve a coleta de óleo de cozinha usado para transformar em sabão. Na hora de lavar a louça lembre-se que a pia não é o local ideal para o seu óleo, ele pode se tornar sabão biodegradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário