terça-feira, 23 de agosto de 2011

BELEZA - CABELOS CACHEADOS



Como cuidar de cabelos cacheados

Não há uma estação que passe sem que algum hair stylist faça questão de afirmar que “essa temporada será dos cabelos cacheados”. Sem dúvida, cachos estão e estarão sempre em alta, mas nem sempre é fácil mantê-los lindos e hidratados como nos editoriais de moda.

A popularização da chapinha e das escovas progressivas fez com que muitas mulheres saíssem da chatice dos cabelos presos e com muito volume, mas por um preço alto. Cabelos chapados frequentemente apresentam um aspecto opaco, quebrado, sem a vida e o movimento que fios lisos deviam ter.

Felizmente, essa não é a única alternativa às cacheadas. É possível ter fios anelados, saudáveis e definidos, desde que tenham o tratamento que merecem. O cabeleireiro Eduardo Miyazaki falou com o Yahoo! sobre cuidados com cabelos cacheados - ele trabalha no salão Red Door, de Robson Trindade, especialista em cachos. Veja as dicas de Miyazaki para quem tem cabelos enrolados:

Camila Pitanga e seu cabelo curto ondulado e  Maria Flor com seu cabelo curto cacheado.

Camila Pitanga e seu cabelo curto ondulado e Maria Flor com seu cabelo curto cacheado.


- Os cuidados com os cabelos cacheados começam na lavagem. É recomendado utilizar um shampoo que não faça muita espuma. Com esse tipo de produto, os cabelos ficam mais limpos e mais anelados. Condicionador também pode ser usado, desde que só nas pontas.

- Os cabelos devem ser massageados, e não esfregados – esfregar o cabelo faz com que os fios se quebrem. Aliás, quando a mulher fricciona o cabelo de forma muito forte em alguma área do couro cabeludo, ela também provoca grande proliferação de óleo, o que é prejudicial para todos os tipos de cabelo.

- Na hora de secar, mais cuidados: o jeito menos agressivo é secar o cabelo com toalha. E não se preocupe se sobrar algum resquício de condicionador após a lavagem. Eduardo Miyazaki explica que o condicionador consegue equilibrar a carga iônica dos fios. O cabelo com carga negativa é equalizado pelo condicionador, de carga positiva, que faz o anelamento desejado.

- Miyazaki também afirma que, depois da toalha, deve-se deixar os cabelos secando naturalmente, com a ajuda apenas de um secador do tipo “redutor de umidade”, que tem uma temperatura mais alta e jato de ar suave, que não resseca os cachos.

- Mulheres que têm cabelos cacheados devem passar longe de produtos químicos que possam desidratar os cabelos, como a descoloração com papel, por exemplo. Se for pintar ou descolorir, faça isso da forma mais sutil e suave possível.

- Segundo Eduardo, o corte que está mais em alta para os cachos é curto, como o das atrizes Camila Pitanga e Maria Flor. Cortes em degradê também ficam bem com esse tipo de cabelo.

- E se a mulher enjoar do efeito liso das escovas progressivas e quiser voltar para os cachos? Eduardo Miyazaki tem uma má notícia: a escova progressiva muda a textura do cabelo, de um jeito que não dá para voltar ao que ele era antes da química. “Para fazer um alisamento desses, tem que pensar várias vezes. Não recomendo para ninguém”, ele diz. O cachos só voltam ao natural conforme o cabelo vai crescendo.

- Para quem não tem química nos cabelos, mas abusa da chapinha e do secador, ainda há solução. Miyazaki indica vários tratamentos que podem fazer com que os fios retomem o aspecto bonito e saudável, como argiloterapia, nanoqueratina, raio laser e óleos essenciais.

- Resumindo, o principal é cuidar da saúde dos fios. Usar os produtos corretos, não utilizar químicas agressivas e manter os fios sempre hidratados são os segredos para obter cachos perfeitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário