quinta-feira, 14 de abril de 2011

SAÚDE - COMECE A CAMINHAR

Comece a caminhar
Veja todos os benefícios que a caminhada pode oferecer e inclua na sua rotina
Por: Flávia Pisani
Comece a caminhar
Foto: Getty Images
Leitura Rápida
Programe sua semana e cumpra o tempo reservado para a caminhada

Levante a auto-estima com os resultados que o exercício promove

Estabeleça metas, leve amigas, mude os locais e varie os tipos de treino para se motivar
Você sabe que precisa sair do marasmo e começar uma atividade física. Apesar de ter conhecimento das vantagens que uma caminhada de apenas 50 minutos pode trazer, dar o primeiro passo é sempre um desafio. Os dias passam, as segundas-feiras ficam pra trás, as promessas continuam e a rotina fica cada vez mais apertada.

“Se você fizer da atividade física um compromisso sério a ser feito no seu dia, com o tempo, você acaba se adaptando. Reserve 2 ou 3 dias da semana e cumpra a agenda”, indica o educador físico do Centro de Bem-Estar Adriano Cunha.

Depois de estabelecida uma rotina, saiba que os benefícios alcançados não são apenas físicos, mas a mente também vai agradecer o seu gesto. : “Cada vez mais pesquisadores têm comprovado que a prática não fortalece apenas o coração e os músculos, mas também a capacidade mental, auxiliando na redução da ansiedade, combate ao estresse, além de estimular a sensação de bem-estar e estética do individuo”, explica o psicólogo do esporte e diretor da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte), Rodrigo Scialfa Falcão.
“O fator que torna a caminhada mais motivamente, são os resultados positivos adquiridos e percebidos no final do mês ou de um ciclo de treino”, completa Falcão. “Podem ser de curto ou longo prazo, como perda de peso, melhora na saúde, diminuição de stress, condicionamento e assim por diante”, afirma
A estudante Tainá Cristina Oliveira, 25, iniciou um plano de caminhada recentemente e não esconde a satisfação com os resultados. “Comecei a caminhar para perder peso e depois de perceber que em 3 meses perdi 11 quilos, não quero deixar de me exercitar nunca mais. Cada dia treino em um local diferente e chego em casa me sentindo mais viva e feliz”.
Se animou para colocar o pé na rua? Fique de olho nas dicas: “Começar com níveis moderados, ter um acompanhamento profissional para tornar os objetivos mais acessíveis, caminhar na companhia de amigas ou escutando músicas, são opções ideais para dar continuidade”, recomenda Cunha. Escolher o horário do dia com temperatura mais amena também é um fator que influencia no seu pique para o exercício. “Caminhar sob um clima mais fresco pode motivar ainda mais a prática”, sugere Falcão.

Não se esqueça ainda de variar os treinos para que a caminhada não se torne algo monótono. Caminhe em locais diferente, sempre procurando alternar os tipos terrenos com inclinações, subidas e até mesmo alteração de pisos, como grama, trilhas, areia e espaços Indoor. Isso ainda vai acelerar o processo de resultados.
Por: Nome do Autor - INFOGRAFICO
- -

HTTP://WRUN.TERRA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário