domingo, 6 de março de 2011

Entenda por que as manchas aparecem e saiba como evitá-las

O aroma agradável não é o único ‘presente’ que os perfumes podem deixar na pele. Eles também são capazes de causar as desagradáveis manchas. A culpa, como explica a dermatologista Isabel Martinez, é de alguns componentes presentes nas fórmulas. Nesta entrevista, a especialista, além de apontar os responsáveis, conta quem está sujeito ao problema e explica o que fazer quando ele aparece. Mas, qualquer que seja o caso, ela alerta: “Procure sempre o dermatologista para saber que procedimento seguir e quais as chances de melhora”.

Que componentes do perfume podem manchar a pele?

Temos que entender que vários produtos podem levar a uma dermatite, que é a inflamação na pele. Eles podem agir por dois mecanismos: como irritante primário (causando lesão direta na pele) ou sensibilizando a pele (o produto causa uma memória no organismo que é acionada sempre que a pele entra em contato com o produto). As dermatites cosméticas podem ser causadas por perfumes, mas também por batons, esmalte de unhas, águas de colônia, sombras, tintas de cabelo, depilatórios, desodorantes, cremes diversos, entre outros. No caso dos perfumes, os componentes que costuma ocasionar as manchas são: bálsamo-do-peru,formaldeído e álcool.

É comum os perfumes mancharem a pele?

Alguns perfumes podem manchar a pele por promoverem processos inflamatórios repetitivos e escurecer a região.

Qualquer pessoa pode estar sujeita ao problema ou apenas aquelas que têm alergias?

Sim, qualquer pessoa esta sujeita.

O que fazer assim que perceber que a pele ficou manchada?

Quando você observar qualquer alteração da região, descontinue o produto, procure o seu médico e evite a exposição ao Sol.

Quais os tratamentos?

Temos que analisar como está a mancha do paciente para podermos definir qual será o melhor tratamento. Eles vão desde cremes até laser.

Que prejuízos essas manchas podem trazer para a saúde da pele?

Algumas manchas são difíceis de sair e outras não são removíveis. Por isso, cuidado! Pessoas que tem por hábito pegar o vidro de perfume, abrir e encostar na pele do pescoço, têm que evitá-lo. Essa região fica exposta ao Sol e jogar perfume direto nela pode fazer com que ela fique manchada.

Uma vez manchada a pele por causa do perfume, isso significa que a pessoa não poderá usar mais nenhum perfume?

Depende, se a mancha veio de um processo de dermatite de contato ou por reação química do produto com a pele.


Serviço

Clínica Martinez

Tel.: (11) 5093-8688 / 2478-4372

Nenhum comentário:

Postar um comentário