sábado, 23 de julho de 2011

SAÚDE - PELE

Resolva nove dramas da pele no inverno

Pele ressecada, lábios rachados e outros problemas têm solução

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto

por Ana Paula de Araujo

Bastam as temperaturas caírem para a pele começar a "reclamar". No inverno, diversos problemas se manifestam: a pele resseca e descama, os lábios racham... Mas há o que fazer para resolver esses dramas. Conheça os principais problemas que a pele apresenta durante essa estação e aprenda a resolvê-los.

  • Pele ressecada - Getty Images
  • Lábios rachados e ressecados - Getty Images
  • Pele sem viço e brilho - Getty Images
  • Pele afetada pelos banhos quentes - Getty Images
  • Descamação - Getty Images
  • Coceira - Getty Images
  • Alergias - Getty Images
  • Micose nos pés - Getty Images
  • Acne - Getty Images

1 de9

2

Pele ressecada - Getty Images

Pele ressecada

Quando as temperaturas caem, a hidratação da pele parece cair junto. O dermatologista Adilson Costa, de São Paulo, explica que, com as baixas temperaturas, há uma diminuição na produção de sebo pela pele, fazendo com que ela perca água para o ambiente e, logo, resseque. A redução do suor também tem papel na desidratação da pele, já que ele também desempenha ação hidratante.

No entanto, não podemos apenas culpar as baixas temperaturas, já que o que mais muda, nessa época, é o nosso comportamento. Com o frio, a procura por banhos quentes e demorados aumenta. "Isso retira a camada protetora de gordura natural da pele e a água ali presente evapora mais e a deixa desidratada", explica o dermatologista Erasmo Tokarski, do Distrito Federal. Além da água quente, o uso de sabonetes, conta a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha contribui com o ressecamento por causa de sua ação detergente, que aumenta a perda da camada de gordura da pele, chamada de manto lipídico.

Para lidar com esse ressecamento, primeiramente, é preciso prestar atenção no banho e maneirar na água muito quente. Tentar diminuir um pouco a temperatura ou até mesmo o tempo de banho pode atenuar os danos à pele.

Na hora de se lavar, indica Fernanda, use um sabonete com ação hidratante. Tokarski também aconselha seu uso apenas nas "dobrinhas" do corpo, evitando áreas extensas, como braços e pernas, já que elas têm menos glândulas sebáceas. Também é importante abusar de hidratantes: para Adilson Costa, o ideal é aplicá-los duas vezes ao dia nessa época. A preguiça pós-banho bateu e você não quer passar o creme? Que tal experimentar os hidratantes in shower? Eles são usados ainda no chuveiro e não deixam espaço para desculpas, como "estava muito frio quando saí do chuveiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário